Como achar meu celular perdido ou roubado?

Em caso de furto ou perda do seu smartphone, nada de desespero. Tanto para Android quanto para iOS, tem como rastrear! A gente mostra como.

01/11/2018 às 17:00

A gente sabe que é um susto quando percebe que não está com o celular por perto. Por conveniência, muitas vezes deixamos os smartphones direto no silencioso e sem vibração. Desse modo, quando o aparelho se perde, nem adianta tentar telefonar para o número na tentativa de localizar pelo som. Então, nesses casos, como achar meu celular?

Assim, ter um serviço de rastreador ativado no seu celular é essencial. O Google oferece essa ferramenta de modo gratuito, em um sistema bastante confiável e prático. No entanto, até bem pouco tempo atrás, essa era uma ferramenta disponível apenas para celulares Android. Desse modo, quem usava os smartphones da Apple costumava ficar sem essa tecnologia.

Como achar meu celular?

Perdeu seu celular? Ache via Google!

Observando a necessidade de trazer a funcionalidade também para os usuários do sistema iOS, o Google resolveu expandir seu alcance. Desse modo, agora é possível ter o recurso de Find My Phone, como é chamada da ferramenta de rastreio do Google, seja você usuário de Android ou de iPhone.

O serviço facilita a vida de quem perdeu ou teve seu celular ou tablet roubado. Por meio de um sistema simples de rastreamento, o Find My Phone do Google permite que você encontre seu aparelho onde quer que ele esteja. Aliás, ele é útil até mesmo naqueles momentos em que você não consegue lembrar onde deixou o celular dentro de casa.

A seguir, mostramos como ativar em seu celular esse recurso do Google. Você verá que é um processo bem rápido e intuitivo. E assim, em poucos minutos seu celular já estará apto a ser rastreado a qualquer momento, sempre que você precisa.

Como achar meu celular Android

Para fazer a ativação do rastreador do Google no seu celular Android, basta seguir esses passos:

  1. Vá nas Configurações do seu aparelho;
  2. Em “Segurança”, acesse “Encontre Meu Dispositivo”;
  3. Coloque como ativada a opção de encontrar o seu dispositivo.

E pronto! Além desses passos, deixe a localização GPS sempre ligada. Desse modo, você pode encontrar, bloquear e até deletar seus documentos sem precisar ter seu celular na mão, de maneira remota.

Após seguir os passos acima, você pode rastrear seu smartphone sempre que precisar. Para isso, basta acessar a página de rastreador de dispositivos Android. Estando logado na sua conta do Google, um mapa será apresentado. Assim, o sistema passa a tentar se conectar com o seu aparelho.

Desse modo, caso o sistema consiga se conectar ao aparelho, em alguns instantes será informado onde o smartphone foi conectado pela última vez, no mapa. Além disso, a ferramenta mostra conexão de internet e nível da bateria.

Como achar meu celular?

Google disponibiliza ferramenta para achar seu celular via mapa.

Assim que o sistema encontra seu celular, você tem três ações possíveis:

  • Reproduzir som: o smartphone começa a tocar. Essa é uma boa opção para encontrar seu celular, caso o tenha perdido dentro de casa;
  • Bloquear: com essa ação, seu celular fica travado e só pode ser acessado por nova senha, que só você pode definir;
  • Limpar: essa opção reseta seu telefone, excluindo suas informações e arquivos. Assim como a opção “Bloquear”, se trata de uma boa saída em caso de furto ou roubo.

Escolha qual delas mais atende a sua situação e imediatamente será feito pelo Google.

Leia também: Seguro para celular vale a pena?

Ativando o rastreamento do Google no iPhone

Como dito, o Google liberou para os usuários do sistema iOS o recurso Find My Phone, anteriormente disponível apenas para aparelhos Android.

Dessa forma, agora quem tem iPhone pode usar o recurso do Google para localizar em um mapa seu aparelho furtado ou perdido.

O modo de ativar o recurso no iPhone é bem similar ao procedimento no Android. No entanto, diferente do que acontece no sistema do robôzinho, a ativação da busca do iPhone é feita toda via site.

Desse modo, para iOS, o que você precisa fazer é acessar o site myaccount.google.com e escolher o box “Encontrar seu smartphone”. Na página que se abre, você pode cadastrar seu smartphone e outros aparelhos Apple.

Como achar meu celular?

Cadastre no site do Google o seu iPhone e ache mais fácil seu celular.

Com o aparelho cadastrado, quando você precisar rastrear seu aparelho, basta acessar o site novamente, dessa vez para fazer a busca.

O rastreamento do Google para iPhone funciona bem, no entanto não é tão completo quanto o sistema oferecido para o Android. Pelo menos, não ainda. Isso porque na versão para iPhones e iPads, não é possível apagar remotamente os dados dos aparelhos.

Clique aqui para saber como recuperar os dados do seu celular caso ele seja roubado.

Usando o Find My iPhone

Além da opção do Google, os usuários dos aparelhos da Apple podem contar com o Find My iPhone. Se trata do app nativo do sistema, cuja função é rastrear o iPhone perdido e ajudar seu proprietário a descobrir sua localização em poucos minutos.

Desse modo, o Find My iPhone está disponível de graça para quem tem dispositivos da Apple. Inclusive para as versões mais recentes do iPhone e do iPod touch, com o iOS 4.2.

Como achar meu celular?

Nativo do iOS, o Find My iPhone já vem junto com o aparelho.

Para utilizar, basta fazer o download do app e logar no sistema. Ou então, inicie uma sessão no iCloud. Em instantes, se abrirá um mapa com a localização do iPhone perdido. Além disso, você também tem a opção de programar o sistema para reproduzir um som de alerta ou enviar mensagem para um número de contato.

Por fim, com o Find My iPhone você pode bloquear o aparelho e até apagar suas informações remotamente.

Concluindo

Com sua ferramenta de simples acesso e uso, o Google fornece um importante auxílio para os que precisam recuperar celulares roubados ou perdidos.

Desse modo, o Find My Phone se encontra disponível para usuários de iPhone e Android, podendo ser utilizado sem custo e sem necessidade de download de aplicativos extras.

Se trata de uma inovação muito útil, que oferece uma alternativa segura para recuperação de aparelhos em caso de extravio ou roubo.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email