Conheça 12 cursos para aprender fotografia digital de graça

Veja opções de módulos totalmente gratuitos para aprender os principais conceitos do universo fotográfico! Tudo isso sem sair de casa!

15/08/2018 às 9:00

O uso de redes sociais como Instagram e Pinterest tem estimulado muitas pessoas a fazer algo bem divertido: fotografar. Afinal, todo mundo quer ter imagens bonitas para divulgar nas redes sociais – ou então usá-las para promover algum produto ou serviço. Por isso, saber o básico é um diferencial nessas horas. E olha que há muitas escolas e plataformas que oferecem cursos online totalmente de graça.

Cursos fotografia digital.

As aulas são, geralmente, ministradas por profissionais da área. Aliás, cada módulo costuma ter um foco em determinados tipos de aprendizado e equipamento, desde o básico até o mais avançado.

O que acha de fazer um curso de fotografia digital sem gastar nada? Mostramos aqui uma lista de opções para começar agora!

12. Aprenda a técnica

Ministrado pela Prime Cursos, o módulo de Fotografia Digital vai te dar uma noção geral de como manusear uma câmera e conseguir bons cliques. Além disso, nas aulas o aluno descobre o significado de palavras muito usadas no universo, como megapixels, distância focal e shutter.

Cursos fotografia digital.

Há ensinamentos também sobre como segurar a câmera corretamente e até mesmo recursos avançados de iluminação. Assim, com muito mais técnica envolvida, o seu Instagram ficará cheio de belos cliques! O curso tem duração de 40 horas e é feito totalmente online. Para se inscrever, basta fazer o cadastro no site da escola.

11. Conheça os truques

O site Cursou disponibiliza um curso básico sobre Fotografia Digital, com aulas que vão desde os conceitos até os cliques finais. São nove horas que totalizam 23 aulas. Destaque para os ensinamentos sobre distância focal e milímetros das lentes; profundidade de campo e diafragmas; e o funcionamento do autofocus contínuo.

Cursos fotografia digital.

Todo o material das aulas está disponível, em vídeo, no site da escola. O curso se destaca por uma linguagem simplificada, que facilita o entendimento.

10. Saiba usar os conceitos

A Fundação Bradesco oferece um curso de Introdução à Fotografia Digital, totalmente gratuito. São 27 horas de aulas sobre conceitos básicos, qual tipo de câmera é mais adequado para você e como deve ser regulado o ISO, por exemplo. O módulo conta também com noções básicas, porém muito importantes, de iluminação.

Cursos fotografia digital.

Aliás, não há pré-requisitos para fazer a inscrição. Os interessados devem se cadastrar no site da fundação e, necessariamente, se comprometerem a concluir as aulas em 30 dias.

9. Sequência completa

Quer saber como a imagem é registrada ou então quais são os componentes dela? O Instituto Nacional de Ensino a Distância (INEAD) preparou um curso completo sobre Fotografia Digital. As aulas começam com um breve histórico da evolução da fotografia, passam pelos conceitos principais e ainda auxiliam na escolha do equipamento mais adequado.

Cursos fotografia digital.

Aliás, é um curso completo para quem gosta, mas ainda não conhece direito as técnicas e a história da fotografia digital. A carga é de 40 horas e as inscrições devem ser feitas pelo site do INEAD a partir de um breve cadastro.

8. Escolha a câmera

O portal Canal da Foto oferece o curso “Qual Câmera Comprar?”, que é totalmente gratuito. Na introdução, o professor fala sobre como a câmera é por dentro e apresenta os principais componentes do equipamento. Aliás, esse tipo de informação é importante para te ajudar a entender os demais conceitos que envolvem o universo da fotografia.

Cursos fotografia digital.

Em seguida, há uma explicação bem detalhada sobre diferentes tipos de câmera, desde os smartphones até os modelos mais tradicionais. Por fim, o tutor te ajuda a escolher a opção mais adequada. Para acompanhar as aulas, a escola oferece um PDF completo e também vídeos explicativos.

As inscrições são feitas pelo site do Canal da Foto.

