Vem aí a nova versão do Gmail, o aplicativo de e-mails do Google para computadores (desktop, notebook e tablets). Sem data definida, a mudança deve acontecer brevemente. O Google também não divulgou quais serão as novidades, mas algumas das possíveis mudanças já vazaram na internet. Há muita curiosidade, afinal, o Gmail é o app de correio eletrônico gratuito mais utilizado em todo o mundo. Em 2016, eram 1 bilhão de usuários ativos.
Confira algumas novidades que você irá ver no Gmail:
Integração com a agenda
Você passará a ter acesso à sua Google Agenda diretamente da interface do Gmail. A mudança facilita a atualização de suas tarefas diárias a partir das correspondências eletrônicas que você recebe.
Aviso dos e-mails
As novidades incluem a possibilidade de adiar, por horas ou dias, a aparição dos e-mails que você escolher. O que é chato ou desnecessário fica para depois, e isso mantém limpa e conferida sua caixa de entrada. Haverá um botão, como o dos despertadores, para adiar o despertar.
Respostas automáticas inteligentes na nova versão do Gmail
O sistema de respostas automáticas inteligentes, que hoje só funciona em smartphones Android ou iOS, chegará aos computadores e tablets.
Quando você receber um e-mail, a inteligência artificial oferecerá três opções de respostas possíveis. Basta um clique na alternativa mais adequada e pronto, e-mail respondido. Para lembrar: inteligência artificial (IA) constitui-se de mecanismos e dispositivos tecnológicos que simulam o raciocínio humano.
Apresentação visual em azul
O design na nova versão do Gmail também deve mudar. Visualmente será um híbrido entre sua versão atual e a aparência do organizador de caixa de entrada do próprio Google, o Inbox. As cores de fundo serão em tons de azul.
Lista de tarefas
O Google irá renovar para os usuários a função Tarefas, a lista do que você quer fazer no dia. Atualmente é uma extensão do Google Chrome, mas será oferecida na nova versão do Gmail, tornando mais fácil o controle das tarefas.
Armazenamento e acesso
Com as mudanças, também são aguardados avanços no sistema de armazenamento e acesso dos e-mails. Você poderá guardar no computador e-mails que serão abertos e lidos mesmo sem acesso à internet.
Os 47 anos de história do e-mail
O Gmail foi lançado em 2004 e não foi o pioneiro dos serviços de correspondência eletrônica. O primeiro e-mail foi lançado pelo norte-americano Raymond Tomlinson, em 1971. O formato com fulano@qualquer também foi criado por Tomlinson, e @ significa “em”, no caso o seu provedor de e-mails. O inventor faz parte do hall da fama da internet e recebeu vários prêmios e honrarias por sua criação. Nascido no estado de Nova York em 1941, ele faleceu em 2016.
Graças a Tomlinson nos acostumamos aos poucos ao novo hábito e cartas em papel foram ficando cada vez mais obsoletas. Hoje os correios entregam encomendas, publicidade e faturas, dificilmente cartas de uma pessoa para outra.
E é raro encontrar quem não tenha e-mail próprio. Já praticamente todas as empresas, mesmo pequenas, possuem seu domínio, do tipo fulano@empresatal. Fácil e útil para os negócios. Da mesma forma operam no mercado os e-mails atrelados a sites de internet, como @terra e @uol.
Hotmail, o grande pioneiro
Mas, desde a criação do e-mail em 1971, demorou muito tempo até que ele chegasse à maior parte da população. Isso aconteceu com o Hotmail. Foi o primeiro provedor grátis de e-mail do mundo, lançado em 1996 e comprado um ano depois pela Microsoft. O Hotmail foi extinto em 2013, sendo substituído pelo Outlook, da mesma Microsoft. O Outlook segue como o aplicativo grátis de e-mail da empresa de Bill Gates.
No site Ars Technica, você lê sobre a história do Hotmail, fundamental na história da internet. E você chegou a usar o Hotmail? Olha como era a cara dele:

Antiga interface do Hotmail
E também foi criado o spam
Em 2011, alguém teve a ideia de mandar o mesmo e-mail para um só grupo. Seu nome era Gary Thuerk, e assim, ele tentou vender computadores para 400 pessoas. Entrou para a história como criador do e-mail marketing. E também do spam – mensagem recebida mas não solicitada pelo usuário. Quase sempre o spam é uma publicidade enviada a uma grande massa de usuários. Enfim, spam é o lixo eletrônico que odiamos ter em nossa caixa.
Os 5 maiores correios eletrônicos no Brasil
No país, estes são os que dominam o mercado:
- Gmail, da Google;
- Outlook, da Microsoft;
- UOL, do Grupo Folha de São Paulo;
- Yahoo, norte-americano, um dos pioneiros;
- GloboMail, da Rede Globo.
Os 10 maiores correios eletrônicos no mundo
Veja a lista dos maiores no planeta e seus percentuais de mercado:
- Gmail – 17,74%
- Yahoo – 17,34%
- Outlook – 15,53%
- AOL – 3,2%
- Outlook Inglaterra – 1,27%
- Hotmail França – 1,24%
- MSN – 1,09%
- Yahoo França – 0,98%
- Wannadoo França – 0,90%
- Orange – 0,83%
Previsões pessimistas e equivocadas
Bem, já vimos que, com quase meio século de existência, o e-mail é uma coisa antiga. E muitos especialistas nos movimentos da internet já previram a sua morte. Cada vez que surgia uma coisa nova como o Messenger ou o WhatsApp as análises incluíam a frase: “isso vai acabar com o e-mail”.

Apesar da popularização de apps como o WhatsApp, o e-mail não perdeu a sua importância. Imagem: Paul / Unsplash
Mas as previsões sempre estiveram erradas. O e-mail ainda é o melhor para enviar, receber, manusear e editar anexos, documentos, e imagens em vários formatos. E no mundo dos negócios, sua interface e sua linguagem são bem mais formais e adequadas do que a dos mensageiros instantâneos.
Mais do que uma simples cara nova, a nova versão do Gmail representa uma demonstração de força da plataforma. E também uma prova de confiança do gigantesco Google no seu futuro.
Gostou do texto? Foi útil para você? Então também vai gostar deste aqui: 17 dicas para garantir uma senha segura de Wi-Fi.