Blockchain é uma tecnologia que está transformando o mercado financeiro graças à descentralização das transações. Isso permite a quem opera criptomoedas, como é o caso do Bitcoin, não depender de grandes bancos para valorar ou aprovar operações financeiras.
Agora, essa mesma visão chegou aos navegadores. A iniciativa é da start up Blockstack, que criou um navegador e também uma extensão para o Chrome, o Firefox e o Safari. Ela permite acessar uma rede segura, e que opera de maneira independente de grandes servidores centrais.
Para entender melhor, isso significa que no caso de um ataque a um servidor central que gere uma grande quantidade de dados de sites e usuários, como é o caso do Facebook, todas as informações ficam vulneráveis em função da concentração dos dados em um único banco.
Com o Blockstack ou a sua extensão, o usuário tem os seus dados de navegação armazenados de maneira descentralizada e segura (criptografada), o que impede de serem lidos ou acessados sem autorização e integralmente. Isso proporciona mais segurança e menos dependência de grandes empresas de tecnologia.
Saiba mais no site da start up (link em inglês): blockstack.org.
Fonte: Blockstack.org, Engadget