Internet via satélite: conheça a opção para lugares fora da rede

Sistema de internet via satélite é o ideal para localizações distantes, e funciona em qualquer lugar.

05/02/2020 às 14:00

Certamente, a internet via satélite não é uma tecnologia nova. Pelo contrário, ela é utilizada há bem mais de uma década. E para que serve?
Primeiramente, ela é indispensável em áreas rurais, principalmente onde a internet convencional não chega. Da mesma forma, a internet via satélite pode ser usada por motoristas de caminhões em estradas remotas e, ainda, por navegantes.

Dessa forma, na internet via satélite o computador ou smartphone do usuário se comunica com o satélite em órbita sobre a Terra. E, do satélite, o sinal vai até o provedor de internet. Assim, é um longo percurso. Ela fornece conexões bastante estáveis, o que é um ponto favorável. E não sofre interferências ou quedas por causa de tempestades ou ventanias. Por outro lado, a velocidade da internet via satélite não se compara às velocidades que podem ser alcançadas com a internet convencional ou por fibra ótica.

Sinal da internet via satélite vai do usuário até um satélite em órbita sobre a Terra.
Sinal vai do usuário até um satélite em órbita sobre a Terra.

Existe internet via satélite em áreas urbanas?

Dessa maneira, se você mora em qualquer área urbana onde atuam operadoras de conexões convencionais, a internet via satélite não é para você. Na internet convencional o sinal trafega por meio de cabos, que podem ser com núcleo metálico e/ou fibra ótica. Assim, isso proporciona o que o usuário urbano quer: sempre mais velocidade, internet ilimitada e custos acessíveis.

Portanto, essa opção de internet é para quem reside longe de tudo e precisa da internet não para lazer, mas para se comunicar com o mundo e se manter informado, é uma boa opção.

Cobertura da internet via satélite atinge todo o planeta.
Cobertura da internet via satélite atinge todo o planeta.

Do mesmo modo, navegantes utilizam internet via satélite até como ferramenta de segurança. Afinal, essa é a sua única conexão com terra firme. Exploradores de lugares distantes, como Antártida e o Ártico, igualmente necessitam de internet via satélite para comunicação e segurança. E o mesmo se aplica a alpinistas do Himalaia ou dos Andes.

Cobertura em todo o planeta

A grande vantagem da internet via satélite é, então, bastante clara: ela funciona em qualquer lugar do mundo, porque todo o planeta Terra tem cobertura de satélites. Existem modems móveis, específicos para viajantes, que mantêm o sinal da internet quando em movimento.

Além dos navegantes e exploradores, caminhoneiros podem utilizar esses modems e a internet via satélite, para comunicação e segurança.

Dois aparelhos úteis

Existem dispositivos de comunicação de emergência específicos para uso de internet via satélite. Interessante, aliás, é o Spot Gen3, que oferece uma linha de comunicação extrema, para quem estiver fora do alcance das redes convencionais de telefonia celular.

Ele rastreia a localização do usuário em intervalos de tempo definidos de acordo com sua conveniência. Envia check ins para familiares e amigos e pode emitir sinais de SOS. É uma ferramenta de sobrevivência criada para os aventureiros radicais. E, em síntese, utiliza internet via satélite.

Outro equipamento é o Spot X, um comunicador bidirecional, que envia e recebe mensagens de celulares, além de enviar e receber e-mails. Do Polo Norte à mais alta montanha dos Himalaias. Ou seja, além de servir como ferramenta de emergência, o Spot X mantém o usuário conectado com o mundo.

O Spot X é um comunicador bidirecional que usa internet via satélite.
O Spot X é um comunicador bidirecional que usa internet via satélite.

Indispensável nos oceanos

Em resumo, a internet via satélite tem algumas limitações que a tornam desnecessária onde existe rede de internet. Entretanto, é indispensável e muito útil em áreas remotas e nos oceanos que cobrem dois terços da superfície da Terra.

Aliás, falando em internet, qual será a melhor para jogos online? Além disso, você conhece a banda larga popular? E sabe o endereço IP de seu roteador? Então, aproveite essas leituras bacanas aqui do Vivo Guru Blog.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
internetTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email