Reserve algumas horas por dia para se desconectar; saiba como

Saiba como se desconectar por completo e, dessa forma, aproveitar melhor as diferentes ocasiões do seu dia a dia. Tudo isso sem ter medo de viver offline!

19/11/2018 às 9:00

Um estudo feito em conjunto pela agência We Are Social e pela plataforma Hootsuite mostrou que o brasileiro passa, em média, 9 horas por dia na internet. Isso representa 37,5% da rotina. Ou seja, é muita coisa. Por isso, se desconectar é uma preocupação real – e totalmente saudável.

Para a Academia Americana de Pediatria (AAP), o limite máximo – e saudável – para crianças de 2 a 5 anos ficarem em frente à tela é de uma hora.

Para os mais crescidinhos, porém, não há um limite específico. Mas a instituição recomenda que o período não seja superior às horas dedicadas às atividades físicas e ao sono. Isso vale para os adultos também (saiba aqui se você anda conectado em excesso).

Descubra porque desconectar é necessário.

Você também precisa de momentos desconectados!

Em poucas palavras: navegar pela internet é ótimo, garante acesso às informações e ainda é muito prático para interagir com as pessoas. No entanto, é importante ter períodos offline ao longo do dia. A saúde agradece, a mente enriquece. Mas como fazer isso se estamos cada vez mais ligados à web? Te mostramos algumas dicas preciosas a seguir.

Exercícios físicos

Faz bem se movimentar. Seu corpo agradece. Então, reserve ao menos uma hora do seu dia para praticar algum tipo de exercício físico. Pode ser uma caminhada, um jogo de futebol, uma ida à academia ou o que você preferir. Aliás, o importante é que a modalidade escolhida seja algo que você goste.

Descubra porque desconectar é necessário.

Deixe o celular em casa quando for correr ou caminhar. Aproveite o entorno.

Enquanto vai se dedicar à atividade, deixe seu celular em casa. Ou então, dentro da mochila. O importante é você se concentrar naquilo que resolveu fazer. Inclusive, leia uma reportagem que fizemos sobre a vantagem de ficar desconectado do celular.

Se for uma caminhada ao ar livre, por exemplo, preste atenção ao redor. Deve ter muito coisa que você nunca viu pela rua por estar no celular. Uma casinha colorida, um ninho de pássaros ou então uma padaria nova. O importante é se desconectar para poder se conectar a outras coisas que também importam!

Caso queira escutar música (e eles estejam na memória do celular), coloque o aparelho no modo avião para não correr a tentação de entrar no WhatsApp ou em qualquer outro aplicativo. Lembre-se esse momento é seu. Desconecte-se.

Cozinhe ou então aproveite as refeições!

Gosta de cozinhar? Então, tente fazer isso mais vezes. Preparar um prato é uma verdadeira terapia. Faça uma seleção de músicas para embalar essa ocasião. Abra um vinho e aproveite o momento. Aliás, é uma boa hora de testar combinações, descobrir sabores e aproveitar melhor a experiência.

Descubra porque desconectar é necessário.

Desconecte-se para cozinhar. A experiência será enriquecedora.

Se cozinhar não é a sua praia, ao menos tente. É uma alegria e tanto acertar uma receita de família, por exemplo. Ligue para a sua vó, peça a receita e se jogue na cozinha! Pode dar errado, mas as chances de dar certo são grandes! E o resultado é recompensante.

Mas se você não gosta mesmo de se arriscar na cozinha, também dá para relacionar a comida com a desconexão. Quando for a um restaurante, guarde o celular na bolsa. Preste atenção no prato quando ele chegar e se dê ao direito de ficar ao menos uma hora ali, aproveitando tranquilamente a refeição (sem intervenções externas). O mundo não vai acabar se você deixar de tirar uma foto!

Encontro com amigos

Ao encontrar seus amigos em um bar ou então em um restaurante, proponha uma brincadeira. Peça para todos entregarem os celulares. Então, coloque os aparelhos no centro da mesa, todos virados para baixo. Assim, será possível conversar tranquilamente.

Descubra porque desconectar é necessário.

Aproveite quando estiver com os seus amigos. Deixe o celular de lado.

Faça perguntas para os seus amigos. Procure ouvir e falar. Trocar opiniões e experiências é o que há de melhor nesses encontros. E é por isso que o celular acaba atrapalhando muitas vezes. Libere o aparelho apenas para a foto da turma! Aí, quando acabar, pode compartilhar e comentar à vontade nas redes sociais.

Estabeleça metas em shows

Quando for em um show, por exemplo, estabeleça metas do tipo: gravar um vídeo (pode ser na sua música favorita). E postar uma vez só. Pronto. Nos demais momentos do espetáculo você se dedicará exclusivamente à sua diversão.

Descubra porque desconectar é necessário.

Não faça Stories a toda hora. Aproveite as músicas.

Cante alto! Olhe para o lado e interaja com os amigos – curta cada música como se não houvesse amanhã. Afinal, você esperou muitos dias para aquele momento chegar.

Desligue o celular na exposição

Na exposição que você tanto esperou para ir, desligue o celular. Concentre-se em ler, com atenção, as descrições das obras de arte. A experiência será outra depois que você se entregar inteiramente à ela.

Descubra porque desconectar é necessário.

Leia as descrições das obras de arte na exposição. Aproveite ao máximo a cultura disponível.

Além disso, você ainda poderá contar a familiares e amigos tudo o que aprendeu lá. É enriquecedor.

Leve um livro

Em vez de colocar o celular na bolsa quando for à praia ao ao clube, leve um livro. Aproveite o momento para atualizar suas leituras. Ao saborear a publicação, note como é bom conhecer uma nova história com o som do mar ao fundo. Ou com a brisa batendo nos seus cabelos.

Descubra porque desconectar é necessário.

Leia na praia. Será uma bela experiência.

Acredite: é uma boa experiência. Reserve algumas horinhas para ler, sem medo de se desconectar. Afinal, é o seu momento de folga e a sua mente também merece um descanso.

Descubra novos roteiros

Reserve um final de semana para descansar no campo. Escolha, de preferência, um hotel ou uma pousada que tenha wi-fi apenas na recepção, por exemplo. Assim, você consegue esquecer do smartphone enquanto estiver na sala da lareira ou então no quarto.

Descubra porque desconectar é necessário.

Descubra novos lugares. Dê preferência a locais sem internet por todo lado.

Aproveite esse momento ao máximo. Se estiver com alguém, converse. Passe por diferentes assuntos. Pergunte. Trocar ideias é sempre algo revigorante. Quando estiver ao ar livre, aproveite tudo o que a natureza tem para oferecer.

A criatividade agradece o ato de desconectar

No livro Reclaiming Conversation, a psicóloga Sherry Turkle, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), diz que somos cada vez menos capazes de tolerar o tempo em que estamos a sós com os nossos pensamentos. Por isso, para ela, é fundamental buscar uma só conexão: com a gente mesmo.

A profissional ainda reforça que o fato de estar sempre conectado pode abalar – e muito – a criatividade das pessoas. Além disso, também enfraquece a capacidade de ficarmos sozinhos e também as relações. Para Sherry, a produtividade sofre com isso – e o bem-estar também.

Descubra porque desconectar é necessário.

A desconexão favorece a criatividade. Que tal começar agora?

Por isso, desconectar-se é preciso. É necessário. É urgente. Ter momentos fora do universo virtual pode ser algo cheio de descobertas. Tente! Aliás, leia também uma reportagem especial com aplicativos que te ajudarão a se desconectar. Pode ajudar nesse processoAproveite a leitura!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email