Conheça cursos de graça e tutoriais para turbinar suas receitas

Sites, apps e outras ferramentas online são ótimas opções para quem deseja aprender ou simplesmente incrementar as receitas. Confira a seleção!

05/07/2018 às 14:00

Sabe um ingrediente que não pode faltar na sua receita? A tecnologia! Já parou para pensar quantas vezes você pesquisou sobre um prato ou então acompanhou o passo a passo pelo YouTube? Canais de culinária, blogs especializados e perfis do Instagram, entre outras opções, têm sido verdadeiras mãos na roda para quem gosta de preparar muitas delícias. Basta dar alguns toques na tela do celular ou do tablet e pronto: tudo já está na palma das mãos.

Há diferentes aplicativos com milhares de receitas, sites apetitosos e até  mesmo aulas gratuitas de culinária! Aliás, o que que não falta é criatividade na hora de oferecer soluções para os cozinheiros amadores. Por isso, listamos algumas ferramentas que, com certeza, vão facilitar sua vida na cozinha Elas serão úteis seja para fazer um jantar refinado ou, simplesmente, degustar um bom prato sem precisar sair de casa.

Resultado de imagem para ratatouille cooking gif

Tastemade

Queridinho por seu estilo rápido e simples de ensinar com vídeos curtos, o Tastemade é muito conhecido no Facebook (sua página tem mais de 29 milhões de curtidas). Mas sabia que há mais informação ainda no aplicativo deles? Há opções que não estão nas redes sociais, por isso vale conferir. Aliás, na ferramenta os pratos são divididos por categorias, que vão desde comida italiana até culinária vegetariana e sobremesas. Também aproveite para conhecer diferentes aplicativos de gastronomia vegetariana. O Tastemade está disponível para iOS e Android.

O app é grátis, em português, e está disponível para Android e iOS

Receitas da Vovó

Além de receitas culinárias fáceis e deliciosas, o aplicativo faz também uma curadoria de sites de gastronomia. Assim, você pode enriquecer o seu repertório. E o mais legal da ferramenta é que o usuário pode montar seu próprio livro de receitas. Basta navegar pelo app, salvar aquelas que mais gostar e consultar sempre que quiser. Está disponível para iOS e Android.

Receitas de Boteco

Nada melhor do que reunir os amigos em um sábado à noite, colocar o papo em dia e comer alguma coisinha. O Comida de Boteco é perfeito para esses momentos! O app ensina o usuário a preparar comidinhas de bar, como bolinho de bacalhau e de mandioca com carne seca, por exemplo. Tudo isso com informativos de porções e detalhes da receita (ingredientes, passo a passo, fotos e tempo de preparo). Disponível para iOS e Android.

Sabores do Brasil

Um ótimo app para os amantes da culinária brasileira! O Sabores do Brasil possui receitas de pratos típicos, de norte a sul do país. Entre as delícias, há feijão tropeiro, original de Minas Gerais, e bolo de cupuaçu, da cozinha do Norte. Fácil e rápido de usar, basta selecionar a região no mapa e ver quais pratos a ferramenta dispõe. Há doces, salgados, lanches, bolos, massar, aves, tortas e muito mais.  O app está disponível apenas para o sistema Android.

Cybercook

Com o CyberCook Receitas o usuário pode preparar os mais variados pratos que tiver em mente! A ferramenta possui mais de 115 mil opções de receitas de doces, bolos, sobremesas, frangos, carnes, peixes, frutos do mar, risotos, massas, saladas, sopas, lanches, pães, tortas e bebidas. Por conta dessa variedade no cardápio, o app é uma ótima opção para quem está de dieta e também para os vegetarianos. Disponível para Android e iOS.

Uma ferramenta interessante no aplicativo é o modo cozinha, que ajuda na visualização das receitas em vídeo durante o preparo. O canal do YouTube do CyberCook também conta com tutoriais e receitas bem diversificadas. E o mais interessante: simples de fazer.

