Como fazer uma videochamada por diferentes ferramentas

Aplicativos de comunicação são ainda mais úteis em tempos de isolamento social.

26/05/2020 às 9:00

Fazer videoconferência sempre foi um recurso usado em diversos ambientes corporativos. No entanto, durante a pandemia da Covid-19 a comunicação por vídeo se tornou fundamental não apenas para o trabalho, mas também para se comunicar com familiares e amigos. Você sabe fazer videochamada? Então, acompanhe-nos neste artigo e confira como usar ferramentas como Skype, WhatsApp, Hangouts, Google Meet, Facebook e Messenger.

Videochamada pelo Skype em computador

O Skype foi uma das primeiras e mais eficazes plataformas para ligações em vídeo. Primeiramente, baixe o app.

Print do app skype para se fazer videochamada.
Essa é a página para baixar o Skype para desktop ou laptop .

Ao baixar a ferramenta, caso apareça alguma solicitação de permissão, clique “Sim”. Aguarde a instalação ser concluída, e depois clique em “Vamos lá” e depois em “Entrar ou Criar”.

Print de download do Skype.
Telas para entrar no Skype.

Se você já possui uma conta Microsoft, preencha seus dados e clique em “Próximo”. Caso contrário, siga os passos para criar uma conta.

Print para entrada na conta do Skype.
Entre com sua conta ou crie uma.

Após criar ou entrar com seu usuário, é possível selecionar ou trocar sua foto de perfil. Na sequência já aparece o teste e seleção da saída de áudio e vídeo.

Print de como testar  vídeo.
Teste a câmera e depois localize seus contatos.

Na página seguinte, localize seus contatos e conheça as principais ferramentas disponíveis no Skype. Depois, basta começar a usar.

Print de como iniciar uma videochamada no Skype.
Esse é o botão para dar início a uma reunião por videochamada no Skype.

Para fazer uma videochamada, basta clicar no botão “Reunião” e, em seguida, “Continuar”. Dessa maneira, surgirá uma tela com o link da reunião. Para compartilhar o link com os convidados clique no botão “Compartilhar convite”.

Por fim, clique em “Iniciar chamada” para começar a reunião. Durante o vídeo dá para desabilitar ou habilitar microfone ou câmera. Ao término do encontro, basta clicar no botão “Finalizar”.

Print da tela de reunião do Skype.
Tela de reunião, com o menu de opções e o botão para encerrar a chamada.

Você sabia que o Skype permite legendas para pessoas com deficiência auditivas?

Skype pelo celular

Para fazer videochamada pelo Skype pelo smartphone, baixe e instale o app para Android ou iOS. E siga conforme as orientações na tela. Aliás, o processo de instalação é idêntico ao descrito acima para computador.

Print das Páginas iniciais para instalação do Skype em iOS e Android.
Páginas iniciais para instalação do Skype em iOS e Android.

Siga as instruções, informe ou crie sua conta da Microsoft e dê ao app o acesso a seus contatos. Da mesma forma, permita que a ferramenta acesse o microfone e câmera de seu celular.

Print de como dar permissão aos contatos, câmera e microfone do celular.
No celular, permita acesso a seus contatos, microfone e câmera.

Na tela inicial, você verá seus contatos e as principais ferramentas. Quer fazer uma videochamada? Clique sobre o nome de seu contato e depois clique no símbolo da câmera. Para encerrar, basta clicar no ícone vermelho.

Entretanto, se você quiser falar com mais de uma pessoa, clique primeiramente no ícone da câmera e depois em “Compartilhar convite” e “Iniciar chamada”. Como no computador, os apps para celular permitem adicionar novos integrantes à reunião, desabilitar câmera e microfone. Ao final da videochamada, clique no ícone vermelho para desligar.

Print das funções possíveis em uma videochamada pelo Skype.
Funções possíveis em uma videochamada de reunião pelo celular

Videochamada pelo WhatsApp

É fácil fazer uma videochamada no app de mensagens mais usado, basta tocar no nome do seu contato e no ícone da câmera localizada na barra superior da tela.

Mas também é possível fazer uma reunião com várias pessoas. Para isso, primeiramente, faça uma videochamada comum para um de seus contatos. Depois que ele atender, toque em “+ Pessoas”, no canto superior direito da tela.

Print de como colocar mais pessoas em uma videochamda pelo WhatsApp.

Toque no ícone do alto, à direita, para acrescentar pessoas à sua videochamada pelo WhatsApp

O WhatsApp permitia apenas videochamada em grupos de no máximo quatro pessoas, mas recentemente ampliou para oito pessoas. E já anunciou que, em breve, ampliará o número para 50 pessoas.

