Conheça o Blockstack

Navegador pretende reduzir a dependência de grandes empresas que concentram dados de usuários

21/06/2017 às 20:00

Blockchain é uma tecnologia que está transformando o mercado financeiro graças à descentralização das transações. Isso permite a quem opera criptomoedas, como é o caso do Bitcoin, não depender de grandes bancos para valorar ou aprovar operações financeiras.

Agora, essa mesma visão chegou aos navegadores. A iniciativa é da start up Blockstack, que criou um navegador e também uma extensão para o Chrome, o Firefox e o Safari. Ela permite acessar uma rede segura, e que opera de maneira independente de grandes servidores centrais.

Para entender melhor, isso significa que no caso de um ataque a um servidor central que gere uma grande quantidade de dados de sites e usuários, como é o caso do Facebook, todas as informações ficam vulneráveis em função da concentração dos dados em um único banco.

Com o Blockstack ou a sua extensão, o usuário tem os seus dados de navegação armazenados de maneira descentralizada e segura (criptografada), o que impede de serem lidos ou acessados sem autorização e integralmente. Isso proporciona mais segurança e menos dependência de grandes empresas de tecnologia.

Saiba mais no site da start up (link em inglês): blockstack.org.


Fonte: Blockstack.org, Engadget

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email