Controle por voz, a tecnologia do futuro está chegando

Cada vez mais aparelhos começam a ter controle por voz. Para você, tudo fica mais simples e fácil

15/10/2018 às 9:00

Gigantes da tecnologia, Amazon, Google e Apple possuem um campo de batalha bem definido em um segmento: o controle por voz dos mais variados aparelhos. Recentemente, as três empresas lançaram produtos baseados em seus assistentes de voz. Temos a Alexa, da Amazon, a Siri, da Apple, e o Google Assistente. Vamos ver o que cada um oferece de bom?

Amazon tem muitos produtos

A Amazon lançou novas versões do Echo Show, do Echo Dot e do Echo Plus. O Echo Show, por exemplo, é uma caixa de som controlada pela Alexa que também apresenta uma tela.

O Echo Dot é um aparelho bem pequeno e leve (163 gramas). Entretanto, faz tudo que os irmãos maiores fazem: recebe comandos de Alexa, controla luzes e temperatura, toca música e até chama um Uber. É a versão minimalista da linha Echo.

Controle por voz: conheça os produtos.

Já o Echo Plus é a evolução do primeiro aparelho da linha, conta com microfones inteligentes e é focado em casas superconectadas tecnologicamente.

Além disso, a Amazon lançou um micro-ondas e um relógio de parede com controle por voz. Assim como o Echo Auto, equipamento que permite que o motorista converse em seus carros.

Também lançou o Echo Sub e o Echo Link Amp, aparelhos controlados por voz e focados em melhores experiências de entretenimento doméstico.

Desta forma, a empresa quer fazer da assistente de voz Alexa uma plataforma de computação dominante, como o Windows, da Microsoft.

Controle por voz: conheça os produtos.

Echo Show, da Amazon, é uma caixa de som com tela que funciona com controle por voz.

De acordo com a empresa, em 2018, cerca de 40,7 milhões de pessoas nos Estados Unidos usam aparelhos Echo. O aumento é de 31% em relação a 2017. Aliás, a Amazon é a grande líder no mercado de comando por voz. Não à toa, vende dois Echo para cada Google Home comercializado.

Você sabia que a Vivo também tem uma assistente virtual? Entre aqui e conheça Aura!

As virtudes do Google Home

Já o Google vende apenas um produto, em duas versões: é o Google Home, igualmente uma caixa de som controlada por voz que pode executar várias funções.

Em resumo, temos o Google Home Mini, uma versão compacta do dispositivo inteligente controlado por voz e o Google Home Max. Esse é maior e dirigido a quem busca qualidade de som.

O Mini tem formato de disco e linhas arredondadas. Já o Home Max é um pouco parecido com uma caixa de som bluetooth, com woofers duplos de 4,5 polegadas.

Controle por voz: conheça os produtos.

Ativado com controle por voz, Google Home Max é um ótimo alto falante, que também trabalha para você.

Com controle por voz é possível realizar ligações telefônicas, ativar lâmpadas e interagir com os produtos inteligentes da casa, entre outras funções.

De acordo com o Google, é possível programar comandos para ativar várias tarefas ao equipamento. Assim, através de um “bom dia”, por exemplo, o aparelho pode acender as luzes da casa, preparar o café, entre outras funções que você programar!

O HomePod da Apple

Por sua vez, a empresa da maçã tem o HomePod, que usa a Siri, a assistente de todos os produtos da Apple.

A Siri com controle por voz do HomePod é capaz de executar muitas tarefas e responder a perguntas como “quantas calorias há em um abacate?”.

Você marca e desmarca compromissos, manda fazer ligações e até recebe chamadas no Homepod ao invés do iPhone.

Controle por voz: conheça os produtos.

HomePod, da Apple, funciona com controle por voz em conjunto com os dispositivos móveis da marca.

O HomePod ainda liga e desliga luzes, regula a temperatura e pode controlar diversos aparelhos domésticos. Contudo, atenção: todos esses aparelhos também devem ser inteligentes.

O equipamento da Apple controla múltiplos alarmes e executa várias tarefas, tudo simultaneamente. Além de tocar música com altíssima qualidade de áudio. Assim, é um produto sofisticado, como todos da Apple, e de qualidade diferenciada.

Aliás, é importante salientar que, embora você encontre todos esses produtos em sites de e-commerce, eles não são oficialmente destinados ao mercado brasileiro e não têm suporte aqui.

Além disso,por enquanto, eles somente podem ser operados com controle por voz em inglês. Se você não dominar o idioma, melhor esperar até que surjam versões adaptadas ao português.

Mais aparelhos com controle por voz

Mas outras empresas também investem em dispositivos com controle por voz. Trazemos aqui alguns exemplos para você. Está disponível no site norte-americano da Amazon o Vocca Pro Light, liga e desliga qualquer lâmpada por controle por voz – a sua voz!

Já a Honeywell tem toda uma linha de termostatos controlados por voz pelos assistentes Alexa ou Siri. Além de inteligente, o aparelho garante ter funcionalidades que vão reduzir custos na climatização de residências.

Controle por voz: conheça os produtos.

Há ainda o Radar Pace, os óculos com controle por voz da Oakley. Em síntese, desenhado para uso durante exercícios, ele controla gasto de calorias, conta passos, recebe e faz ligações com controle por voz. Compatível com Android e iOS, tem microfone e fones de ouvido.

Outro grande equipamento é a câmera de segurança doméstica Arlo Pro 2, controlada por voz por um Echo ou Alexa. Ou do Google Home e seu Assistente. De acordo com o fabricante, a câmera detecta movimentos mesmo no escuro.

Entretanto, a sensação atualmente é o Jibo, simpático robozinho com controle por voz que aprende cada vez mais e que pode até iniciar conversações. Suas especialidades? Contar histórias para crianças dormirem, organizar jogos para a família, dar a previsão do tempo e as últimas notícias. Além disso, ele pode até te avisar se o seu voo está no horário ou não.

Controle por voz: conheça os produtos.

O robozinho Jibo funciona com controle por voz e até conta histórias para crianças.

Mas lembre-se: todos esses equipamentos, por enquanto, só funcionam em inglês!

Segmento cresce sem parar

O mundo dos aparelhos controlados por voz vai crescer cada vez mais. A Samsung já está colocando no mercado norte-americano um televisor controlado por voz.

A Whirpool (que no Brasil usa as marcas Brastemp e Consul) tem nos EUA fogões e geladeiras inteligentes com controle por voz.

Além disso, a LG planeja ter controle por voz, da assistente Alexa, em todos seus eletrodomésticos.

Já existe até chuveiro com controlado por voz. Eventualmente, robôs que falam e ouvem vão se popularizar.

O objetivo de todos esses equipamentos e assistentes é tornar as casas mais inteligentes e eficientes. Aliás, até a Aura, da Vivo, vai entrar nessa! Para saber mais, leia o artigo Casa inteligente: descubra a relação entre Aura e o assunto

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email