Fotografia: conheça cursos gratuitos para aprimorar seus cliques

Os dias de folga podem ser curtidos de um jeito muito mais divertido. Que tal aproveitar as férias para fazer um cursinho rápido de fotografia para celular?

17/07/2018 às 14:00

A gente sabe que aprendizado é algo que sempre pode ser aprimorado. E com fotografia feita do celular não seria diferente. Por aqui, você já aprendeu como fazer fotos noturnas melhores, como editar suas fotos no celular e até descobriu novos apps para edição de vídeos e imagens no smartphone.

Mas se a ideia é evoluir ainda mais, saiba que o período de férias é excelente para isso. Dessa forma, diferentes escolas, sites e instituições disponibilizam uma programação especial para os momentos de folga. Assim, você consegue absorver novos conhecimentos relacionados à fotografia digital e ainda aproveita para descansar a mente!

Aprenda mais nessas férias. Seu Instagram agradece! (Foto: Divulgação)

Aprenda mais nessas férias. Seu Instagram agradece! (Foto: Divulgação)

A seguir, traremos algumas dicas de cursos que podem ser feitos online ou presencialmente. Aliás, todos eles trazem o que há de melhor para quem quer turbinar os registros fotográficos feitos com smartphone.

Preparado? Celular na mão, modo “fotógrafo” ativado, vamos lá!

Oficinas presenciais de fotografia para quem quer aprender mais

Oficinas presenciais são ótimas porque tiram a gente de casa e aprimoram a nossa socialização. Você pode conhecer pessoas novas, com gostos similares aos seus, enquanto aprende algo novo!

Dessa forma, nesse período de férias de julho algumas instituições anunciaram cursos rápidos de fotografia com celular. Aproveite para garantir a sua vaga.

MIS e SENAC são instituições que oferecem cursos de fotografia mobile nessas férias. (Foto: Divulgação)

MIS e SENAC são instituições que oferecem cursos de fotografia mobile nessas férias. (Foto: Divulgação)

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) oferece minicursos em sua sede (Curitiba). Em 25 de julho, a partir das 19h, a fotógrafa Paty Zupo ministrará uma oficina especial de fotografia em celular, voltada para o público jovem e adulto.

No cursinho, serão repassadas noções básicas e técnicas de fotografia, como composição e enquadramento. Além disso, ela também dará dicas para o uso de rede social e apps básicos para edição de fotos. O investimento é de R$ 50, sendo que a idade mínima para participação é 16 anos. Inscreva-se pelo e-mail: aamispr@gmail.com.

Em São Paulo, o SENAC disponibiliza cursos de fotografia com smartphone em várias das suas unidades. Via de regra, as oficinas são pagas. No entanto, a maioria conta com possibilidade de bolsa (basta checar essa questão junto às unidades). O curso de Fotografia Mobile do SENAC tem como objetivo apresentar técnicas básicas para mobile. Além disso, dá noções importantes sobre o uso de apps e ferramentas de captura, edição e compartilhamento de imagens. A montagem de um portfólio virtual também está na grade da programação. A carga horária é de 14 horas.

Já o curso de Fotografia com Celular ou Câmera Compacta, ministrado pela mesma instituição, é mais amplo. Dessa forma, visa preparar o aluno para fotografar com smartphones, tablets ou câmera compacta cenas do cotidiano. São usadas técnicas básicas de fotografia, estimulando a criatividade e o olhar fotográfico. A carga horária é de 28 horas.

Em todos os cursos, o aluno deve levar seu próprio smartphone ou tablet.

Cursos gratuitos e online de fotografia para celular

Os cursos online são ideais para quem gosta de ficar conectado. Geralmente gratuitos, são ótimos para garantir conhecimento sem sair de casa. Aliás, e sem gastar nada!

Aprenda sem sair de casa com os cursos online. (Foto: Divulgação)

Aprenda sem sair de casa com os cursos online. (Foto: Divulgação)

A EduK é uma plataforma online que lança desafios constantes para seus alunos. Isso ocorre na forma de cursos rápidos. Aliás, desses que você pode fazer em qualquer lugar, inclusive de casa mesmo. As lições são rápidas, em aulas dinâmicas e objetivas. Para fazer parte, basta se conectar ao site. Assim, você loga com seu Facebook e escolhe qual curso mais tem a sua cara.

Na fotografia com celular, a EduK recentemente lançou duas oficinas online e gratuitas bastante interessantes. No curso “Fotos incríveis com seu celular”, ministrado pelo fotógrafo Alexandre Urch, as aulas vão muito além das selfies. Dessa forma, elas visam explorar os conceitos de luz e movimento na fotografia com smartphone. Ou seja, mostram ao aluno como focar em áreas específicas do quadro, desfocando outras. Também ensinam a trabalhar com fotos em preto e branco.

Já a oficina de iPhone X: dicas de fotografia é específica para quem quer desvendar as novidades do lançamento da Apple. Em três lições rápidas, o curso é um oferecimento de Tomás Arthuzzi em parceria com a EduK. seu objetivo é fazer com que o aluno aprenda mais sobre Técnica fotográfica com esse smartphone em especial.

Aulas particulares de fotografia com smartphone

Cursos particulares são ótimas fontes de conhecimento. Aliás, há diferentes opções disponíveis no mercado – para todos os gostos e idades. A Ponto Cursos, por exemplo, traz um curso de fotografia voltado para adultos, crianças e adolescentes que desejam usar da melhor maneira possível a câmera do seu aparelho móvel.

Uma aula só sua para aprender a fotografar com o celular. Sim, é possível! (Foto: Divulgação)

Uma aula só sua para aprender a fotografar com o celular. Sim, é possível! (Foto: Divulgação)

Aliás, a escola é especializada em tutoria e aulas particulares para todas as faixas etárias. Conta tanto com orientação semanal individual quanto para pequenos grupos. Dessa forma, as aulas trazem conteúdos totalmente opcionais. Assim, você monta a sua grade escolar conforme suas necessidades e interesses. Para saber mais sobre o curso e se inscrever, contate o telefone (11) 3673 0103 ou acesse o site da Ponto Artes e Cultura.

Curtiu as dicas? Comece agora mesmo a aproveitar suas férias com esses cursos. E continue com a gente para mais novidades sobre o assunto! Aliás, que tal a aprender agora mesmo a fazer vídeos diferentes com o seu smartphone?

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
FotografiamobileTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email