Deixe seu computador mais rápido para o home office

Em virtude da Covid-19, muita gente está trabalhando em casa e necessita de um computador mais rápido e eficiente.

29/04/2020 às 9:00

Cerca de 4 milhões de brasileiros fizeram home office no Brasil em 2018. Não existem ainda estatísticas oficiais, mas estima-se que, por causa da Covid-19, o número tenha triplicado e, hoje, ao menos 12 milhões de pessoas devem estar trabalhando em casa. Então, quer um computador mais rápido? Vem com a gente e te mostramos.

Antes de mais nada, portanto, verifique se o seu disco rígido, o chamado HD, não está cheio. Aliás, para ter um computador mais rápido é indispensável ter espaço sobrando no disco. Conseguir espaço a mais é tarefa simples. Em primeiro lugar, clique no ícone do explorador de arquivos na barra de tarefas. Em segundo lugar, clique em “Este computador”, na lista de opções à esquerda da tela.

Dessa forma, surgirá nova página com todas as suas pastas de arquivos. Aí, abra as que desejar e simplesmente exclua os arquivos que você não precisa de fato e que ocupam espaço, impedindo que você tenha um computador mais rápido.

Se você, por causa da pandemia de Covid-19, está fazendo home office, siga algumas dicas para deixar seu computador mais rápido
Existem várias maneiras simples de deixar seu computador mais rápido.

Elimine imagens e documentos

Por exemplo, quase todos nós temos muita coisa sobrando e inútil na pasta de imagens. Faça essa limpeza. E, da mesma forma, abra ainda a pasta documentos e verifique quantos deles já estão vencidos ou são desnecessários.

Elimine todos os que você não precisa mais. Repita o processo abrindo e excluindo os itens desnecessários em cada pasta. Vai sair muito lixo e assim você terá um computador mais rápido.

Menos programas, computador mais rápido

Semelhantemente, outra maneira muito simples de garantir um computador mais rápido, com um disco rígido mais vazio, é desinstalando os programas desnecessários.

O Windows 10 tem um sistema seguro para desinstalar programas. Em primeiro lugar, tecle “Painel de Controle” no campo de pesquisa da barra de tarefas. Aliás, o “Painel de Controle” é a ferramenta mais útil para otimizar o seu computador.

Imagem do painel de controle que pode ajudar a deixar o computador mais rápido.
O painel de controle é ferramenta útil para se ter um computador mais rápido.

Desinstalar é tarefa descomplicada

Para desinstalar programas, abra o “Painel” e depois clique em “Desinstalar um programa”, na guia “Programas”. Em outras palavras: a nova página vai mostrar a lista de todos os programas instalados em seu computador.

Portanto, examine com atenção a lista, selecione o programa que você não quer mais e clique em “Desinstalar”. Quanto mais programas você desinstalar mais eficiente será o funcionamento de seu computador.

Problemas no computador? Corrija-os!

Além disso, é possível que seu computador esteja com algum problema que o torne mais lento. E não é difícil resolver isso usando o próprio Windows 10. Primeiramente, tecle “Solução de problemas” na barra de pesquisas do painel de controle. Na nova página que vai se abrir clique na opção “Encontrar e corrigir problemas”.

Imagem do painel de controle para soluções de problemas no Windows e deixar o computador mais rápida.
Solução de problemas do Windows para um computador mais rápido.

Nessa página, você poderá corrigir problemas específicos em todas as configurações do computador, desde conexão com a internet a atualizações, passando ainda por áudio, teclado, pastas, pesquisas, entre outros.

Em seguida, basta solicitar que o Windows localize e corrija os problemas em qualquer uma dessas áreas.

Windows 10 tem ferramenta específica

Outra coisa que deixa seu computador mais rápido é diminuir o número de programas que iniciam automaticamente quando o aparelho é ligado. Entretanto, como fazer isso? Não há truque, afinal o Windows 10 tem ferramenta específica para essa finalidade.

Em primeiro lugar, clique com o botão direito do mouse na janela de pesquisa da barra de tarefas. Em segundo lugar, clique com o botão esquerdo na opção “Gerenciador de tarefas”. Uma pequena janela vai se abrir e você deve clicar na opção “Mais detalhes”.

Confira o desempenho

Aliás, algo interessante de se fazer no gerenciador de tarefas é clicar na guia desempenho para ver a quantas anda o funcionamento de seu PC. Mas o importante, em nosso caso, é clicar na guia “Inicializar”, que mostra todos os programas que são abertos quando se liga o computador.  

Imagem de desempenho para deixar o computador mais rápido.
Você pode também conferir o desempenho e deixar seu computador mais rápido.

Em suma, leia a lista com atenção e selecione todo e qualquer programa que você não necessita que seja aberto automaticamente. Logo após selecione um a um os programas e clique em “Desabilitar”.

Menos apps em segundo plano

Por fim, nossa dica é no sentido de diminuir o número de aplicativos rodando em segundo plano. Você pode nem se dar conta, mas eles são muitos e alguns nunca são utilizados. Como fazer?

Primeiramente, clique no logotipo do Windows, na ponta esquerda da barra de tarefas e depois em “Configurações”. Na janela que vai se abrir, tecle “Aplicativos em segundo plano” na caixa de pesquisa onde está escrito “Localizar uma configuração”. Com toda a certeza, você verá uma longa lista de aplicativos, como dicas, câmera, clima, filmes etc.

Imagem de lista de aplicativos em um computador.
Selecione os aplicativos em segundo plano que você realmente necessita.

Quais desses aplicativos você realmente quer em segundo plano? Mantenha-os. Para todos os demais, clique no botão de desativar. Esses aplicativos, se habilitados, ficam rodando, consomem memória RAM e deixam seu computador mais lento.

Seu computador mais rápido

Siga essas sugestões e você notará grandes melhorias, o seu computador mais rápido. E pronto para as batalhas do dia a dia nestes tempos da Covid-19.

Aliás, se seu computador tiver problemas mais sérios, leia este artigo que mostra várias soluções. Temos igualmente uma matéria sobre teclados personalizados para seu computador, e ainda um artigo sobre como editar textos no Google Docs offline.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
internetUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email