A forma mais rápida de transmitir dados a longa distância é através da fibra ótica. Além de oferecer agilidade ao usuário, essa tecnologia dá estabilidade de sinal e você não precisa se preocupar com interferências eletromagnéticas ou quedas de transmissão durante o episódio do seu seriado favorito.
Melhor solução atual? Sim, mas somente para você, que habita esse planeta e costuma se comunicar com outro terráqueo.
Se considerarmos comunicações entre planetas ou transmissões entre espaçonaves e a terra, por exemplo, nem fibra ótica é suficiente. Nesses dois casos, que exigem uma transmissão excelente, a melhor solução é a comunicação via laser. A tecnologia está sendo testada pela Nasa e pode se tornar a internet de alta velocidade do espaço.
Projeto LCRD
É através do projeto Laser Communications Relay Demonstration (LCRD) que a Nasa vai entender as melhores formas de operacionalizar sistemas de comunicação via laser, a forma mais avançada de transmitir dados, sejam científicos ou de comunicação entre astronautas) em alta velocidade.
“O LCRD foi projetado para operar por muitos anos e permitirá que a NASA aprenda a usar esta nova tecnologia,” afirmou Don Cornwell, coordenador de desenvolvimento do instrumento, para o Phys.Org
Como funciona a comunicação via laser
Também conhecidas como comunicações ópticas, essas comunicações codificam dados em um feixe de luz que é, então, transmitido entre naves espaciais e a Terra. Essa nova forma de transmissão têm velocidades 10 a 100 maiores do que as proporcionadas pelos sistemas atuais de radiofrequência.

comunicação via laser
Diferença entre LLCD e LCRD
A LLCD, sigla para Lunar Laser Communications Demonstration, foi uma missão muito bem sucedida que aconteceu em 2013. O objetivo era demonstrar ao mundo a comunicação via laser. O LCRD, por sua vez, foi criada com dois propósitos:
- demonstrar a longevidade e confiabilidade operacional da tecnologia;
- testar suas capacidades em diferentes condições ambientais e cenários operacionais.
O que resta para nós, terráqueos?
Que a internet do futuro vai exigir qualidade e alta velocidade nós já sabemos. A dúvida está em descobrir como conseguiremos consumir sem nos preocuparmos com a transmissão. A fibra ótica é certamente uma demonstração de que estamos à procura da resposta. E se a comunicação via laser for bem-sucedida nos programas espaciais, talvez a Nasa tenha encontrado-a.
No entanto, nesse momento, a melhor solução é o Vivo Internet Fibra.
Fonte: Observer, Phys.org