Ana Maria Brogui

Quando decidiu criar o Ana Maria Brogui, Caio Novaes, certamente, não fazia ideia do sucesso que alcançaria. Hoje, o canal, que foi o primeiro programa de culinária no YouTube Brasil, tem mais de 3 milhões de seguidores na plataforma, e também possui um app para facilitar a vida de quem quer replicar em casa as receitas feitas na internet. Além de assistir todos os vídeos do canal (que são verdadeiras aulas online) e conferir o passo a passo das receitas, o usuário também recebe aviso de vídeos novos. O app está disponível para Android e iOS.

Ciência & Culinária

Imagine só juntar alguns pesquisadores de Harvard, uma das melhores universidade do mundo, com chefs mundialmente conhecidos? O resultado disso é uma playlist Science and Cooking (Ciência e Culinária, em tradução livre). Essa seleção está disponível no canal oficial da instituição de ensino no YouTube, que é recheado de receitas com o passo a passo completo e palestras que unem conceitos das duas áreas. Como todo o conteúdo está disponível, é importante saber um pouco da língua ou contar com um tradutor.

Churrascômetro

É muito difícil encontrar alguém que não gosta de um bom churrasco, não é mesmo? Mas uma coisa é certa: nem todo mundo domina essa arte. Muitas vezes, na hora de fazer as contas dos convidados, as pessoas acabam errando na quantidade de carne. Isso resulta em exageros, desperdícios e, consequentemente, gastos desnecessários.

O Churrascômetro chegou para ajudar com esse drama! Além de fazer estimativa da quantidade de carne, o app também ajuda a acertar na hora de comprar carvão e cerveja necessários de acordo com seu grupo de amigos. A ferramenta faz todos os cálculos de acordo com os convidados (número de mulheres, homens e crianças que estarão presentes). Disponível para Android.

LearnCafe

O LearnCafe prova que falta de tempo não é desculpa para não aprender algo novo e cuidar da alimentação. A plataforma possui mais de 2.200 cursos onlines e gratuitos. E o melhor: o certificado dos cursos livres é válido em todo o Brasil! Com o conteúdo disponível em português, a plataforma ensina como preparar salgadinhos para festas e drinks com baixas calorias, entre outros. Há também aulas sobre as diferenças entre cada tipo de massa e como fazer pães artesanais!

Plataforma conta com diversos cursos gratuitos

Paul Bradford Sugarcraft School

Assim como existem aquelas pessoas que gostam só de cozinhar pratos salgados, também há os apaixonados por doces! Com os cursos do Paul Bradford Sugarcraft School os usuários aprendem tudo sobre a arte da confeitaria. A maior parte do conteúdo disponível na plataforma é paga. Mas, para quem está dando os primeiros passos nesta área, vai encontrar muitas opções para aprender de graça. O site é em inglês, então um tradutor pode ajudar na hora de entender melhor uma aula ou outra.

Thyme

O Thyme é perfeito para aquelas pessoas distraídas! Isso mesmo, aquelas que colocam o bolo para assar no forno ou deixam a panela de arroz no fogão. Daí, vão fazer outra coisa e se esquecem de  voltar. Se identificou? Então, é hora de baixá-lo!

Mas o app não é um simples timer para cronometrar o tempo de cozimento e evitar queimar os pratos, não! A ferramenta permite que o usuário defina um tempo específico para o forno. E olha que legal: é possível cronometrar até mesmo, separadamente, as panelas que estão em diferentes bocas do fogão. Assim que o período se esgota, o usuário recebe uma notificação no celular. O aplicativo está disponível para iOS.

Resultado de imagem para person cooking gif

Cozinha Técnica

O principal objetivo deste curso é ensinar tudo que alguém precisa para se tornar um ótimo cozinheiro, desde o mise en place até um dicionário sobre queijos. Com as aulas gratuitas do Cozinha Técnica, o usuário vai melhorar suas habilidades na cozinha sem precisar de muito esforço, afinal, pode conferir as aulas conforme suas horas livres.

O site disponibiliza aulas gratuitas sobre diferentes técnicas e tipos de prato

E aí, curtiu as dicas? Aproveitando que acabamos de entrar no inverno, que tal descobrir como curtir os dias mais frios do ano com a ajuda da tecnologia? Confira uma lista de apps que, com certeza, vão te ajudar aproveitar o melhor do entretenimento, debaixo das cobertas.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Entretenimento
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email