Comic Con 2019: tudo o que rolou no universo pop da CCXP

Em sua 6ª edição, Comic Con 2019 foi um enorme sucesso, com um público de mais de 280 mil pessoas.

09/12/2019 às 12:00

A Comic Con 2019 movimentou multidões em São Paulo de quinta (05/12), até domingo (08/12). Inegavelmente, os pavilhões do São Paulo Expo estiveram lotados, com um astral vibrante e muito agito. Tudo porque o universo geek estava lá, com muitas atrações imperdíveis para os fãs da cultura pop, de quadrinhos, de séries e de super-heróis.

Foi certamente uma loucura. Nada menos que 280 mil pessoas, com os ingressos comprados semanas antes da realização da Comic Con 2019, já que a procura mais uma vez foi recorde.

Comic Con 2019, onde o próprio público é atração

E o mais interessante é que, como em edições anteriores, na Comic Con 2019 se apresentaram vários artistas famosos, todavia o próprio público foi parte importantíssima do espetáculo. Como? Em suma, boa parte dos visitantes apareceu fantasiado. São os cosplayers, que se vestem como seus heróis preferidos e são uma atração à parte. Nos quatro dias do evento, milhares de cosplayers circularam pelos pavilhões.

Foram centenas de Mulheres Maravilha, a fantasia mais usada deste ano. E muitos Super-homens, Homens Aranha, Misters Spock. E alguns cosplayers eram tão parecidos com seus personagens que impressionaram. Vejam alguns dos mais divertidos nas fotos abaixo:

Cosplayer da Comic Con 2019.
Cosplayer de respeito presta atenção nos mínimos detalhes da caracterização.
Cosplayer da Comic Con 2019.
A maquiagem é fundamental para incorporar um personagem.
Cosplayer da Comic Con 2019.
Gatinha da Hello Kitty já virou um clássico.
Cosplayer da Comic Con 2019.
Heróis e vilões se encontram em clima amistoso.

Em busca dos ídolos

Assim, toda essa gente se aglomerou nos pavilhões para participar de painéis, assistir filmes, ter experiências sensoriais, juntar-se a sessões de fotos e autógrafos. E, além disso, curtir performances e campeonatos de videogames.

Boa parte do público que foi à Comic Con 2019 queria também encontrar seus ídolos: atores, diretores, roteiristas, desenhistas, quadrinhistas. Em suma, todo mundo com um papel na cultura pop. E certamente não se decepcionou, já que foi muito grande o número de pessoas significativas desse universo que passou por lá.

O susto de Ryan Reynolds

Os famosos foram à Comic Con 2019 não apenas para apresentar teasers de suas produções (filmes ou séries), como também promover a venda de artigos relacionados a essas produções e ainda apresentar instalações referentes a elas. Além disso, interagir com o público, permitindo fotos e distribuindo autógrafos.

Aliás, um desses famosos foi o ator Ryan Reynolds, que veio apresentar seu novo filme, Free Guys. E ele escapou de um acidente enquanto interagia com seus fãs: uma barreira que separava os artistas do público acabou caindo pela pressão da plateia. E quase atingiu Reynolds, que como escapou com um salto. Contudo, ninguém ficou ferido.

Reynolds na Comic con 2019.
Ryan Reynolds escapou por pouco de ser atingido pela queda de uma barreira metálica

Aliás, Reynolds tem tantos fãs no Brasil que foi o artista mais assediado, tanto que sua chegada aos pavilhões chegou a causar tumulto.

40 delegações de Hollywood

Todos os artistas certamente vieram a São Paulo para a Comic Con 2019 de bom grado. E isso porque o evento tem imenso poder mercadológico. Ele movimenta bastante dinheiro – a organização calcula que essa edição fez girar cerca de R$ 265 milhões. Assim, nada menos que 80 marcas importantes participaram da CCXP. Só de Hollywood vieram 40 delegações, de todos os estúdios e produtoras importantes.

Tudo é tão grande, as atrações são tantas que é impossível ver ou participar de tudo. Por exemplo, o público da Comic Con 2019 é, historicamente, grande fã de histórias em quadrinhos. Por isso, na chamada Artist’s Alley, o espaço específico para os quadrinhistas, estiveram nada menos que 542 artistas, recebendo seus fãs em 352 mesas. Lá estavam todas as principais editoras de HQ, trazendo seus desenhistas, dos famosos aos iniciantes.

Comic Con 2019, em São Paulo, teve público recorde, 280 mil pessoas
Comic Con 2019 foi como o próprio universo pop: super em todos os sentidos.

