Afinal, o que os conteúdos 3D do Facebook têm a ver com você?

Ferramenta que permite compartilhar o formato na a rede social é o início de uma nova tendência de consumo. Entenda!

27/03/2018 às 17:42

Antes de mais nada, vale recapitular alguns fatos pontuais sobre Realidade Aumentada que já fazem parte do seu dia a dia. Visto que Realidade Aumentada refere-se à tecnologia que incorpora elementos do mundo virtual ao ambiente real. Pokémon GO é um exemplo bem prático para ilustrar o conceito de RA. Lembra do game em que você capturava Pokémons a partir do seu smartphone?

Talvez você nem tenha se dado conta, mas outro recurso em RA faz parte de uma das redes sociais mais conhecidas do mundo. Os filtros animados que aparecem sobre os stories do Instagram são recursos de Realidade Aumentada.

Mas o que Realidade Aumentada tem a ver com os conteúdos 3D do Facebook?

A resposta é fácil e direta. Os conteúdos 3D no Facebook fazem parte do início de uma nova tendência de consumo. Como assim?

Acontece que as marcas agora podem criar propagandas mais imersivos para a rede social. Ou seja, a partir dos efeitos em três dimensões, os anúncios permitem que você interaja melhor com os produtos anunciados.

Neste primeiro momento, os recursos em 3D são mais simples. As ferramentas, disponibilizadas em um site pela própria rede social, possibilitam compartilhar conteúdos com mais ângulos de leitura. Por exemplo, os detalhes do papagaio da LEGO estão bem mais nítidos nesta imagem. 

E quais os próximos passos?

Ainda não está claro o que está por vir, mas a possibilidade de compartilhar conteúdos 3D para Facebook abre uma porta rumo a um futuro bastante próximo. A ideia é que você tenha acesso a conteúdos cada vez mais imersivos e de alta qualidade.

Ou seja, ao que tudo indica, as novas ferramentas do Facebook são a entrada para que você tenha acesso a mais e mais conteúdos tecnológicos. Lembra do Pokémon Go, citado lá no início do texto?

É possível que o Facebook, no futuro, tenha opções de postagens nesse nível de Realidade Aumentada. Ou seja, a sua forma de consumir vai ganhar cada vez mais elementos do mundo virtual projetados em ambientes do mundo real. Inclusive, Mark Zuckerberg já avisou em nota oficial, “isso é apenas o começo”.

Também posso criar um conteúdo 3D para postar na minha timeline?

Poder você pode, mas para isso vai precisar estudar bastante. Para produzir conteúdos 3D, você precisa entender de criação gráfica e saber usar em softwares de modelagem.

Não é tão simples assim. Não basta baixar um programa e sair operando. Mas se você está muito interessado vale começar a estudar tecnologias 3D e pesquisar mais sobre design gráfico.

Agora, é aguardar para ver quem dará o próximo passo em Realidade Aumentada no mundo das redes sociais. Enquanto isso, continue navegando aqui no Vivo Tech e entenda como será o e-commerce do futuro. A experiência de consumo nesses canais de compra também está evoluindo bastante.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
FacebookRedes Sociais
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email