CRLV digital: como obter e usar o novo documento do carro?

CRVL digital poderá ser instalado em seu celular, da mesma forma que a carteira de habilitação.

18/09/2018 às 14:00

Já ouviu falar no CRLV digital? O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é o documento de porte obrigatório para qualquer veículo automotor no país. E, agora, é digital. Em Brasília, ele já está disponível, nos demais estados deve chegar até o final de 2018. Dessa forma, o CRLV digital já é um documento aceito, com a mesma validade do original em papel.

O CRLV digital foi anunciado no fim de 2017, e desde agosto passou a ser disponibilizado aos motoristas do Distrito Federal. E logo deve chegar aos demais estados. Afinal, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) determinou a adesão de todos os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) ainda em 2018. Aliás, para saber se o seu estado já aderiu ao novo sistema, é simples: basta acessar a página do Denatran.

Vamos ter que pagar?

Conforme o governo, cada Detran é encarregado de determinar a cobrança ou não de taxa adicional pelo CRLV digital. O documento não tem custos no Distrito Federal. A maioria dos estados não cobra pela CNH digital e a expectativa é que o mesmo aconteça com o CRLV digital.

Entretanto, tanto na capital quanto no restante do país, só poderá obtê-lo quem tiver pago o licenciamento de 2018. A CRLV digital tem o mesmo valor legal do documento impresso, que continua sendo de emissão obrigatória.

O aplicativo do CRLV digital

O CRLV digital está disponível no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, que também abriga a CNH digital. Para fazer download e instalá-lo em seu smartphone é bem simples. Há opções para Android e iOS.

Conheça a CRLV digital.

O app do CRLV digital na versão para iOS.

Aliás, detalhe importante: se você já tem o aplicativo da CNH Digital não precisa baixar tudo de novo. Então, é só atualizá-lo que a migração será feita automaticamente.

Ainda não sabe como fazer sua CNH digital? Então, não deixe de ler esse artigo. Te contamos tudo! Aproveite também para saber mais sobre documento digital no Brasil.

Como obter o CRVL Digital?

Em primeiro lugar, confira quando o documento vai estar disponível em seu estado. Depois haverá duas alternativas.

Se você já tem a CNH digital, atualize o aplicativo (embora na maior parte dos casos ele tenha atualização automática) para a versão da Carteira Digital de Trânsito. Em seguida, é só adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam, impresso no Certificado de Registro de Veículo. O Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) proporciona um número único que representa a identidade de seu veículo.

Se você não possui a CNH digital, baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e efetue seu o cadastro de usuário no próprio app. E depois adicione o CRLV, informando o número do Renavam do veículo.

O CRVL digital ficará vinculado ao celular informado no cadastro de usuário. E, assim como na CNH digital, existe a funcionalidade de exportação do CRLV Digital em formato pdf, com assinatura digital. Esse documento em pdf possui todos os requisitos de segurança de validade do original, servindo como cópia autenticada em cartório.

Simplicidade e praticidade

Em síntese, você poderá ter no seu celular tanto sua CNH quanto o CRLV. Simples e prático, não é mesmo? Contudo, o CRLV digital só será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais vinculados ao veículo, assim como o pagamento do DPVAT.

Assim como a CNH digital, o CRLV digital contém todas as informações do documento impresso e também um “QR code” para leitura rápida e informatizada. O QR Code, em uso desde 2000, é um código bidimensional que contém múltiplas informações e pode ser facilmente escaneado pela maioria dos celulares, desde que tenham câmeras.

Carteira Digital de Trânsito.

O QR Code do CRLV digital.

Mas nem pense em trafegar sem seu CRLV, seja ele digital ou em papel. De acordo com o Código de Trânsito, o motorista que for parado sem o documento comete infração gravíssima, pode receber multa de R$ 293,47, registro de sete pontos na carteira, além de ter o veículo removido.

Entretanto, o documento em papel continua valendo e será emitido a cada nova renovação anual do CRLV. Se você já providenciou o licenciamento e pagou tudo, mas ainda não recebeu o CRLV, não há problema: o comprovante de pagamento vale por 60 dias.

Essa é uma boa novidade, afinal, a transformação digital avança em nosso país e melhora até nosso trato com documentos. E já que você terá tanto sua CNH quanto seu CRLV no celular, aproveite para ler sobre o melhor smartphone de 2018 e escolher o seu dentre 6 modelos.

Veja mais sobre
Apps & SVAsUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email