Saiba como preencher e assinar documentos pelo celular

Apps para Android e iOS são simples e também sustentáveis, dispensando o uso de papel

25/06/2018 às 14:00

Todo mundo já passou pela experiência de receber por e-mail um documento em PDF para assinar e devolver. E o procedimento é trabalhoso: primeiro tem que imprimir, depois assinar no papel, aí digitalizar e, então, enviar de volta. Mas já existe uma solução superprática, que evita etapas do processo. Dá para preencher e assinar digitalmente um documento, direto no smartphone ou no tablet. E, se o formulário que deve ser preenchido é em papel, basta fotografá-lo com o celular e o app permite preenchimento e assinatura.

Gostou da ideia? Então conheça aqui a ferramenta que permite preencher e assinar documentos pelo celular ou tablet. É o Fill & Sign, que significa “preencha e assine”, aplicativo gratuito, da mesma Adobe criadora do formato PDF de documentos seguros. Aliás, você pode baixá-lo para Android e iOS. A própria Adobe explica, na página de download do app, o seu funcionamento:

O Fill & Sign permite preencher, assinar e enviar formulários rapidamente. Você pode tirar uma foto de um formulário impresso e preenchê-lo em seu smartphone ou tablet. Em seguida, assine-o de forma eletrônica e envie-o. Não é necessário usar impressora ou fax.

O Fill & Sign permite preencher, assinar e enviar formulários rapidamente

Siga o passo a passo

  1. Para preencher – digitalize os formulários impressos com a câmera ou abra um arquivo do e-mail. Assim, toque para inserir texto ou marcas de seleção nos campos de formulário. Então, preencha formulários de forma mais rápida com entradas personalizadas de preenchimento automático.
  2. Para assinar – crie a assinatura facilmente com um dedo ou uma caneta. Em seguida, aplique a assinatura ou as iniciais ao formulário.
  3. Para enviar – salve os formulários e envie-os a outras pessoas imediatamente por e-mail ou outros aplicativos.

Vantagens de usar o app

  • Preencher e assinar documentos em qualquer lugar e qualquer hora.
  • Ajuda na preservação do meio ambiente ao enviar documentos digitalmente, sem impressão, fax e papel.
  • Assim, aumenta sua organização, mantendo os documentos em um mesmo lugar – seu smartphone.
  • Ganhar agilidade e velocidade.

Como fazer sua assinatura

O Fill & Sign oferece um tutorial com um documento de exemplo para você preencher e ver como é fácil. Além disso, há um atalho para você treinar e praticar sua assinatura. Assim, é possível deixá-la perfeita e aí ela fica salva no dispositivo para uso posterior. Aliás, também há um campo para você praticar e salvar suas iniciais, para o caso de  documentos que exijam rubricas.

 

Na aba Meu Perfil, você insere dados que ficarão salvos para inserção automática em qualquer formulário ou documento. Feito? Vamos então ver como se preenche um formulário.

Preenchimento e assinatura

  1. Abra o Fill & Sign e clique no ícone “Selecione um formulário para preencher”.
  2. Você pode praticar antes de fazer um documento real usando o Sample Form (formulário de amostra), que o app oferece.

    É possível fazer um teste antes de assinar

     

  3. Para fazer um documento real, surgirão opções relativas à origem do formulário, que podem variar de acordo com seu celular. As opções são arquivos PDF, arquivos de e-mail, bibliotecas de fotos ou a de fazer uma foto do documento. Se você for fazer uma foto, faça-a sempre na vertical pois o app não trabalha com telas na horizontal.
  4. Selecione a origem relativa a seu documento.
  5. Preencha os dados nos campos necessários. Clique sobre cada um deles que o Fill & Sign o seleciona automaticamente e abre o teclado.
  6. Assine na hora ou insira sua assinatura já salva.
  7. Confirme que está tudo concluído e correto.
  8. Clique no ícone de compartilhamento. O app irá gerar o PDF e listar suas opções de compartilhamento (e-mail, WhatsApp, o que você precisar).
  9. Selecione o destino e envie.

Pronto! Você assina documentos pelo celular ou tablet, salva e envia formulários ou documentos sem usar papel.

Apps apenas para assinatura

Mas talvez você não precise preencher formulários, apenas assiná-los digitalmente. Para essa necessidade, também existem apps, todos com características e funcionalidades semelhantes. Veja qual lhe agrada mais:

DocuSign

O aplicativo permite importar documentos armazenados localmente, bem como documentos de nuvens, como Dropbox, Google Drive ou Evernote. Além disso, também possibilita o envio do documento assinado diretamente a terceiros, e que terceiros assinem o documento. Oferece suporte a muitos formatos, incluindo PDF, XML, TXT, JPEG etc. O DocuSign está disponível para iOS e Android.

SignNow

Com esse app, você pode importar quantos arquivos quiser, a partir de suas bibliotecas locais ou serviço de nuvem. Você assina e envia documentos e verifica o seu andamento. Aliás, o app é protegido com criptografia de alta qualidade. O SignNow está disponível para iOS e Android.

SignEasy

Bastante elogiado, permite personalizar a cor da assinatura e possui senha para a assinatura para evitar uso indevido. O SignEasy está disponível para iOS e Android.

Ao dispensar o papel, tanto o Fill & Sign quanto os apps para assinaturas digitais contribuem para a sustentabilidade. E, se você está ligado na preservação ambiental, leia este outro artigo aqui do Vivo Tech: 4 apps para deslocar-se de forma consciente

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
aplicativoUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email