[Infográfico] Descubra como os sinais de TV e internet chegam à sua casa

Quase todas as comunicações na Terra utilizam satélites, mas quem recebe o sinal é a sua operadora. Entenda o processo!

03/04/2018 às 17:07

Não dá pra viver sem satélites. Eles são usados para transmissões de televisão, telefones, rádio e internet, além de aplicações militares, e fazem parte da história da humanidade. O pioneiro Sputnik, russo, é de 1957. Já a primeira comunicação via satélite aconteceu graças ao estadunidense Telstar, lançado ao espaço em 1962.

Atualmente, mais de dois mil satélites tanto de empresas privadas, quanto de governos, orbitam a Terra. Números que mostram que a comunicação via satélite é fundamental para que você por, exemplo, assista ao seu canal favorito ou navegue pelas redes sociais.

Mas a comunicação via satélite não chega do espaço direto à sua casa. Pelo menos, isso não acontece se você mora em grandes centros urbanos. Quem recebe o sinal do satélite são as operadoras, que por sua vez transmite-o via cabos. Eis então que torna-se possível ter acesso a inúmeros conteúdos de televisão e internet no conforto do seu lar doce lar.

Infográfico sobre como funciona a comunicação via satélite

Os sinais percorrem algumas etapas até chegar a sua casa.

Passo a passo da comunicação via satélite

Os comsats (expressão usada em inglês) modernos usam principalmente órbitas geoestacionárias e síncronas. Não é difícil de entender o que isso significa. Parece que os satélites estão parados em determinado lugar sobre a Terra, a 35.850km acima do Equador. Mas não se engane, eles têm a mesma velocidade angular da Terra. Tranquilo, então, para focar as antenas a partir das estações terrenas.

Os satélites ligam uma fonte transmissora e outra receptora em diferentes locais do planeta Terra. É esse o processo exato que acontece entre o espaço e as antenas das operadoras. A comunicação sem fio usa ondas eletromagnéticas para transportar sinais. Tais ondas requerem linhas de visão, e são, portanto, obstruídas pela curvatura da Terra.

Já os satélites de comunicações retransmitem o sinal em torno dessa curvatura. Isso permite o contato entre pontos muito distantes entre si. E usam uma ampla gama de frequências de rádio e micro-ondas.

E a internet via satélite?

Agora, se você não mora em grandes centros urbanos, em uma localidade sem cobertura de TV ou internet a cabo, eis que surge a internet via satélite. Nesses casos, a transmissão por satélite é bidirecional, e você precisa ter uma antena em casa.

Na banda larga via satélite, os dados não passam por cabo, o satélite tem conexão direta com a antena. Você entra em seu navegador de internet usando o computador ou celular. Quando tenta acessar um site específico, o sinal é enviado para o satélite de sua provedora de internet.

Quando o satélite recebe o pedido de acesso ao site, ele é conectado ao centro de operações da provedora, que localiza o site desejado. Em seguida, o site responde ao pedido através do mesmo sistema, que passa pelo satélite novamente e vai para o seu computador ou celular pela antena que encaminha o sinal até o modem.

Agora que você já sabe como o sinal chega à sua casa, que tal entender mais sobre Wi-Fi? Sabia que é possível otimizar a conexão com alguns truques bem simples? Confira!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email