Descubra quem é Momo, o perfil misterioso do WhatsApp

Momo tem dado o que falar nos últimos dias! Saiba tudo sobre o perfil que circula pelo WhatsApp e como se proteger de possíveis problemas ligados a ele

26/07/2018 às 7:28

Você sabe o que é Momo, o perfil misterioso do WhatsApp? Essa história tem dado o que falar nos últimos dias. Trata-se de um número de celular com o código do Japão (+81) que adiciona as pessoas espontaneamente e começa a interagir com elas. Há relatos de jovens japoneses que, ao mandar mensagens para Momo, começaram a receber ligações de madrugada (geralmente às 3h) e até vídeos perturbadores.

Foto do perfil que circula pelo WhatsApp

No Twitter, também há pessoas comentando que entraram em contato com o perfil, porém não tiveram respostas alguma. Já outros usuários revelaram uma percepção: que Momo é, na verdade, um robô que manda mensagens automáticas. Enfim, há muitas percepções e experiências diferentes sobre ela.

No perfil, aparece a foto de uma figura estranha. Uma mulher com os olhos arregalados e o rosto disforme. Seus alvos preferidos são os adolescentes, de acordo com relatos encontrados nas redes sociais (sobretudo no Facebook). No entanto, a “mulher” não é verdadeira. Descobriu-se que a foto é, na verdade, uma escultura do artista japonês Keisuke Aisawa, que foi exposta em 2016 em Tóquio.

Escultura feita pelo artista japonês. Foto: reprodução

Perigos à vista

Há diversos prints nas redes sociais de pessoas que tentaram falar com Momo. Porém, o perfil não interage com todo mundo. Aí, o problema parece ficar mais evidente. Como prefere falar com crianças e adolescentes, os riscos da Momo pedir informações pessoais ou sigilosos é evidente. Por isso, há o riscos dos jovens compartilharem esses dados com o perfil (daí a importância de alertá-los).

Alerta vermelho para Momo: ela pode roubar os seus dados

A arquiteta Renata Oliveira já alertou a sua filha, Catarina, de 14 anos. “Ela tem muita curiosidade pela cultura e pelas tradições japonesas e descobriu a Momo pelo Instagram. Mesmo não sabendo o que é esse perfil realmente, achei mais seguro sugerir que ela evitasse qualquer tipo de contato”, diz. Aliás, ela conta que já há diferentes números e perfis de Momo circulando pelos grupos dos amigos da menina e que os colegas da escola já adicionaram alguns por conta dos desafios que propõem. Inclusive, há opções com o DDI do Brasil. Ou seja, a história já se multiplicou mundo afora.

Aliás, os jovens têm usado a conta misteriosa para criar desafios: quem tem coragem de se comunicar com Momo? ou “se o seu sonho sempre foi conversar com um personagem maligno, chegou a sua vez”. Essa movimentação, inclusive, é um alerta vermelho. Afinal, mais pessoas estão recebendo o número dela e, consequentemente, tentando contato.

Dados expostos

Outro risco evidente: com os dados do Whatsapp, Momo pode encontrar os perfis da pessoa nas redes sociais ou no Google e, assim, ter mais informação sobre elas. A mulher misteriosa pode ainda mandar links com vírus. Ou seja, se você receber, não abra para manter seu celular ou computador em segurança.

Portanto, o mais seguro a se fazer é bloquear ou denunciar a conversa como spam. Aliás, é bem simples fazer isso. Basta tocar sobre o rosto de Momo. Em seguida, aparece a tela abaixo As opções “bloquear contato” e “denunciar spam” aparecem no finalzinho da tela. Dessa forma, você evita que a pessoa em questão entre em contato novamente.

Desconfie sempre

Diversos youtubers e perfis nas redes sociais disseram ter entrado em contato com Momo. Porém, o risco desse tipo de ação estar associado à fake news é grande. Na dúvida, não adicione nem converse com pessoas que você não conhece.

Há também quem faça piada da história toda. Aliás, há diversos vídeos assim no YouTube. Em vários deles, Momo é realmente ameaçadora e fala até português. Prova de que esse perfil misterioso mexeu com a internet nos últimos dias.

E, obviamente, as redes sociais receberam uma enxurrada de brincadeiras com a situação. Afinal, meme e bom-humor são o forte do brasileiro.

Brincadeiras à parte

A Momo pode ser só uma brincadeira de mau gosto. No entanto, evite se comunicar com ela ou qualquer outro perfil “misterioso”. Ele pode estar de olho nos seus dados pessoais. Para crianças e jovens, perfis como os dela podem implicar em problemas mais sérios. Você lembra do desafio da Baleia Azul, que percorreu a internet? Era uma corrente que estimulava o suicídio – e houve diferentes casos com finais trágicos.

Portanto, nada de Momo por aqui! Continue nos acompanhando para ficar por dentro de todas as novidades das redes sociais e da tecnologia em geral!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Redes SociaisWhatsapp
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email