Sem roubo de sinal: descubra como ocultar a sua rede Wi-Fi

Descubra como ocultar a sua rede Wi-Fi para evitar que alguém roube o seu sinal e prejudique a sua experiência de navegação.

25/09/2018 às 9:00

Internet lenta de uma hora para outra? Pode ser que alguém esteja “pendurado” na sua conexão. Para evitar esse tipo de problema, há uma solução rápida e eficaz: ocultar a sua rede de Wi-Fi. Ou seja, deixá-la completamente invisível aos olhos de quem estava pensando em usá-la sem a sua autorização.

Entenda porque vale a pena ocultar a rede Wi-Fi.

Internet lenta? Jamais! Ocultar a rede Wi-Fi evita que alguém fique pendurado na sua conexão.

É simples fazer o procedimento. Basta configurar o roteador para alcançar esse objetivo. Como isso acontece? Siga os passos abaixo e fique livre de vez desse problema. Mostramos, a seguir, como funciona!

Como fazer

1 – Procure o IP do seu roteador. É um número semelhante a este: http://192.168.1.1/. Você consegue encontrá-lo no corpo do próprio aparelho, geralmente nas etiquetas laterais.

Conheça as vantagens do Plano Família, da Vivo

2 – Digite o endereço que pegou no roteador em uma nova janela do seu navegador de internet. Em seguida, você vai precisar incluir o nome do admin e a senha. Eles geralmente estão disponíveis no corpo do aparelho. Ou então no manual do roteador. Se você não encontrou o livrinho, possivelmente dá para consultá-lo no site do fabricante.

Entenda porque vale a pena ocultar a rede Wi-Fi.

Tela para a inclusão dos dados do seu roteador.

3 – No menu lateral esquerdo, clique em “Configurações”. Abrirá uma caixa com diferentes opções.

Etapa decisiva

Entenda porque vale a pena ocultar a rede Wi-Fi.

Se o seu roteador for dual band, aparecerão dois níveis de potência.

4 – Em seguida, as opções de rede irão aparecer. Note que há dois tipos de Wi-Fi. Isso acontece quando o roteador é dual band. Ou seja, opera com diferentes níveis de potência (2.4 GHz e 5 GHz). Para ocultar os dois, o procedimento é exatamente o mesmo.

5 –  As opções abaixo aparecem na lateral do menu. Então, clique no botão “Detalhes” para ir para o próximo passo.

Entenda porque vale a pena ocultar a rede Wi-Fi.

Você consegue visualizar todas as informações sobre sua rede.

6 – A tela seguinte mostra as configurações básicas da sua rede de Wi-Fi. Dessa forma, note que há diferentes opções marcadas como “Habilitada”. Aliás, é aí que está o X da questão!

Entenda porque vale a pena ocultar a rede Wi-Fi.

Note que há diferentes caixas para assinalar opções de “habilitar” e “desabilitar”.

7 – Para ocultar a rede, será necessário desabilitar a função “SSDI” (que indica o nome dela). Basta clicar na área redonda para assinalar a opção. Em seguida, clique em “salvar” para confirmar o procedimento.

Entenda porque vale a pena ocultar a rede Wi-Fi.

Desabilite a função indicada para ocultar a sua rede.

8 – Pronto! A sua rede de Wi-Fi já estará oculta.

Importante saber sobre Wi-Fi

Aliás, como você mexeu nas configurações originais do Wi-Fi, todos os dispositivos serão automaticamente desconectados. Para acessá-la novamente, será necessário digitar o nome exato da sua rede. No celular, vá em “Ajustes” (iOS) ou “Configurações” (Android), selecione”Wi-Fi” e toque sobre a opção “Outra”. Por fim, insira todos os dados.

No desktop, clique com o botão esquerdo do mouse sobre o símbolo de internet (no canto inferior direito do computador, pertinho do relógio). Assim, irá aparecer as opções de rede disponíveis. Então, clique em “outra rede” e insira as informações.

Como estará oculta, não aparecerá automaticamente. Por isso, é importante saber o nome certinho. Por fim, nos dois casos, coloque a sua senha e acabou. Problema resolvido!

Se o assunto te interessa, aproveite para ler também uma matéria que fizemos sobre como resgatar a sua senha da rede Wi-Fi caso tenha esquecido. E, para deixar a conexão ainda mais rápida, conheça as diferenças entre repetidores de Wi-Fi e Powerlines.

Aliás, continue conosco para ficar por dentro de todas as novidades e acompanhar nossos tutoriais!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
GadgetroteadorTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email