Frozen 2, uma atração

Da mesma forma, as empresas do setor de cinema e produção de séries de TV participaram. A presença é indispensável, sobretudo porque quem não participa da CCXP simplesmente está fora do mercado. Assim, não é possível simplesmente relatar tudo que rolou nos quatro dias. De fato, o número de ações, eventos e acontecimentos de cada dia foi gigantesco.

Mas alguns desses eventos devem ser destacados. Por exemplo, a primeira exibição nacional do filme Frozen 2. Nada menos que 3 mil pessoas se amontoaram no auditório principal para a estreia. Muitos passaram mais de 12 horas na fila. Aliás, para entrar nos pavilhões e conseguir um bom lugar, teve gente que acampou por 42 horas na Comic Con 2019.

Margot Robbie e As Aves de Rapina

Outra presença importante foi a da atriz Margot Robbie, que trouxe com ela o elenco do novo filme Aves de Rapina – Arlequina e sua Emancipação Fabulosa, que estreia aqui no Brasil no dia 6 de fevereiro de 2020. Nessa produção, Arlequina opera de maneira independente do Coringa. E, dessa maneira, reúne várias anti-heroínas.

A atriz Margot Robbie em clima de euforia na Comic Con 2019.
A atriz Margot Robbie em clima de euforia na Comic Con 2019.

Ao lado da diretora Cathy Yan, a linda e simpática Margot apresentou a primeira cena do filme e não partiu sem deixar sua mensagem: “Feminismo não é só para mulheres!”.

Final da última trilogia Star Wars

A Comic Con 2019 foi uma CCXP bem politizada, com manifestações de caráter político vindas de astros e até do público. Além disso, nada menos que 70% das pessoas que participaram como público não eram de São Paulo.

Também houve uma presença forte masculina: o diretor J.J. Abrams, do filme A Ascensão Skywalker. Ele participou de um painel contando novidades sobre o último capítulo da saga. Foi um sucesso, com tanto entusiasmo que Abrams precisou de 5 minutos, sob os aplausos dos fãs dessa terceira trilogia da série Star Wars, para afinal começar a falar.

Ele estava acompanhado dos três atores principais do filme – Daisy Ridley, Oscar Isaac e John Boyega – e houve um inevitável clima de adeus.

Atores da sada de Star Wars na Comic Con 2019.
O diretor Abrams (de óculos), com os atores Daisy, Oscar e John.

Gal Gadot, a Mulher Maravilha

Entretanto, a principal atração certamente foi Gal Gadot, que esteve no painel de encerramento da Comic Con 2019, juntamente com a diretora Patty Jenkins.

 Gal Gadot, a Mulher Maravilha, foi atração especial da Comic Con 2019.
Gal Gadot, a Mulher Maravilha, foi atração especial da Comic Con 2019.

Gal é a atriz que interpreta a Mulher Maravilha e veio fazer a divulgação de sua nova película, chamada Mulher Maravilha 1984. Sua recepção, em um auditório superlotado (sim, tudo pode ser acompanhado da palavra “super” na Comic Com 2019!), foi inegavelmente um delírio. Tanto Gal quanto Patty tiveram que gritar muito para serem ouvidas.

Todos os 3.300 presentes receberam braceletes iluminados com cores vivas. Gal afirmou que esse é o maior filme que já fez, enquanto Patty salientou que a Mulher Maravilha é a heroína do futuro, poderosa mas também gentil. O filme estreia mundialmente no dia 5 de junho de 2020, e na Comic Con 2019 foi divulgado um novo trailer oficial da produção. É superlegal, confira:

Ingressos à venda para 2020

Então foi isso: o universo da cultura pop esteve reunido por quatro dias em São Paulo, em uma Comic Con 2019 gigantesca. Deixou, assim, um gosto de “quero mais”, com a promessa dos organizadores de uma nova edição em 2020. A qual, aliás, já tem data: de 3 a 6 de dezembro. E inclusive ingressos antecipados estão à venda para caravanas. A edição 2020 da CCXP, certamente, vai bater de novo todos os recordes.

Aliás, se você quer ver muitas imagens de cosplayers e atores, e além disso conferir todo mundo que passou pelos pavilhões da São Paulo Expo, tem muita coisa para ler e ver no site oficial da organização.

Igualmente vale a pena recordar o que rolou na CCXP de 2018. Além disso, recomendamos um artigo especial sobre empresas brasileiras que investem em e-sports. E, de forma similar, uma seleção de jogos ótimos para Android e iOS.

Veja mais sobre
Entretenimentointernet
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email