Como melhorar o sinal do Wi-Fi?

Confira algumas dicas bastante úteis para navegar sem problemas em qualquer cantinho da sua casa.

19/02/2018 às 10:56

Quem nunca precisou conectar a internet da sala e não conseguiu? Ou tentou baixar o último capítulo daquela série nova, mas nada aconteceu? Essas situações podem ser bem irritantes, mas calma! Existem maneiras de navegar de qualquer cantinho do seu lar doce lar. Basta conhecer algumas dicas de como melhorar o sinal do Wi-Fi.

Antes de mais nada, coloque seu roteador o mais próximo possível do centro da casa. O roteador de Wi-Fi emite ondas similares às de rádio, mas seu alcance é bem pequeno. Então, calcule as distâncias. Uma boa dica: deixá-lo no cômodo onde você passa mais tempo conectado. Outro detalhe importante: coloque o roteador o mais alto possível.  

Como melhorar o sinal do Wi-Fi?

Veja como melhorar o sinal do Wi-Fi.

Como melhorar o sinal do Wi-Fi?

Repetidores e powerline PLC

Você mora em uma casa grande, e o sinal não chega a todos os cômodos? Instale um ou mais repetidores. Esses aparelhinhos bem legais são baratos (a partir de R$ 30,00) e “esticam” bastante o alcance do sinal. O uso é simples: instale-o numa tomada, configure e pronto.

Outra solução para melhorar o sinal do Wi-Fi atende por powerline, ou PLC. Essa tecnologia usa a rede elétrica da sua casa para levar o sinal até onde você estiver. É simples: uma caixinha presa ao roteador, outra a uma tomada na sala, por exemplo. Parece louco mas funciona, embora seja mais caro que um repetidor. O melhores aparelhos custam cerca de R$ 150,00.

Como melhorar o sinal do Wi-Fi?

Exemplo de uma powerline

Truques que parecem mágica

O sinal de Wi-Fi “tropeça” em qualquer obstáculo pelo caminho, de móveis a aquários, até o seu gato pode atrapalhar. Por ser frágil, paredes de concreto o atrapalham, elevadores o bloqueiam, distâncias grandes não são para ele.

Por isso também vale apostar em um roteador atualizado e moderno para melhorar o sinal do Wi-Fi. Cada nova versão é melhor que a anterior, com maior alcance. Os fabricantes de roteadores ainda disponibilizam atualizações em seus sites, não deixe de conferir.

Telefones sem fio e aparelhos de micro-ondas são inimigos do Wi-Fi. Portanto, deixe seu roteador longe deles.

E não esqueça: proteja seu roteador com uma boa senha. Além de garantir mais segurança, evita que os vizinhos compartilharem seu sinal, por exemplo.

Você sabe proteger o seu sinal de Wi-Fi? Clique aqui e confira!

Seu roteador é antigo? Troque. Para baixar filmes, por exemplo, você precisa de um aparelho de alta velocidade. Opte por modelos que chegam a 1.750 megabits por segundo para garantir melhor desempenho do sinal de Wi-Fi.

Como melhorar o sinal do Wi-Fi?

Medidas de segurança são importantes para você ter um Wi-Fi veloz.

Apps, sim! Gambiarras, nunca

Existem bons apps para ajudá-lo e medir a velocidade de sua conexão e até para definir a melhor localização do roteador. Para Android, vá à Play Store e escolha entre o Wi-Fi Analyzer e o Wi-Fi Analitics Tool. Para iOS baixe o WiFi Explorer na App Store.

Atenção! Não invente gambiarras. Papel alumínio, lata de cerveja, qualquer coisa metálica, nada disso vai melhorar seu sinal de Wi-Fi.

Contrate um pacote adequado

Por último, mas nenhum pouco menos importante. Certamente, esse é o toque mais importante: contrate um plano de banda compatível à suas necessidades. Se você usa smartphone, tablet, laptop e manda sinal para a tevê, quase tudo ao mesmo tempo, uma conexão de 5 Mbps não adianta em nada. Resolva com um pacote adequado: consulte a Vivo e faça a escolha certa.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email