Aprenda a fazer fotos noturnas melhores

Tirar fotos à noite com seu celular pode ser bem mais simples, sabia? A gente ensina dicas e truques para tornar seus registros noturnos muito mais bonitos!

25/05/2018 às 12:34

Diga se isso já aconteceu com você: ao ver a Lua toda linda lá no céu, correu pegar o celular para tirar uma foto. Porém, ao olhar o registro no aparelho, que decepção. A imagem ficou toda borrada ou tremida, passando longe de representar toda a beleza que você tinha diante dos olhos. Acontece, não é?

A explicação para isso vai além do seu talento como fotógrafo, acredite. O caso é que quando se fotografa, a luz capturada não é automaticamente transformada em fotografia. Aquela imagem bruta que você registrou passa ainda por ajustes de luminosidade, tom e definição de acordo com as diretrizes pré-definidas pelo fabricante da câmera do seu celular.

Configurações do celular podem deixar as fotos melhores

Só depois de ser comprimida e passar por todo esse processo é que sua foto é transformada em um arquivo JPEG. Quando convertida em JPEG, boa parte das informações capturadas pelo celular são descartadas. Em fotos noturnas, isso fica ainda mais complicado, por serem imagens escuras, com pouco recurso de luz. Por isso, nem sempre as configurações do próprio celular são as melhores para tirar fotos à noite. Resultado: uma foto que nem sempre faz jus ao que está sendo retratado.

O fato é que, apesar de estarem entre os itens mais importantes em um smartphone, as câmeras de celular costumam deixar a desejar. Ainda mais quando falamos em fotos noturnas, é comum que os registros sejam fotos escuras, fora de foco ou granuladas.

Como resolver isso? A seguir, trazemos algumas dicas de melhor uso do celular e também sugestões de app que vão ajudar a tornar suas fotos tiradas à noite muito mais bonitas. E, assim, seus registros ficarão exatamente como você imaginou!

Use o Modo HDR

Escondido nas configurações do seu celular está o Modo HDR. Você já experimentou fazer uso dele nas suas fotos noturnas? Pois deveria! O recurso HDR dá aquele auxilio na hora de tirar fotos com qualidade e balanços de cores mais altos. Vale lembra que é uma função que aumenta a sensibilidade da câmera, por isso deve ser usada com atenção para que não gere efeito reverso e acabe borrando suas fotos.

Acionar rescursos dispoíveis nas câmeras permite a realização de fotos melhores

Uma dica para tornar o HDR ainda mais potente é usá-lo com alguma estabilidade, seja usando um tripé para apoiar o celular, seja empunhando seu smartphone com firmeza na hora do registro.

Combine o uso do flash com algumas alternativas

O flash é uma ferramenta incrível e cada smartphone tem um sistema próprio, cujo alcance varia em alguns metros. Se trata de um recurso que funciona melhor para fotos próximas ou em distância média, como algo ao alcance no chão, por exemplo. Se você for usar o flash para registrar uma imagem mais distante, como algo no céu, por exemplo, é provável que o flash não faça diferença alguma.

Desse modo, o flash não é o mais recomendando para tirar fotos noturnas. No entanto, você pode combiná-lo com outras ferramentas para ter um efeito melhor. Se não houver luz natural por perto, um truque é usar a lanterna do smartphone, por exemplo, como fonte complementar de luminosidade.

Evite tremer

Essa parece uma dica simples, certo? Mas muitos esquecem dela, que é crucial na hora de tirar fotos noturnas com o celular. Por conta da baixa luminosidade dos ambientes à noite, fica mais difícil conseguir um clique mais objetivo, mais nítido. Desse modo, o mais seguro para que sua foto não saia do foco com eventuais oscilações é usar um tripé. Assim você garante a qualidade do seu registro.

Não use o zoom digital

Nos smartphone, em geral, o zoom não é obtido com o uso de lentes, mas digitalmente. Isso quer dizer que, ao dar zoom, você só está aproximando a imagem como faria com um programa de edição, como o Photoshop, por exemplo. Desse modo, o foco da imagem muda, mas a qualidade da imagem em si, não. Isso faz com que, nas fotos noturnas, o zoom digital não costume performar bem, deixando o registro pixelado e borrado.

É necessário tomar alguns cuidados ao tirar uma foto, assim como em uma câmera

Por isso, se o zoom do seu celular for digital, é melhor abrir mão de usá-lo em suas fotos noturnas, sob risco de comprometer a qualidade final da foto. Alguns celulares trazem o zoom óptico, que é melhor, mas não são a maioria. Fique ligado nessa especificação da câmera do seu celular antes de começar a fotografar.

Saiba o que seu celular oferece

Conhecer os recursos oferecidos pela câmera do seu smartphone é algo que pode auxiliar bastante na hora de tirar suas fotos noturnas. Alguns modelos mais modernos permitem ajustes digitais importantes como os de brilho, exposição de luz, balanço de brancos, modo noturno e outros.

Para saber o que a câmera do seu smartphone oferece, abra ela e procure pela função “modo” ou pelo ícone de configurações. Faça alguns testes para ver o que funciona melhor para você, antes de começar a fotografar para valer.

Aposte nos aplicativos para fotografia noturna

Mesmo com todas as dicas de ajuste de configuração, um bom aplicativo de câmera é capaz de fazer toda a diferença na hora daquele clique noturno.

Disponível para Android, o Night Câmera garante melhor nitidez para imagens em ambientes escuros. Já no iOS, o app de destaque é o Moonlight, cujos ajustes para ambientes com pouca luz funcionam tanto para elementos distantes quanto próximos.

App Moonlight promete melhoria nos registros noturnos. (Divulgação)

 

Prometendo resultados melhores até mesmo para ambientes em total escuridão, o Night Vision Camera dispõe de ajuste automático, que permite o clique imediato, sem precisar configurar nada antes de fotografar. Já o Camera FV-5 aposta nas opções personalizáveis, permitindo ajustes de ISO, luz e foco, entre outros.

 

Ajuste automático é o grande diferencial do app Camera FV-5 (Divulgação)

Fazer registros fotográficos à noite nem sempre é uma missão fácil, mas com essas dicas de configuração e de aplicativos, você pode melhorar e muito o resultado do seu clique! Não deixe de conferir também o nosso artigo sobre apps para edição de fotos e vídeos.

E boas fotos!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email