Décimo terceiro: que tal investir uma parcela dele?

Investir o décimo terceiro salário é ótima opção, depois de reservar algum para o final de ano e as contas de janeiro.

07/12/2018 às 17:00

Você sabia que o décimo terceiro salário existe desde 1962? Assim, há 56 anos ele vem sendo pago aos trabalhadores brasileiros como um extra de final de ano, sempre muito bem-vindo. Afinal, com o décimo terceiro é possível fazer um Natal mais gordo. E além disso, eventualmente pagar algumas contas. E o bom mesmo é ainda sobrar algum para investir, porque sempre vale pensar no futuro. Quer saber como? A gente mostra várias ferramentas tecnológicas para você!

Mas vamos começar com uma curiosidade: o nome oficial do décimo terceiro é gratificação de Natal. O trabalhador, com ela, recebe 1/12 (um doze avos) do valor de seu salário por mês trabalhado. Dessa maneira, se trabalhou o ano inteiro, o décimo terceiro corresponde então a um salário completo. Eventualmente entram no cálculo horas extras, adicionais noturnos ou insalubridade, além de comissões adicionais. Entretanto, é cancelado o pagamento da parcela relativa a cada mês em que o trabalhador teve 15 ou mais faltas não justificadas.

Pagamento em duas parcelas

De acordo com a lei do décimo terceiro salário, ele deve ser pago em duas parcelas. A primeira é transferida ao trabalhador até 30 de novembro e, a segunda, até 20 de dezembro. Aliás, esse é o calendário normalmente cumprido pela iniciativa privada, embora algumas empresas antecipem tais pagamentos.

Veja como aplicar o décimo terceiro.

Atenção! Algumas empresas antecipam pagamentos do décimo terceiro.

As duas parcelas não são iguais para todos com salário ou proventos de aposentadoria, que entram na faixa do desconto na fonte do Imposto de Renda. Em síntese, os que recebem mais de R$ 1.903,98 de salário mensal vão receber mais na primeira parcela do décimo terceiro e menos na segunda, por que o IR na fonte é descontado nessa parcela.

Então, você quer saber o valor exato de seu décimo terceiro e quanto recebe em cada parcela? É só usar essa simples calculadora de décimo terceiro.

Aposentados recebem antes

O cronograma de pagamentos dos aposentados pelo INSS é um pouco diferente. A primeira parcela tem sido paga, nos últimos anos, juntamente com os proventos de aposentadoria de agosto. E a segunda parcela é paga juntamente com os proventos de dezembro. Dessa forma, todos os aposentados pelo INSS já receberam o décimo terceiro de 2018.

Quer saber mais sobre finanças pessoais? Clique aqui e veja como funcionam as contas digitais.

Aplicando o décimo terceiro

E você? Vai sobrar décimo terceiro para investir? Parabéns! Entretanto, como fazer um investimento realmente bom? Vamos ajudar você com algumas dicas. Assim, a primeira é a de um interessante simulador, de uma empresa de investimentos de Belo Horizonte. Nele você clica em Renda Fixa e Tesouro, informa o valor que quer investir e em quanto tempo. Pronto, surgem as opções.

Veja como aplicar o décimo terceiro.

Simulador de empresa de investimentos de Belo Horizonte é bem prático.

No mesmo site é possível ver opções para potencializar investimentos na Bolsa de Valores. E, ainda, criar um plano personalizado de investimentos, o que pode ser atraente.

Fundo de emergência

Contudo, os especialistas dizem que, se esse for seu primeiro investimento, ele deve ter características de fundo de emergência. Ou seja: um dinheiro disponível para qualquer imprevisto, evitando que você se endivide.

Dessa forma, um investimento em um fundo de emergência pode ser sacado rapidamente quando necessário e sem gerar prejuízos independentemente da data de saque. Os Fundos DI (lastreados no Tesouro Direto, da União) e o Tesouro Direto têm essas características. Então, para fazer um investimento desse tipo com seu décimo terceiro, é só procurar uma corretora de fundos de investimento, em lojas físicas ou online.

Aliás, é possível começar a investir com valores pequenos, como por exemplo R$ 100,00. Contudo, não pense em investir todo o seu décimo terceiro. Se você tem dívidas, quite-as – é mais importante. Ainda reserve algum dinheiro para as festas de final de ano. E mais algum para janeiro (IPVA, IPTU, escola das crianças). O saldo é que deve ser investido.

Poupança rende pouco

Independentemente do valor, todos os especialistas concordam em um ponto: a poupança não é uma boa ideia. As pessoas guardam seu dinheiro em cadernetas de poupança porque se sentem seguras e é fácil abrir uma conta em um banco. Mas não vale a pena.

Atualmente a poupança rende cerca de 4,5% ao ano, inferior aos percentuais de títulos de renda fixa ou renda variável. Aliás, a poupança oferece rendimento menor que a inflação. Dessa forma, o poder de compra do dinheiro quando for retirado, terá ficado menor.

Então, quais são as melhores opções de investimento do saldo do décimo terceiro? Confira abaixo:

Tesouro Direto

Esse investimento é um empréstimo para o Governo Federal. É um título de renda fixa. Portanto, ao aplicar parte de seu décimo terceiro em Tesouro Direto, você sabe antecipadamente quanto vai receber quando acabar o investimento.

CDB, com garantia

O CDB (sigla de Certificado de Depósito Bancário) é parecido com o Tesouro Direto. Entretanto, os responsáveis por tais títulos (igualmente de renda fixa) são os bancos. Além disso, são mais rentáveis que a poupança, e têm garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

Veja como aplicar o décimo terceiro.

Invista seu décimo terceiro, apenas se não tiver dívidas.

Bolsa de Valores

Muita gente acredita que investir na Bolsa de Valores é complicado. Mas isso já não é mais verdade, pois hoje se pode investir em ações de forma simples. Que tal, então, destacar um pedacinho de seu décimo terceiro e se aventurar na Bolsa? Você pode obter todas as informações, consultoria e assessoria, em empresas de investimentos, como a XP.

Warren, o app consultor

Aliás, existem apps específicos para auxiliá-lo no mundo dos investimentos. Um bem legal é o Warren, criado por brasileiros nos EUA e com foco no Brasil. O Warren oferece uma profunda assessoria e orientação sobre todos os bolsos e tipos de investimentos. Baixe sua versão para Android ou ainda para iOS.

Veja como aplicar o décimo terceiro.

O app Warren é um assessor e consultor para investimentos.

Guiabolso, organizador de finanças

Além de investir seu décimo terceiro, você pode querer alguma parceria tecnológica para controlar sua vida financeira. Destacamos um app especial para isso. É o Guiabolso, eleito pelo Google como um dos melhores apps do mundo em 2018.

Veja como aplicar o décimo terceiro.

Aplicativo Guiabolso foi eleito um dos melhores apps do mundo.

Ele realmente é uma ferramenta poderosa para a organização de suas finanças. Vale a pena baixá-lo, para Android ou mesmo para iOS.

E, então, já está pensando em quanto do seu décimo terceiro irá investir? Ah, aproveite para ler sobre cartão virtual. Temos um texto aqui no Vivo Tech que explica se o cartão virtual é seguro ou não. Para conferir clique aqui!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
FinançasTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email