Descubra como deixar o seu celular mais rápido

Celular lento e travando é o novo mal do século. Neste texto você confere quatro dicas que vão ajudar a tornar o seu aparelho mais rápido e funcional.

23/05/2018 às 9:06

Com a correria do dia a dia, não dá para perder tempo enfrentando lentidão de celular. Isso pelo motivo que o aparelho foi criado para aprimorar todas as suas interações, e não torná-las mais penosas.

Por esse motivo, manter o desempenho do seu celular em dia é essencial. Este texto traz quatro dicas que podem ajudar a tornar o aparelho mais rápido. Entre elas, estão a remoção de aplicativos inúteis, bem como a instalação de recursos que auxiliarão você nesta missão.

Invista em memória externa

Muitos celulares possuem a opção de “aumento de memória” ou, ainda, “memória expansível”. Se o seu aparelho faz parte da lista, invista em um cartão de memória externo, também conhecido como cartão de memória microSD ou simplesmente cartão microSD. Você não gastará menos de R$ 100 e otimizará o desempenho do seu aparelho em pouco tempo.

O cartão de memória externo libera a memória do celular e aumenta seu desempenho. Imagem: Tiger Mobiles.

Se você gostou desta opção, o cartão de memória externo pode ser encontrado na operadora ou em qualquer loja de eletroeletrônicos – às vezes supermercados possuem marcas à venda. Para utilizado, basta inseri-lo na parte traseira ou na lateral do do aparelho, próximo ao chip. Feito isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse “Configurações”;
  2. Selecione a opção “Aplicativos”;
  3. Selecione qualquer aplicativo e o mova para MicroSD;
  4. Se esta opção não estiver disponível, o aplicativo não oferece esta possibilidade.

Salve fotos e vídeos na nuvem

Além de investir em memória externa, você pode liberar memória interna apostando no armazenamento em nuvem. Existem várias marcas oferecendo serviços. Algumas são nossas “velhas” conhecidas, outras, nem tanto.

Cada uma possui um tipo de plano de assinatura diferente, bem como funcionalidades completamente específicas, capazes de tornar uma simples escolha em um verdadeiro martírio.

Porém, considerando o fato de que você está migrando do backup tradicional para o armazenamento de dados na Internet, este texto ajudará você a tomar uma decisão saudável e inteligente.

Instale um aplicativo para deixar o celular mais rápido

Há diversos aplicativos que oferecem uma limpeza no seu smartphone, visando melhorar desempenho e liberar espaço. Na Google Play Store, por exemplo, você encontra vários nomes. Eles normalmente são chamados de “booster”, palavra em inglês que significa “intensificador”. 

Abaixo, você encontrará dois nomes conhecidos, que possuem avaliações altas na loja do Google. Coincidência ou não, ambos foram desenvolvidos pela Cheetah Mobile, líder mundial de ferramentas para dispositivos móveis. Escolha o melhor para você – e para seu smartphone, claro.

Clean Master

Download para Android
Avaliação: 4.7
Tamanho: 56,46 MB
Versão lite do Clean Master

Três prints de telas do aplicativo Clean Master

Clean Master é um aplicativo criado para aumentar o desempenho do seu celular

Não é a primeira vez que o Clean Master dá às caras no Vivo Tech. O aplicativo já foi mencionado em outro momento, quando o assunto era “liberar espaço na memória interna do seu Android”Sem sombra de dúvidas, o Clean Master é o aplicativo gratuito mais completo no mercado de aplicativos.

Além de servir para deixar o seu celular mais rápido, ele atua como antivírus. Entre suas funções, o destaque vai para a opção “Limpar espaço”, que faz uma análise da memória do seu celular e aponta o que precisa ser desinstalado ou desativado para aumentar o desempenho do aparelho.

Os pontos negativos da ferramenta são as propagandas e as notificações. Primeiro, os anúncios no Clean Master aparecem de forma randômica, logo após você realizar alguma otimização, atrapalhando a navegação do usuário. Já as notificações do aplicativo são insistentes. Para quem não é resistente à notificações, prepare-se, pois a luta será dura. De qualquer forma, o Clean Master é uma boa dica para quem está com um celular lento, que trava com frequência.

Speed Booster

Download para Android
Avaliação: 4.7
Tamanho: 6,48 MB

Três prints do aplicativo Booster

Booster, irmão do Clean Master, também serve como recurso para deixar o seu celular mais rápido.

Assim como o Clean Master, o Speed Booster também é uma boa opção.  Ele não é tão completo, mas serve para limpezas que afetarão no desempenho do seu smartphone e, por consequência, na sua rotina.

Entre os pontos altos da ferramenta, estão sua leveza e beleza. Isso porque sua instalação não alcança 10 MB e a interface é simples e intuitiva. Ou seja, com no máximo dois toques na tela você consegue limpar arquivos indesejados e de cache para liberar a RAM do seu celular.

No entanto, como “nem tudo é um mar de rosas”, assim como no Clean Master, as notificações são excessivas. Não a ponto de tornar a experiência ruim, mas incomodam.

Apague aplicativos que você não utiliza

Por fim, mas não menos importante, apague aplicativos que você não utiliza. É normal a gente se empolgar com os aplicativos que vê na Google Play e acabar instalando apps que usamos só uma vez e depois esquecemos. E, com o tempo, esses aplicativos de pouco ou nenhum uso acabam somando e pesando na memória interna do aparelho, comprometendo seu desempenho.

Para resolver isso, uma saída é conferir a quantas anda a quantidade dos seus aplicativos. Além dos aplicativos que nós mesmos baixamos, existem os que já vem com o aparelho. Alguns não são tão interessantes de se ter, mas não é possível apaga-los completamente.

Para fazer essa desativação, é muito simples:

  • Vá em Configurações > Aplicativos;
  • Na lista que surgir, dê um toque no aplicativo que você deseja desativar.
  • Surgirá um aviso do Android sobre o uso do app ser possivelmente atrelado ao uso de outros apps. Se o app em questão não for essencial ao sistema, não tenha medo. Pode desativar, clicando em Desativar app;
  • Na tela seguinte, toque em Ok. Assim, os dados do app serão apagados e ele ocupará menos memória;

Repita essa operação em todos os aplicativos que não tiverem a sua exclusão permitida pelo sistema. Caso você perceba que acabou mexendo no que não devia, fique tranquilo. É possível reverter a ação indo até a aba Desativados, ao lado de Todos os aplicativos, e reativando os apps que precisar.

Assim que você realizar estas quatro opções, seu celular estará pronto para acompanhar você e sua agenda.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
mobileUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email