Não dá para adiar: o mês de abril marca o prazo final de entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF, com base no ano anterior. Você já foi ao site da Receita Federal e fez o download do programa? Através da página do IR, é possível selecionar a forma de preenchimento da sua declaração.
Se você usar o seu computador, há as seguintes opções de acesso: Windows, Multiplataforma (zip) e outros sistemas operacionais, como Linux, Mac e Solaris. Já para smartphone ou tablet, o aplicativo Meu Imposto de Renda está disponível gratuitamente tanto na Play Store quanto na App Store.
Rendimentos financeiros para declaração de imposto de renda
Depois de escolher entre desktop ou aplicativo, precisa separar sua documentação. Já tem os rendimentos fornecidos pelos seus empregadores? E suas eventuais rendas, como pró-labore, aluguéis, aposentadoria? Gastos com educação e saúde?
Tudo a mão? Então basta começar a preencher, com calma e cuidado. Em sua declaração de imposto de renda, ao chegar na parte de “Bens e Direitos”, você verá a página abaixo, que está na versão Windows, mas aparece da mesma maneira nas demais opções de acesso.

Acesse ao informe de IR através do site da Receita Federal
São vários códigos para listar propriedades: imóveis, carros, todos os bens. Você notará que alguns desses códigos se referem às atividades bancárias, como os resultados de seus investimentos e poupanças, informes de rendimentos financeiros, necessários no preenchimento da declaração de IR.
Os bancos não são obrigados a enviar esses informes pelo correio. E você precisa solicitar explicitamente os rendimentos em forma de documento impresso à sua agência para obtê-los.
Por questão de segurança, os bancos não encaminham os informes por e-mail, mas disponibilizam os dados em plataformas digitais. Vantagens do uso digital para IR
O ideal, então, é usar meios eletrônicos. À primeira vista, parece complexo, mas pelo contrário, é simples, como qualquer operação cotidiana via internet. Você sabe que, ao desenvolver uma cultura de uso digital, desmistificando-a, só se tem benefícios.
Declaração dos rendimentos financeiros por banco
Vamos a esses ganhos! Uma das vantagens é que cada banco tem a declaração dos rendimentos financeiros de cada correntista. Os rendimentos financeiros do ano anterior são disponibilizados, desde o final de fevereiro, e podem ser salvos em pasta, para ficar tudo bem organizado e fácil de acessar a qualquer momento.
Para isso, faça o login no site do seu banco, com o número da conta e senha, e logo você verá um link para Imposto de Renda ou Informe de Rendimentos. Cada banco tem o seu formato de passo a passo, todos detalhados, basta clicar nos botões e seguir as instruções.
Quer saber como funciona em alguns dos principais bancos? Veja as telas de Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander e Banco Itaú abaixo para compreender melhor.
Banco do Brasil
Acesse o site do Banco do Brasil com os dados de sua conta corrente e digite Informe de Imposto de Renda no campo de busca. Antes mesmo de terminar a digitação, você verá as várias opções.

Através do campo de busca no site do Banco do Brasil, consulte seu informe de IR
Veja como aparece um demonstrativo do Banco do Brasil:

Acesse o demostrativo de IR através do site do Banco do Brasil
Já os demonstrativos de resultados financeiros de aplicações em ações são assim:

Confira o informe de imposto de renda através do site do Banco do Brasil
Banco Bradesco
Se você é correntista do Bradesco, antes de mais nada, deve fazer o login no site do banco. Depois disso, digite Informe de Rendimentos no campo de busca e tenha acesso aos dados para fazer sua declaração de imposto de renda.

Através do campo de busca do site do Banco Bradesco, consulte o informe de IR
Na tela seguinte escolha a opção “Documentos: Informe de Rendimentos – IRPF”:

Confira o informe de rendimentos através do site do Banco Bradesco
Você continua navegando e, na próxima tela, deverá atentar para um aviso importante:

Os dados de consulta de informe de rendimentos no site do Banco Bradesco precisam ser autorizados
Pronto, confirme que leu o aviso para ter acesso a tela final com os informes. Super fácil!
Caixa Econômica Federal
Se você tem conta na Caixa Econômica Federal, faça seu login e clique no botão “Minha Conta”.

