7 dicas para fazer um detox digital no verão 2019

Aproveite o verão 2019 para começar um detox digital, período de tempo sem smartphone ou computador, com estas sete dicas do Vivo Tech.

17/01/2019 às 9:00

Uma das propostas da artista performática Marina Abramovic é a de contar arroz. Em entrevista ao Miami Herald, Marina explica que optou pela atividade com o intuito de conscientizar as pessoas sobre o tempo, especialmente em uma época em que as distrações tecnológicas consomem tanta energia.

De fato, o nosso tempo livre foi ocupado pelo celular. Quando estamos sem nada para fazer, imediatamente apanhamos o aparelho para enviar mensagem, rolar o feed do Facebook ou vasculhar o Instagram Stories.

Detox digital é um meio de perceber em que utilizamos nosso tempo.

Uma das performances da artista Marina Abramovic é a de contar arroz. Imagem: Vice

Prova disso são os dados do relatório “2018 Global Digital”, da We Are Social em parceria com a Hootsuite. O brasileiro passa, em média, mais de 9 horas do dia navegando. Das quais 3 horas e meia são gastas com redes sociais.

Dados alarmantes, visto que o ócio é essencial, inclusive para nossa capacidade de criação. Afinal, quanto mais cansados, menos criativos. E quanto mais descansados, maiores as chances de criarmos espaço mental para novas ideias, soluções e iniciativas.

E é em meio a esse cenário que nasce o “detox digital” ou “detox de internet”, um movimento composto por pessoas que decidem ficar um período de tempo (longo ou curto) sem smartphone e/ou computador.

Se interessou pela ideia? Abaixo, você confere sete dicas essenciais para começar seu detox digital.

1. Comunique os amigos e familiares sobre sua decisão

A primeira coisa a se fazer é comunicar os amigos e familiares que você está prestes a mudar um hábito, e que essa mudança vai impactar diretamente na velocidade com que você responde mensagens, bem como na sua participação em redes sociais.

Depois de comunicá-los de seu detox digital, abra o app de mensagens que você costuma utilizar e, na descrição, escreva algo que indique que você não estará disponível 24 horas. Em outras palavras, que sua resposta não será imediata.

Detox digital pode começar pelo WhatsApp notificando amigos da sua decisão.

Comunique os amigos e familiares sobre sua decisão de aproveitar o verão 2019 para fazer um detox digital.

Com esse passo completo, os outros serão então menos complicados e logo você entenderá a expressão Joy Of Missing Out, que significa algo como “prazer em perder certos momentos”. E ficará mais fácil porque, nos dias de hoje, um detox de internet significa uma mudança cultural. Logo, sua decisão afetará a percepção que as pessoas têm de você.

Portanto, quanto mais cedo você esclarecer o que está acontecendo, menor será o número de amigos e parentes frustrados com seu “sumiço” das redes sociais. Por consequência, menor será a chance de você receber memes como este:

Imagem do Chapolin com o seguinte texto: "quanto completa 5 anos que a pessoa visualizou e não respondeu no WhatsApp é bodas de que?"

Quando, na verdade, você queria estar recebendo este:

Veja como fazer um detox digital.

Agora, se você for ligado(a) em horóscopo e é um aquariano(a) que simplesmente não dá a mínima para o que as pessoas vão pensar, vá direto para o passo dois.

2. Reserve um momento para responder mensagens

Não é que você vai parar de falar com as pessoas — vai apenas evitar respondê-las a todo momento e dedicar um momento específico do dia ou da semana para respondê-las com toda atenção, do jeito que elas merecem. Aliás, da forma que todos merecemos.

Como parte do detox digital, reserve apenas momentos pontuais do dia para responder a mensagens online.

Reserve um momento para responder mensagens e e-mails.

Pode ser à noite, logo após o trabalho ou algumas horas antes de se deitar; durante um trajeto de trem ou ônibus; enquanto espera a sua vez na fila do supermercado e até mesmo no decorrer da corrida de Uber, Cabify ou 99. Só não vale interromper outras tarefas como almoço, reunião, conversa entre amigos ou exercício físico para fazer isso!

3. Gerencie as notificações dos apps

Agora que você já avisou as pessoas sobre seu detox digital, e já estabeleceu um tempo para responder as mensagens, hora de mexer no celular, há grandes chances de ter êxito em sua intenção de vencer o vício na internet.

Para tanto, vá até as configurações do seu celular, encontre a opção “Notificações” e selecione os aplicativos dos quais deseja receber notificação. O segredo está em apenas marcar apps de bancos, cartões digitais, SMS e apps de transporte. Afinal, notificações são um grande chamarisco para a desatenção; melhor deixá-las apenas no essencial.

Detox digital conta com ajuda de aplicativos para facilitar o processo.

Gerencie as notificações dos apps para fazer o detox digital.

4. Descubra se sua rede social favorita tem temporizador

O brasileiro é um grande amante da rede social digital. Isso não é novidade. Inclusive, segundo pesquisa realizada pela agência We Are Social, são 130 milhões de usuários das redes sociais, o que representa 62% da população. Portanto, é imprescindível que você reduza o acesso a redes sociais no seu processo detox.

Para tanto, é preciso encarar o problema de frente e você pode fazer isso de duas formas: através de um teste para descobrir se você é viciado em redes sociais ou entrando na sua rede social favorita a fim de descobrir quanto tempo você passa navegando pelo feed.

Sim, Facebook, Google, Instagram e outras empresas fazem essa conta para você por um motivo simples: a sua saúde. Assim, elas criaram alertas para monitorar quanto tempo é gasto nas redes sociais. Quer saber como acessar essa informações? Clique aqui.

5. Recorra aos aplicativos

Em um texto sobre as vantagens de ficar desconectado, indicamos alguns aplicativos desenvolvidos para ajudar as pessoas a realizarem um detox digital. Todos são de grande valia e merecem atenção. No entanto, para este texto, selecionamos o Flipd, app indicado por empresas como Washington Post, The New York Times, Wired e TechCrunch. Confira:

Mantenha o foco com Flipd

Flipd para Android | Flipd para iOS
Preço: gratuito, mas com recursos pagos
Tamanho: 15 MB
Em inglês

Flipd é um aplicativo com inúmeras possibilidades. Mas, tratando-se de detox digital, “Full Lock Mode” é a funcionalidade mais efetiva do “cardápio”. Isso porque, ao selecioná-la, você consegue definir um tempo para que seus apps fiquem escondidos e suas notificações desligadas. E o celular só é liberado após o temporizador terminar a contagem.

Detox digital conta com aplicativos para tornar o processo mais fácil.

Para ajudar no detox, recorra aos aplicativos.

Para conhecer outros aplicativos, confira o texto Facebook e Instagram mostram horas gastas no celular com os apps.

6. Compre um relógio de pulso e um despertador

Há um provérbio por aí que diz que, antes de morrer, todo homem deve plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho. Pois para realizar um detox digital de sucesso, toda pessoa deve ter um relógio de pulso e um despertador.

Dessa forma, você não precisa levar o celular para cama ou checá-lo de 20 em 20 minutos para ver as horas. Em outras palavras, você não precisará do aparelho para cumprir funções básicas que podem ser perfeitamente executadas de outra forma.

7. Entenda: tem hora para tudo

Imagens falam mais do que mil palavras, não é mesmo? Portanto, assista ao vídeo:

*Música do vídeo: cover de Spending My Time da dupla Roxette.

Por fim, tenha muita paciência e resiliência. A cada impeto de apanhar o celular, respire fundo e lembre-se do seu objetivo. Se a situação ficar fora do controle, vá contar arroz.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
internetTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email