7. Para quem já passou de nível

A plataforma Alison oferece diferentes cursos gratuitos na área de fotografia digital. Uma das opções para quem já fez módulos básicos é a opção intermediária. Aqui, o aluno fica ainda mais apto a manusear uma câmera e a escolher o melhor ângulo para as imagens.

Além disso, também há aulas sobre edição no Photoshop. Todo o conteúdo está disponível em PDF e também em vídeo. Aliás, as aulas são em inglês (uma boa opção para treinar a fluência no idioma!). Para participar, basta fazer a inscrição no site da Alison.

6. Sem perder o clique certo!

Gosta de fotojornalismo? Este curso é ideal para você. Ministrado pela escola IPED, o módulo é composto por cinco horas de videoaulas sobre o universo dos cliques usados para retratar momentos e ações. São três aulas no total: “introdução ao fotojornalismo”, “fotojornalismo moderno” e “equipamentos essenciais ao fotojornalista”.

Cursos fotografia digital.

Assim, o aluno aprende a clicar situações marcantes ou então registrar eventos e datas importantes. As inscrições para participar devem ser feitas no site da IPED.

5. Saiba iluminar

O fotógrafo Marcos Fraresso, autor do canal Zona da Fotografia, criou um curso especial sobre “Iluminação de retratos famosos: análise e reprodução”, que será disponibilizado pela plataforma de cursos online EduK. Para acompanhar a aula, basta se inscrever e aguardar, pois ela acontece no dia 27 de agosto.

Cursos fotografia digital.

Aliás, aproveite também para visitar o canal Zona da Fotografia, que conta com diversos vídeos explicativos sobre esse universo.

4. Fotos com o celular

Feito em espanhol, o curso dá noções básicas de como fazer belas fotos usando o celular. Assim, você pode turbinar o seu perfil do Instagram! Criado pelo fotógrafo Alejandro Sánchez Medina, o módulo mostra as diferenças entre fotografar com uma câmera comum e o smartphone.

Cursos fotografia digital.

Além disso, ele explica todos os conceitos que envolvem a fotografia digital, quais são as limitações das cêmeras dos telefones e como contorná-las. Interessou? O curso está disponível no site da Udemy, plataforma de ensino online. Basta fazer o cadastro e participar.

3. Fotos panorâmicas

Uma tendência é fazer fotos 360 graus, sobretudo para postar nas redes sociais. Por isso, é interessante estudar e buscar mais informações sobre a modalidade. Ministrado por Zepedro Russo, o curso “Fotografia Panorâmica e 360 graus” vai te ensinar a usar os equipamentos e a montar as imagens no final.

Cursos fotografia digital.

O módulo está disponível no site EduK. Você pode aproveitar um período gratuito, durante sete dias, para realizar o curso.

2.Cliques de pratos

Quem nunca postou uma foto de um prato gostoso no Instagram? Pois saiba que existe muita técnica por trás das cliques de gastronomia. Aliás, é um conteúdo bem interessante para aprender e, quem sabe, atuar profissionalmente. A EduK disponibiliza um curso sobre o tema, ministrado pelo fotógrafo Diego Rousseaux. Basta fazer inscrição no site e acessar o conteúdo gratuito por sete dias.

Cursos fotografia digital.

1. Ganhe dinheiro com fotos

A Prime Cursos tem um módulo gratuito que vai fazer muito bem para a sua carteira. Com duração de 25 horas, o curso “Como ganhar dinheiro com fotografia” te mostra diferentes maneiras de lucrar com os cliques. As aulas são divididas em dicas de marketing pessoal; ideias para ganhar dinheiro em geral fazendo fotos; e fotografia de casamento.

Cursos fotografia digital.

A inscrição pode ser feita diretamente pela plataforma. Não há pré-requisitos e a escola garante o envio de um certificado de conclusão.

Gostou das opções disponíveis? Além dos cursos gratuitos, há também muitos aplicativos para editar fotos e, de quebra, fazer vídeos interessantes. Aliás, o celular é uma excelente ferramenta para isso. Aproveite!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email