Resposta automática: saiba como funciona o Smart Reply, do Gmail

Veja como funciona o Smart Reply, o serviço inteligente de mensagens automáticas do Gmail. É mais uma criação do Google a partir de Inteligência Artificial!

23/10/2018 às 14:00

Imagine responder seus e-mails sem digitar uma palavra sequer! O Smart Reply, do Gmail, já faz isso para você. Criada com base em Inteligência Artificial, a tecnologia do Google detecta o conteúdo da mensagem e propõe respostas automáticas que estejam de acordo com o assunto. Por exemplo: se você recebe um e-mail de “parabéns” por alguma conquista, a ferramenta provavelmente irá sugerir um “muito obrigado”.

Descubra o que é Smart Reply.

Serviço de respostas inteligentes do Google analisa o conteúdo dos e-mails para sugerir opções.

O Gmail, então, mostra algumas recomendações de respostas a partir do e-mail recebido. Em seguida, o usuário deve escolher a opção mais adequada e apertar o botão “Enviar”, como aparece na imagem abaixo. Aliás, a tecnologia já está disponível para desktop e mobile (tablets e smartphones).

Descubra o que é Smart Reply.

Note que as opções de resposta ficam logo abaixo da mensagem. Basta clicar sobre elas e enviar.

Como ativar

É simples começar a usar o recurso Smart Reply, do Gmail. Com a sua conta de e-mail aberta no desktop, vá até o menu “Configurações”, indicado pelo retângulo vermelho na imagem abaixo.

Descubra o que é Smart Reply.

Ao abrir as configurações, role a tela para baixo até encontrar o campo de “Resposta inteligente”. Então, marque a primeira opção, que é “Resposta inteligente habilitada”. Assim, o Gmail passará a mostrar as sugestões de respostas, quando houver algo disponível.

Descubra o que é Smart Reply.

Para desativar, no entanto, basta marcar a opção seguinte, que é “Resposta inteligente desabilitada”. De acordo com dados divulgados pelo próprio Google, 10% das respostas enviadas por meio da sua plataforma são automáticas.

Smart Reply no mobile

O processo é o mesmo para ativar o recurso de Smart Reply, do Gmail, no celular ou no tablet. Em primeiro lugar, é preciso abrir o aplicativo do Gmail. Depois, toque nos três tracinhos localizados na parte superior esquerda da tela. Irá abrir uma caixa com diferentes opções. Toque em “Configurações”.

Descubra o que é Smart Reply.

Você verá a primeira tela abaixo (à esquerda). Então, toque sobre o seu e-mail (sinalizado pela seta amarela). Em seguida, verá uma série de opções. Role até chegar em “Resposta inteligente”. Será preciso deslizar o ícone para a direita para assinalar a opção.

Descubra o que é Smart Reply.

Pronto, o recurso está ativado. Simples assim! Para desativar, basta desmarcar a opção seguindo a mesma sequência que postamos aqui.

Smart Compose, do Gmail

Outra função do Gmail para agilizar as respostas é o Smart Compose, lançado recentemente em português. Funciona assim: a ferramenta analisa o conteúdo do e-mail, também a partir de Inteligência Artificial. Em seguida, completa e até mesmo propõe algumas palavras para a sua resposta.

Descubra o que é Smart Reply.

O Gmail analisa o conteúdo do e-mail e propõe frases ao longo do texto.

Você pode aceitar as sugestões ou não, como acontece com o corretor do seu celular. No entanto, o novo recurso ainda está em fase de testes. Para usar, é preciso ir novamente até o menu “Configurações” do seu Gmail. Em seguida, marque a opção “Ativar acesso experimental”.

Assim, você irá testar alguns serviços do Gmail. Inclusive, o Google pode até te mandar um e-mail com uma pesquisa de satisfação. Em relação ao Smart Compose, será preciso esperar um tempo para verificar se o recurso ficará disponível. Atualmente, há apenas a versão para desktop.

Descubra o que é Smart Reply.

O recurso ainda está em fase de testes.

De acordo com um comunicado do Google, em breve todos os usuários terão acesso à função. Também há uma previsão de que o recurso fique disponível para mobile nos próximos meses.

Aliás, há muitas outras funções na nova versão do Gmail, que foi apresentada recentemente. E nós fizemos uma reportagem com a lista de todas elas. Veja aqui o que mudou no e-mail do Google.

Outro lançamento recente do Google é a possibilidade de enviar e receber dinheiro pelo Gmail. Aliás, fizemos uma reportagem contando como o recurso funciona. Leia aqui e fique conosco para saber outras novidades do Gmail ou do Google!

 

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
E-mailUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email