Confira o informe de rendimentos através do site da Caixa Econômica Federal
A opção Informe de Rendimentos fica na coluna “Consultar”.

Veja o informe de rendimentos através do site da Caixa Econômica Federal
Na tela seguinte, clique em “Continuar” e então surgirá o Informe de Rendimento:

Consulte o informe de rendimento no site da Caixa Econômica Federal
Santander
Já se você é correntista no Santander, logo na home, faça o seu login, informando o CPF. Feito isso, clique no botão do seu Informe de Rendimentos que estará disponível no alto da página, à esquerda.

Acesse ao site do Santander para consultar o informe de rendimentos
Você também pode clicar em “Conta Corrente” e escolher a opção Informe de Rendimentos. Depois, basta seguir as instruções e transcrever os dados para a declaração de imposto de renda.

Consulte o informe de rendimento através do site do Santander
Banco Itaú
Já no Itaú, depois de fazer seu login, você verá o botão do IR, bem no topo da página, à direita.

Acesse ao site do Banco Itaú para consultar o informe de rendimento
Clique para abrir a página com os vários demonstrativos disponíveis. Veja que, ao final da página, tem outros caminhos com mais dicas sobre como transcrever esses dados na declaração. Você também pode digitar Informe de Rendimentos no campo de busca, o resultado será o mesmo.

Consulte o informe de rendimento através do site do Banco Itaú
Itaú tem um pequeno guia
Se você é cliente Itaú e quer mais apoio, acesse o Guia IR. Basta clicar nos itens da coluna da esquerda para ter informações sobre pontos importantes, como declarar bens e direitos, investimentos, empréstimos pessoais ou consórcios. Tem também uma versão em PDF, para impressão.

Através do site do Banco Itaú, acesse também a um guia especial sobre imposto de renda
Declaração de investimentos
Independentemente do banco que você é cliente, seguem também dicas sobre como declarar seus investimentos. Todos devem constar no item Bens e Direitos.
Ações em Bolsa
É preciso informar a quantidade, a ação e o valor total de compra das ações em Bolsas de Valores. E, no campo Valor, escrever a quantia paga pelas ações. Diferentes tipos de ações devem ser declarados separadamente.
Fundos de investimento
O ideal é declarar a quantidade de cotas e identificar cada fundo pelo número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) correspondente ao descrever o investimento.
Moedas virtuais
Mesmo não sendo moedas nos termos regulatórios, elas precisam ser declaradas em Bens e Direitos, como Outros Bens.
Poupança
O investimento em caderneta de poupança é isento, mas os saldos devem ser informados, mesmo que o valor seja baixo.
Tesouro Direto
A alternativa de investimento em títulos públicos, possibilitado pela parceria entre o Tesouro Nacional e a BM&F Bovespa, também deve constar da declaração. O ideal é fazer um lançamento para cada título, informando quantidade, agente emissor, CNPJ e data da aplicação.
Renda fixa, LCI, LCA e Debêntures
Todos esses investimentos especiais devem também ser declarados em Bens e Direitos. Eles constam das informações de rendimentos emitidos pelos bancos.
Previdência privada
No caso do plano Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), o saldo deve ser informado em Bens e Direitos.
ATENÇÃO: a exceção é o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), que não entra em Bens e Direitos. As contribuições devem ser informadas em Pagamentos Efetuados.
Instruções para os iniciantes
Você vai fazer a sua declaração de imposto de renda pela primeira vez e quer saber detalhes sobre como proceder? Existem vários manuais na internet, mas o recomendado é focar nas instruções oficiais, da Receita Federal.

Acesse ao site da Receita Federal para consultar mais informações sobre declaração de imposto de renda
De fato, a transformação digital trafega por diversos segmentos. Continue navegando no Vivo Tech e fique por dentro de outras utilidades que a internet e os aplicativos oferecem para facilitar o dia a dia.