Consumo consciente e alimentação sustentável na palma da mão!

Descubra aplicativos que podem ajudar a tornar a sua relação com a comida mais sustentável, colaborando com o meio ambiente.

30/05/2018 às 17:00

O Dia Mundial do Meio Ambiente está chegando: é comemorado todo dia 5 de junho! A data foi instituída em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, pela ONU (Organização das Nações Unidas). Com o intuito de coincidir com o dia do início da realização dessa conferência, o 05 de junho ficou marcado por ter como objetivo principal chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Apps podem ser usados a favor da sustentabilidade

Como sabemos, colaborar com o meio ambiente vai muito além de apenas plantar árvores ou separar o lixo reciclável. Mas como trazer isso realmente para o nosso cotidiano, impactando de maneira prática na nossa rotina?

Uma boa maneira de começar é atentar para o modo com que você se relaciona com a comida: se o faz de maneira sustentável e consciente, se abre espaço para saudável. Já pensou nisso? Para ajudar nessa função, você pode usar a tecnologia a seu favor, usando aplicativos que dão uma mãozinha na hora de escolher e administrar melhor a sua alimentação.

Que tal experimentar? Selecionamos aqui alguns apps que podem ajudar você a se alimentar melhor e, de quebra, ainda colaborar com o meio-ambiente.

Para aprender mais sobre sustentabilidade na prática

Antes de começar, é importante se colocar a par de tudo o que você pode fazer para ser uma pessoa mais sustentável ecologicamente. Gratuito, o app Manual de Etiqueta Sustentável ajuda nesse sentido, contendo inúmeras dicas sobre economia de energia e água, consumo mais consciente e redução nos impactos no meio ambiente.

App dá dicas de como conservar o meio ambiente no dia a dia

Para evitar o desperdício de água

Um jeito muito simples de ser sustentável é evitar o desperdício de água, esse bem natural que muitos pensam, erroneamente, ser inesgotável.

Para um consumo de água mais consciente e com o mínimo de desperdício, alguns apps podem ajudar. O Virtual Water , pago, educa ao revelar a impressionante quantidade de água gasta na produção de alimentos como ovos, carnes, refrigerantes e legumes. Já o Pegada Hydros, este gratuito, vai além de educar. O aplicativo não só calcula quanta água você consome em atividades cotidianas como tomar banho, lavar a louça e escovar os dentes: ele também aponta em quais dessas atividades você pode ser mais econômico.

Para encontrar restaurantes veganos e vegetarianos

Mesmo que você não seja adepto da filosofia vegana ou vegetariana, ao menos uma vez por semana é importante abrir mão de consumir carne, como uma forma de ajudar o meio ambiente. Existe até um movimento chamado “Segunda Sem Carne”, que visa conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para alimentação tem sobre  os animais, a sociedade, a saúde humana e  o planeta.

Para quem está em São Paulo, o SP-VEG oferece dicas restaurante sem carne no menu. Estando fora do país, você pode contar com o app VegMan, que mapeia restaurantes vegetarianos e veganos no mundo todo.

Para escolher feiras orgânicas

Feiras orgânicas são ótimas pois combinam apoio a produtores locais e conscientização ambiental em produtos saudáveis, frescos e deliciosos. Para encontra-las em seu bairro, você pode usar o Mapa de Feiras Orgânicas, app gratuito e disponível tanto para Android quanto iOS. Abrangendo cidades do país todo e oferecendo um calendário com quais dias da semana cada feira funciona, o aplicativo foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em parceria com o Idec e é uma referência em vida saudável.

App dá o mapa da mina quando o assunto é alimentação orgânica

Para saber a validade dos alimentos

Já pensou em quanta comida você jogou fora porque esqueceu dela na geladeira e o prazo de validade venceu? Consumir de maneira consciente também é se atentar para o vencimento dos alimentos que você compra, de modo a não deixar o desperdício acontecer.

O FoodKeeper, aplicativo desenvolvido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, vem para auxiliar você nessa missão. O app alerta sobre o prazo de validade dos alimentos, ajudando você a saber, por exemplo, se ainda é ok consumir aquela sobra do almoço de três dias. Além disso, o aplicativo ainda indica as melhores formas de armazenar alimentos e bebidas, para estender sua vida útil.

Apesar de americano, o aplicativo está disponível para download em português nas versões para Android e Apple.

Para apoiar o consumo colaborativo

Se conscientizar sobre o meio ambiente também é pensar no nosso convívio em sociedade, no sentido de ajudar um ao outro, dividindo o que podemos e criando laços. Parece até utópico sonhar com essa filosofia hoje em dia, mas acredite, ela é possível, nem que seja um pouquinho.

Aplicativos como o Tem Açúcar? cumprem esse papel, ao incentivar o consumo colaborativo e aproximar as pessoas. Com o objetivo de estimular o senso de comunidade, a plataforma facilita o compartilhamento de coisas entre pessoas que moram perto. É a modernização do velho hábito de bater na porta do vizinho e pedir uma xícara de açúcar emprestada. Você se cadastra no app, define seu endereço, raio de alcance, e já pode ver o que seus vizinhos ofertam ou buscam. E aí é só ver no que pode ajudar ou ser ajudado.

Emprestar alimentos, como açúcar, café e o que mais for, por exemplo, é uma ótima maneira de economizar dinheiro, agir de forma sustentável e conhecer a vizinhança. Claro, a troca não é obrigatória, mas é como diz o ditado: gentileza gera gentileza. E não é justamente isso o que precisamos ter em mente quando buscamos um mundo melhor e mais sustentável?

O que achou das dicas? Aproveite o 05 de junho para fazer mais por você e pelo mundo em que vivemos, com atitudes saudáveis e conscientes, respeitando e valorizando o nosso meio ambiente. Toda iniciativa conta. Quer saber mais? Não deixe de ler nossos outros artigos sobre sustentabilidade.

Gostou da notícia?

Telefônica
Vivo. Patrocinadora Oficial da Seleção dos Brasileiros
Viva Tudo
172.30.0.187