Enquanto isso não acontece, use o WhatsApp para sua videochamada com familiares, amigos e colegas de trabalho. Para encerrar a conversa ou reunião, é só tocar no ícone do telefone vermelho.

Seu celular está travando? Veja como resolver o problema.

Videochamada via Hangouts

O Hangouts é uma ferramenta de videochamada do Google. Atualmente, ele pode ser usado apenas no celular, porque na versão para computador o nome mudou para Google Meet (algo que pode ser traduzido como Google Encontro ou Google Reunião), sobre o qual falaremos mais adiante.

Então, se você ainda não tem o Hangouts, primeiro passo é instalar o app. Para fazer uma videochamada, basta selecionar o contato e tocar no ícone da câmera. O botão vermelho finaliza a conexão.

Tela do Hangouts em chamada, com opções de desabilitar câmera ou microfone, e os três pontinhos para adicionar integrantes à videochamada.
Tela do Hangouts em chamada, com opções de desabilitar câmera ou microfone, e os três pontinhos para adicionar integrantes à videochamada.

O Hangouts também permite videochamada com até 150 participantes. E para acionar essa possibilidade, faça uma ligação para um contato, e depois que esse atender adicione os demais, clicando no ícone dos três pontinhos (no alto, à direita), depois em “Convidar e Adicionar pessoas”.

Pelo computador, use Google Meet

Em sua versão para computador, o Google Meet foi, em 14 de maio, disponibilizado para um acesso rápido, a partir da página inicial do Gmail.

Assim sendo, quem tem uma conta Google e um endereço de Gmail, vai encontrar o Meet na coluna de opções à esquerda da tela, com os caminhos para iniciar ou participar de uma reunião.

Clique em “Iniciar” (ícone da câmera) e, depois que a página carregar completamente, clique no botão “Participar agora” e então no ícone de uma silhueta humana (no alto, à direita), para adicionar pessoas à videochamada.

Por outro lado, para participar de uma reunião já existente, abra o Meet clicando no ícone do teclado e depois insira o código que você recebeu do organizador.

O atalho para o Google Meet está visível na barra de opções do Gmail.

O atalho para o Google Meet está visível na barra de opções do Gmail.

Você poderá ainda adicionar pessoas ou copiar o código para enviar para outras pessoas por outras plataformas que não seja o e-mail. A ferramenta é bem completa e permite habilitar ou desabilitar câmera, ativar legendas, mudar o layout da página, compartilhar sua tela e muito mais.

Entretanto, você pode não ter conta Google e Gmail. Não faz mal. Nesse caso, acesse o link do Google Meet e crie ou participe de uma reunião de maneira idêntica, com um clique. As reuniões nessa ferramenta comportam até 250 pessoas.

Google Meet para celular

No celular, o Google Meet pode ser acessado pelo app Meet. Caso ainda não tenha instalado, é só baixá-lo na loja de apps, testar o microfone e a câmera. Depois, dá para criar uma nova reunião ou inserir o código de uma já existente.

Sempre que você entrar em uma reunião, poderá adicionar pessoas ou compartilhar o link por outros meios, como WhatsApp, e-mail, Facebook, entre outros.

 Telas com opções possíveis durante uma reunião em videochamada com o Meet para celular.
Telas com opções possíveis durante uma reunião em videochamada com o Meet para celular.

Além disso, na reunião, você poderá ver quais são os convidados, participar do chat e ao clicar na tela, visualizar as opções para desativar a câmera e o microfone, além de finalizar a chamada.

Videochamada no Facebook e Messenger

O Facebook também é uma ferramenta para videochamada tanto no computador quanto no celular. Para usar, basta clicar sobre o nome do contato com o qual você quer se comunicar e, após, no ícone da câmera, dando a rede social todas as permissões necessárias.

Depois que sua ligação for atendida, você poderá habilitar e/ou desabilitar câmera e microfone, compartilhar tela e adicionar novas pessoas, transformando sua chamada em uma videoconferência.

Imagem da tela de videochamada  do facebook.
Opção “Adicionar participantes” transforma uma chamada em uma videoconferência.

Aliás, você pode fazer exatamente os mesmos procedimentos, para fazer uma videochamada pelo Messenger, que é o aplicativo de mensagens do Facebook.

Quer ter um suporte especializado na sua casa? A Vivo pode te ajudar!

Conheça os planos Vivo Guru
Veja mais sobre
internetUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email