Pane no controle remoto? Aprenda a controlar sua Smart TV pelo celular

Confira três aplicativos que transformam seu celular em um controle remoto.

03/08/2018 às 14:00

A essa altura do campeonato, todo mundo sabe que o celular é um potencial “tudo”. Isto é, dá para fazer qualquer coisa com um dispositivo móvel em mãos, muito por conta dos aplicativos. Isso inclui até mesmo substituir o controle remoto oficial da Smart TV. Falando nisso, no texto abaixo, você vai conferir três apps e uma solução que ajudarão você neste processo.

Pelo app da Smart TV

Uma das formas de utilizar o celular como controle remoto da Smart TV é através do aplicativo disponibilizado pelo fabricante da televisão. Abaixo, você vai conferir dois nomes. No entanto, se sua Smart TV for Philips, Panasonic ou qualquer outra marca, vale procurá-la na Play ou Apple Store, junto da frase “controle remoto”.

Samsung Smart View

Download para Android | Download para iOS
Tamanho: 13 MB

No caso das Smart TVs da Samsung, o aplicativo se chama Samsung Smart View, foi desenvolvido pela Samsung Electronics CO.LTD, e encontra-se disponível na Play Store e Apple Store.

Para utilizá-lo, você não precisa realizar cadastro, aceitar Políticas de Privacidade homéricas ou entender muito sobre tecnologia, basta possuir uma Smart TV da Samsung capaz de se conectar a um aparelho Android ou iOS. A partir daí, a linguagem do aplicativo é amigável e, o visual, moderno e minimalista que facilitam o processo.

Print do Samsung Smart View, aplicativo da Samsung para Smart TV

A linguagem do aplicativo Samsung Smart View é amigável e facilita o processo.

O único ponto negativo é o de que, dependendo do caso, para utilizar o Samsung Smart View será necessário baixar um segundo aplicativo, chamado SmartThings. De acordo com informações da Play Store, esse app é responsável por conectar o celular à smart TV e à qualquer dispositivo da linha Smart Samsung. Nele, você também cria automatizações como: “desligar televisão automaticamente quando eu sair de casa”.

Print do aplicativo SmartThings

Para conferir se sua Smart TV é compatível com o SmartThings, abra o aplicativo, selecione a opção “Aparelhos” e, então, “Aparelhos Compatíveis”.

Conforme a imagem acima, para acessar o SmartThings você precisa criar um usuário ou utilizar os dados da Samsung Account. Caso você seja novo na família Samsung lembre-se de que, ao criar a conta, você precisará ativar permissões de uso do aplicativo. Isso significa liberar o acesso do conteúdo da agenda, microfone, câmera e outras informações.

Por último, mas não menos importante, quando você estiver no SmartThings, lembre-se de conferir se a sua Smart TV está entre as selecionadas para funcionar com o Samsung Smart View. Para isso, abra o aplicativo, selecione a opção “Aparelhos” e, então, “Aparelhos Compatíveis” > TV > Modelos de 2017 e post.

LG TV Remote

Download para Android | Download para iOS
Tamanho: 13 MB

Assim como o Samsung Smart View, o LG TV Remote foi criado pela LG Electronics, Inc. para transformar seu celular em um controle remoto. A diferença é que um funciona com Smart TVs da Samsung, o outro, com aparelhos LG. Portanto, se você possui um LG, é neste aplicativo que deve apostar.

Print do aplicativo Smart TV LG

O aplicativo cumpre bem a função de tornar o celular um controle remoto para a Smart TV da LG.

Além de leve, o aplicativo possui apenas as informações necessárias. Esse detalhe o torna objetivo e funcional. O ponto negativo está no fato de que algumas frases e funções, como os botões “Show Demo” (Mostrar demonstração) e “Device Scan” (Procurar por dispositivos) estão em inglês.

Fora isso, o aplicativo cumpre bem a função de tornar o celular um controle remoto para a Smart TV. Mas, se você não curtir ele, há uma terceira opção: aplicativo que transforma o celular em um controle universal. Isto é, um controle que conversa com diversas marcas de Smart TVs.

Através de um controle universal

Bem como qualquer objetivo eletrônico universal, um aplicativo que transforma o celular em um controle remoto universal significa o mesmo que um aplicativo que liga qualquer marca de Smart TV, independentemente do fabricante. Tarefa difícil, não é mesmo? Tão difícil que poucos desenvolvedores conseguem.

Abaixo, você confere o Pee Universal Smart TV Remote Control, aplicativo da Peel Technologies Inc. que, teoricamente, vai conseguir aprimorar seu celular a ponto de torná-lo um controle remoto universal.

Pee Universal Smart TV Remote Control

Download para Android | Download iOS

Tamanho: 54 MB

Compatível com Samsung, LG, Philips, Toshiba, Semp, Panasonic, Sony, Philco e AOC.

Apesar do nome em inglês, o idioma do aplicativo é em português e funciona bem. O pareamento entre o celular e a Smart TV acontece em menos de cinco minutos. Você não precisa de conhecimentos profundos para realizá-lo. Em síntese, depois de realizar o download, são dois passos: informar o seu país e escolher o seu provedor de TV.

Print do Pee, um aplicativo que transforma o celular em controle remoto universal

Um aplicativo que transforma o celular em um controle remoto universal

O ponto negativo do Pee é quantidade exacerbada de anúncios que surgem do nada. Inclusive nos momentos em que o aplicativo não está aberto, mas, sim, minimizado, e acabam comprometendo a navegação. Dito isso, vamos ao próximo modo de controlar a Smart TV pelo celular.

Pelo símbolo “parear”

A última opção é através da funcionalidade “parear”, também conhecida como “um sinal Wi-Fi dentro de uma tela”. O símbolo existe em aplicativos streaming e você consegue duplicar o conteúdo do celular na Smart TV de uma forma rápida e bastante simples.

Print do Netflix e Youtube

Imagem: Nanette, documentário do Netflix e página inicial do Youtube.

Uma vez realizado o “pareamento”, a imagem passa a ser exibida na Smart TV, enquanto o aplicativo ocupa o papel de controle remoto, que oferece ações como “pause”, “play”, “Stop” e/ou “próximo conteúdo”. Em alguns casos, o volume também pode ser alterado pelo celular.

Utilizar celular como controle remoto consome pacote de dados?

Sim, e muito. Por esse motivo, é importante que o procedimento seja realizado no sinal Wi-Fi, seja de sua casa, trabalho, escola etc. Inclusive, alguns apps como Peel (Android e iOS) oferecem lembretes sobre o assunto, reiterando à pessoa que ela deve se certificar de que o celular está conectado à internet através do Wi-Fi. Caso contrário, o resto do mês será offline.

Da mesma maneira que o pacote de dados, a bateria do celular é brutalmente utilizada neste processo. Portanto, se você decidir por substituir definitivamente o controle remoto, considere deixar o seu dispositivo móvel conectado na tomada. E, por fim, saiba como fazer a bateria do seu celular durar mais.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email