Conheça os aplicativos que salvam a vida de quem usa transporte público

Você já ficou confuso na hora de chegar em algum lugar usando o transporte público? A tecnologia chegou para facilitar a sua vida!

28/06/2018 às 17:00

Ir para o trabalho ou voltar para casa pode ser uma tarefa muito difícil em alguns dias, não é mesmo? Aliás, a situação complica em cidades grandes, como São Paulo e Rio de Janeiro. Nesses locais, o trânsito é mais que uma realidade: já faz parte do cotidiano. Graças à tecnologia, surgiram aplicativos que dão as melhores rotas, calculam o tempo de chegada e informam o horário do ônibus. Além de economizar tempo, essas ferramentas melhoram (e muito) a qualidade de vida das pessoas. Que tal conhecer o app que, certamente, vai se tornar indispensável no seu dia a dia? Apresentamos agora!

A tecnologia pode te ajudar a se deslocar com mais facilidade, sem trânsito!

Moovit

O app é simples, não exige cadastro e é bem fácil de usar! Aliás, o Moovit é um verdadeiro planejador de viagens. Dessa forma, basta o usuário informar os endereços de origem e destino e a ferramenta traça diversas opções de rotas com informações de ônibus, metrô, trem e caminhada. Além disso, mostra tarifa, tempo de viagem e horário de cada linha.

Se a rota foi traçada e o veículo já está a caminho do destino, é possível configurar o aplicativo para informar o local exato em que a pessoa precisa desembarcar. O Moovit também envia notificações sobre alterações ou problemas, seja no ônibus, metrô ou trem.

No Brasil, o app funciona em São Paulo, São José dos Campos, Campinas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Natal, Salvador e Recife. O Moovit é gratuito e está disponível para os sistemas Android, iOS e Windows Phone.

O app é prático e simples de navegar

 

Cadê o Ônibus?

O app mostra, em tempo real, todas as informações sobre o ônibus. Ou seja, calcula rotas, indica as melhores linhas para um determinado caminho e ainda permite que o usuário acompanhe a localização da linha escolhida ao longo de todo o itinerário.

Dessa forma, basta selecionar o local onde você mora. Em seguida, o app mostra a distância que o veículo está de sua localização (que precisa estar ativa). Além disso, mostra todas as ruas que fazem parte do trajeto de cada linha de ônibus. Também é possível saber os horários de partida de determinadas linhas.

App mostra a localização do ônibus e a sua previsão de chegada

Os usuários de metrô e trem também podem se beneficiar com o Cadê o Ônibus?. O app permite que eles acompanhem as notificações das linhas e, assim, ganhem tempo antes de sair de casa.

A ferramenta, que funciona em Android e iOS, está disponível em São Paulo e região, Rio de Janeiro, Curitiba e Teresina.

Não durma no ponto

Sabe aquele dia em que você está muito cansado e mal consegue ficar com os olhos abertos? Com a ajuda da tecnologia, pode ficar despreocupado. Como? Pois se depender deste app você não vai dormir no ponto. A ferramenta identifica quando o usuário chegou em seu destino final. Para garantir que ele acorde, toca um alarme.

Resultado de imagem para sleeping at the bus gif

Here We Go

O aplicativo possui uma interface mais simples que os demais e funciona da mesma maneira. Ou seja, a partir da geolocalização. Entretanto, seu maior diferencial é que o o usuário consegue baixar o mapa completo de sua cidade e fazer a busca por ônibus mesmo que esteja sem internet.

O aplicativo possui navegação ponto a ponto, indicação de locais de interesse e horários dos transportes públicos.

HERE WeGo está disponível gratuitamente para Android e iOS. Aliás, uma vez que funciona como um GPS, pode ser usado por pessoas com diferentes necessidades. O app é uma mão na roda por traçar as rotas a pé, de carro, transporte público e bike. Além disso, indica pontos de interesse como passeios e guias, caixa eletrônicos, farmácias, hotéis e restaurante, entre outros.

Trafi

Disponível em São Paulo e no Rio de Janeiro, o app funciona como um serviço de informações sobre transporte público. Dessa forma, mostra aos usuários as melhores opções de rota usando ônibus e metrô, por exemplo, para o destino que a pessoa quiser.

Além disso, o Trafi também funciona como um sistema de notícias com atualizações, em tempo real, feitas pelos usuários. Fácil de usar, o aplicativo está disponível tanto para Android quanto iOS e também possui uma versão web.

Basta selecionar o ponto inicial e do ponto de chegada para que o aplicativo trace a melhor opção de rota

Leve-Me

Além de indicar aos usuários opções de rotas de ônibus, metrô e trem para quem mora em São Paulo, o Leve-Me também mostra tudo quando o assunto são táxis e bicicletas. Isso mesmo! No app, o usuário pode escolher se prefere o itinerário mais rápido, o mais confortável ou o de bike.

Aqueles que andam muito de ônibus recebem do app todas as informações da linha. São dados como revisão de chegada, hora que vai passar no ponto e até mesmo um alerta (5, 10 ou 20 minutos) antes de o veículo chegar no ponto selecionado. Além disso, a ferramenta é uma mão na roda para esses usuários, pois possui a opção de fazer a recarga do Bilhete Único no próprio aplicativo.

App integra diferentes funções que facilitam a mobilidade

Quem opta pelo uso de táxi consegue consultar uma estimativa do valor da corrida. O Leve-Me também mostra a previsão do tempo, como está o trânsito, o mapa da rede da CPTM e do Metrô e bicicletas para alugar. O app é gratuito e está disponível para download em Android e iOS.

Vá de Ônibus

Com o app, que está disponível para Android e iOS, o usuário consegue calcular rotas, localizar os pontos mais próximos, consultar itinerários e acompanhar a localização dos ônibus em tempo real de todas as linhas do Rio de Janeiro.

Ferramenta está disponível para o Rio de Janeiro

 

Citymapper

Qual a melhor forma e como chegar a um destino? O app, disponível para Android e iOS, mostra rotas e itinerários de mais de 30 cidades pelo mundo (Berlim, Cidade do México, Lisboa, Londres, Nova York, Paris, Toronto e Tóquio, entre outras). No Brasil, o Citymapper está disponível apenas em São Paulo.

Basta colocar o destino e a ferramenta calcula o tempo de deslocamento (seja de táxi, ônibus, metrô, a pé ou de bicicleta) e o preço estimado da viagem. Apesar de ser muito usado pelos usuários de transporte público, o app também mostra pontos de aluguel de bicicleta espalhados pela cidade.

O Citymapper também sugere rotas possíveis de serem feitas a pé ou de bicicleta

CittaMobi

Quer saber todos os pontos que estão ao redor de sua localização? O CittaMobi permite, além de ver as linhas que passam pelo local, que você tenha acesso ao horário que vai demorar para cada veículo chegar.

Aliás, é possível configurar o app para buscar apenas ônibus adaptados para cadeirantes. Além disso, há a possibilidade de fazer reclamações sobre itinerário errado, atraso de ônibus, previsões de chegadas erradas e veículos que não param no ponto.

O aplicativo, disponível para Android e iOS, é gratuito. Dessa forma, funciona em São Paulo, Santo André, Osasco, Diadema, São Caetano do Sul, Ribeirão Preto, Campinas, Taubaté, Volta Redonda, Salvador, Recife, Rio Grande, Linhares, Maceió, Colatina, Juiz de Fora, Rio Branco e Santa Rita.

E aí, você já usou algum desses apps de transporte público? Então, você não pode deixar de conferir a lista com formas de se deslocar de forma consciente pela cidade onde mora.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email