Como espelhar meu celular na TV? Confira as possibilidades

Veja aqui o passo a passo para emparelhar o smartphone com a televisão a partir de vários dispositivos

26/05/2020 às 9:00

Você deve estar pensando: “Coisa boa assistir a minhas séries e vídeos preferidos na tela grande da televisão e não no celular. Mas como espelhar meu celular na TV?”. Leia o passo a passo abaixo, há várias maneiras bem simples, e garanta ainda mais diversão e entretenimento!

A primeira situação é a de falta de Wi-Fi no ambiente, o que, entretanto, não impede que se possa espelhar o celular na TV. Confira as diferentes condições:

Como espelhar meu celular na TV com conexão HDMI

Como espelhar meu celular na TV.

Como espelhar meu celular na TV é pergunta com várias respostas.

Sem Wi-Fi, você vai precisar de uma ligação por cabo. Um cabo que tenha, em uma ponta, o USB comum de seu celular e, na outra, uma entrada HDMI, para conectar na TV. Esse cabo adaptador deve ser do tipo MHL, que você encontra por preços bem acessíveis no e-commerce. Veja vários exemplos de cabo MHL no Google Shopping.

Certamente, seu televisor precisa ter uma entrada HDMI. Aí é só conectar e, nos controles da TV, selecionar a entrada HDMI. E seguir manuseando o celular que terá sua imagem espelhada na televisão.

Também é possível fazer a conexão simplesmente com um cabo USB, se o sua TV tiver uma entrada USB. Todavia, com esse cabo, você somente poderá ver no televisor imagens estáticas, ele não permite a transferência de vídeos.

Aproveite e leia sobre como controlar sua Smart TV pelo celular.

Como espelhar meu celular na TV com o Chromecast

O dispositivo mais usado para espelhar celular na TV é, sem dúvida, o Chromecast. É um aparelho desenvolvido e comercializado pelo Google que promove a ligação, via Wi-Fi, de um dispositivo externo – seu celular, tablet ou notebook – a um televisor. Certamente é uma boa opção.

Em síntese: é só comprar o Chromecast, plugá-lo em uma entrada HDMI da televisão e em uma fonte de energia (que pode ser uma entrada USB da própria TV). Aí é só instalar o app Google Home no seu celular. Ele vai reconhecer o Chromecast e fazer a transmissão de qualquer conteúdo do smartphone para a tela grande.

Para espelhar na TV, basta clicar em um vídeo do YouTube, por exemplo, no seu celular. No canto superior direito, surgirá um ícone representando um televisor. Clique nele e a imagem será transmitida para a TV.

O mesmo se aplica a filmes do Netflix, do Amazon Prime Vídeo, produtores de conteúdo. Todos podem ser conectados pelo app.

Como espelhar meu celular na TV.

O uso do Chromecast traz muitas vantagens:

  • Funciona em Android e iOS;
  • Transforma os televisores em Smart TVs
  • Converte seu celular em um controle remoto para transmitir vídeos, filme, podendo pausar, voltar e avançar.

Modelos e preços de Chromecast

Você encontra o equipamento para espelhar o celular na TV tanto em lojas físicas de produtos de informática quanto no e-commerce. No site Casa Conectada da Vivo você encontra preços variados.

O Chromecast à venda é o de terceira geração, que transmite em HD, 1.080 pixels. Além dele, existe o Chromecast Ultra, que transmite em 4K, porém é necessário ter um televisor com essa definição.

O dispositivo Chromecast tem o tamanho de um polegar

Se você optar em comprar um Chromecast para espelhar o celular na TV, não esqueça de instalar o app em seu smartphone, tem versões para Android e para iOS. Depois, é só diversão.

O sofisticado produto da Apple

Mas digamos que você seja um fã da Apple. É claro que eles também tem um produto para espelhar o celular na TV. Ele se chama Apple TV e tem seu próprio controle, o que significa que não há necessidade de dispositivo externo. Portanto, dispensa um celular, mas também pode ser acessado de forma prática e simples de um iPhone.

O Apple TV permite streaming e atende comandos de voz. Assim, você pode pedir o que quiser: um determinado filme, um ator, uma atriz ou um diretor. Ou os gêneros de filme que adora.

Como espelhar meu celular na tv.

O Apple TV oferece muitas funcionalidades além de espelhar seu celular na TV.

Afinal, embora seja perfeito para espelhar o celular na TV, o dispositivo da Apple é muito mais do que isso. Aliás, ele vem com vários jogos e pode ser usado para controlar funções de sua casa.

Tudo isso, contudo, exige um investimento superior ao do Chromecast, por exemplo. Confira as alternativas de preços da Apple TV no site Casa Conectada da Vivo. Ah, um detalhe importante: você só pode acessá-lo com um smartphone da Apple, com sistema operacional iOS.

Como espelhar meu celular na TV com YouTube

Você não quer ou não pode gastar com um aparelho como Chromecast ou Apple TV, mas não quer deixar de aproveitar o mundo de possibilidades oferecidas pelo YouTube? Não se preocupe, existe uma possibilidade descomplicada para isso.

Primeiramente, é essencial que, tanto no seu celular como na TV, o aplicativo do Youtube esteja instalado. Além disso, os dispositivos precisam estar na mesma rede Wi-Fi.

Com isso feito, abra o app do Youtube no seu celular. Abra o vídeo que deseja espelhar na TV e selecione o ícone da telinha, no alto, à direita. E em seguida selecione o nome correspondente a sua Smart TV. Confira:

Compartilhamento de tela com YouTube é simples e garante um universo de programas.

Depois, é só aguardar a sincronização com a televisão e o vídeo do YouTube escolhido.

Como compartilhar tela com Netflix

Sem um bom streaming ninguém quer ficar. Por isso, espelhar a série ou o filme da Netflix pelo celular para o televisor também é fácil. Primeiro, é importante que tanto no smartphone como na TV o aplicativo da Netflix  esteja instalado. Os dispositivos também precisam estar na mesma rede Wi-Fi.

Então, abra o app da Netflix no seu celular. Selecione o título que quer exibir e clique no ícone de espelhamento. Em seguida selecione o nome correspondente à sua Smart TV. Agora é só aguardar a sincronização com a TV e o programa será exibido.

Se você tem o aplicativo da Netflix instalado no celular e na TV, é muito fácil fazer o compartilhamento de tela.

Como espelhar meu celular na TV com Android

Por fim, existem ainda as TV Boxes, pequenas caixas que operam com o sistema operacional Android. Elas são conectadas à TV e permitem o streaming de vídeo.

Diferentemente do Chromecast, fabricado pelo Google, as boxes são produzidas por várias marcas diferentes, com várias opções de preços. Confira no Google Shopping.

Agora você já sabe tudo sobre como espelhar o celular na TV. Portanto, basta apenas escolher o sistema mais indicado para você e aproveitar. 

Quer ter um suporte especializado na sua casa? A Vivo pode te ajudar!

Conheça os planos Vivo Guru

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email