Truques no celular: dicas para tirar fotos como um profissional

Aprenda aqui a dominar os recursos disponíveis no seu smartphone de uma vez por todas!

19/10/2018 às 17:00

Depois que os celulares com câmeras surgiram, ficou muito mais fácil eternizar os momentos do cotidiano. Afinal, basta pegar o aparelho e fazer o clique tão esperado. O grande problema é que, muitas vezes, as pessoas não dominam os recursos disponíveis no smartphone. E, por isso, acabam não conseguindo “o clique perfeito”. Para te ajudar, separamos algumas dicas para tirar fotos como um profissional.

Dicas para tirar fotos como um profissional.

Com o avanço da tecnologia, as fotos de celulares são donas de uma qualidade surpreendente.

8. Luz

Antes de fazer uma foto, sempre verifique a condição do local escolhido para o clique. E procure posicionar a pessoa ou objeto em um lugar bastante iluminado. A dica é evitar a contraluz para que suas imagens não fiquem escuras.

É importante ressaltar  ainda que, ao contrário do que muitos pensam, o flash não é um recurso que vai ajudar no resultado final de suas fotos. Como o brilho da luz vai iluminar apenas um local, uma grande sombra ficará em volta da imagem. Portanto, seu resultado final não será satisfatório. Então, já sabe: evite usar o flash.

Dicas para tirar fotos como um profissional.

É possível tirar foto clicando no botão volume do celular.

7. Cliques com o botão de volume

Quem disse que fazer um autorretrato perfeito é fácil? Além de se preocupar em encontrar o melhor ângulo, ter que clicar no botão virtual ou na tela, muitas vezes, pode estragar a selfie. Há uma maneira muito simples de acabar com esse problema: basta utilizar o botão de volume para fazer a captura da imagem.

Isso mesmo, você não leu errado! A maioria dos smartphones, sejam Android ou iOS, permitem que a captura das imagens, com a câmera frontal ou traseira, seja feita pelo botão de volume do aparelho.

6. Foco

Sabe quando a imagem aparece muito embaçada na tela de seu celular? Isso significa que o foco precisa ser ajustado. É bem simples fazer a correção. Basta colocar o dedo na tela sobre o ponto que deve ser destacado. E assim, a câmera de seu smartphone fará, automaticamente, os ajustes em sua imagem.

Dicas para tirar fotos como um profissional.

5. Slow motion

As fotos borradas são um dos grandes problemas enfrentados na hora de fotografar objetos em movimento. Esse “defeito” acontece porque, quando comparados com a velocidade do objeto que o usuário precisa ou quer fotografar, os sensores da câmera dos smartphones são muito lentos. Mas sabia que você pode se beneficiar com essa falha?

Acontece que, durante esse processo, o dispositivo tenta juntar diversos quadros em uma única imagem. E, por isso, a velocidade de obturação acaba distorcendo a imagem. Como consequência, é possível criar imagens em slow motion! O que é um efeito muito bacana.

4. Câmera traseira ou frontal: qual a melhor opção?

A maioria das pessoas quando pensa em fazer uma selfie, usa a câmera frontal. Mas isso está errado! Uma vez que o sensor da lente frontal sempre tem qualidade inferior em comparação ao da câmera principal. Por isso, sempre que quiser fazer um autorretrato, o ideal é apostar na câmera traseira para garantir fotos com uma melhor qualidade.

Dicas para tirar fotos como um profissional.

3. Aplicativos

Outra maneira de aprimorar suas fotos é apostar em aplicativos. Ainda mais quando a câmera do seu celular não atende as suas expectativas. Confira a nossa lista e arrase nos cliques usando algumas ferramentas totalmente gratuitas. Com certeza, você vai fazer bonito nas redes sociais!

2. Imagens em paronama

A maioria dos celulares disponíveis no mercado já disponibilizam o recurso de fazer os cliques em panorama. Entretanto, se não encontrar essa função em seu smartphone, não fique triste! É possível baixar alguns aplicativos, como 360 Panorama, disponível para iOS. Ou o Câmera Cardboard, para os usuários de Android. Ambos podem te ajudar na missão de reproduzir imagens, realmente, incríveis!

1. Dicas para tirar fotos com animais de estimação

Uma coisa é certa: fotos com os bichinhos de estimação sempre são sucesso garantido nas redes sociais! O que é um problema para todo mundo é conseguir tirar a foto perfeita do melhor amigo.

A primeira coisa que você deve fazer para conseguir o seu clique é sempre dar preferência para ambientes bastante iluminados. E claro, sempre ficar atento ao melhor ângulo, considerando a posição e a altura do animal.

Dicas para tirar fotos como um profissional.

Fotos com animais é sucesso na certa nas redes sociais!

Além disso, para evitar que sua foto fique desfocada ou com borrões, o ideal é sempre configurar para alta a velocidade de disparo de seu smartphone e deixar o ISO baixo.

Depois de fazer tudo isso e chamar a atenção do seu bicho de estimação, é só você fazer o clique o mais rápido possível. Pois, se você demorar muito, com certeza, o animalzinho vai perder a paciência e se mexer.

Outra dica importante é usar e abusar do disparo múltiplo. Não sabe se o seu celular disponibiliza esse recurso? É só segurar o botão de disparo por alguns minutos e pronto: se o aparelho tiver, uma sequência de fotos será tirada e aí é só escolher a melhor para postar.

Dicas para tirar fotos como um profissional.

Se você é apaixonado por fotografia, com certeza, já deve ter pesquisado diversos cursos para se especializar na área. Você sabia que há muitas escolas e plataformas que oferecem cursos online totalmente de graça? Veja aqui opções de módulos gratuitos para aprender os principais conceitos do universo fotográfico!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Fotografiamobile
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email