Coisas incríveis que seu iPhone faz e você não sabia

Confira a lista cheia de curiosidades sobre os aparelhos da Apple

22/05/2018 às 17:03

Confira a lista cheia de curiosidades sobre os aparelhos da Apple

No mundo atual, é muito difícil encontrar alguém que não tem um smartphone, não é mesmo? Mas, apesar da maioria das pessoas passarem, praticamente, o dia todo grudadas com seus celulares, muitas funções ainda são desconhecidas para grande parte dos usuários.

Para facilitar o dia a dia, os aparelhos contam com truques e segredos que podem mudar sua vida em seu sistema operacional. O problema é que, muitas vezes, eles acabam não sendo usados por serem desconhecidos. Para ajudar, decidimos listar 16 coisas que o seu iPhone faz e, talvez, você não sabia. Confira!

 

Enviar mensagens de SMS com vídeos que se destroem

Assim como acontece no Snapchat, os usuários do iPhone 6 têm a opção de enviar vídeos que se autodestroem depois de visualizados. Esse recurso é bem simples e fácil de ser usado: basta segurar o botão de enviar foto por mensagem, gravar o vídeo e enviar.

Dá para mandar vídeos por SMS e ver os arquivos se autodestruírem

Compartilhar localização

Todo mundo, em algum momento da vida, já precisou compartilhar a localização para um amigo e, para isso, utilizou o WhatsApp. O que poucos sabem é que é possível fazer isso por mensagem também: é só entrar na conversa e clicar na opção “Detalhes”, que pode ser encontrada ao lado do nome do contato, e prontinho!

Quer que alguém acompanhe a sua localização por um tempo? Isso também é possível! Basta seguir os passos para enviar um local e clicar em “Compartilhar localização”. Você também pode escolher a duração (por uma hora, até o final do dia ou sem limites) deste compartilhamento de localização.

 

Tudo sobre a Siri

Falar com a Siri sem pressionar o botão

Para falar com a Siri, a famosa assistente digital da Apple, sem pressionar o botão “Home” é bem fácil: basta acessar os “Ajustes”, clicar em “Geral”, depois “Siri” e selecionar o “Permitir ‘Hey Siri'”. Depois disso, quando o dispositivo estiver conectado a uma fonte de energia é só falar “Hey, Siri” e tirar todas as suas dúvidas.

Outra funcionalidade da Siri que não é muito conhecida é permitir que ela leia as mensagens de texto. Para ativar, vá em “Ajustes”, depois em “Geral”, em seguida “Acessibilidade”, clique em “Fala” e por último “Falar seleção”. Assim, a assistente será capaz de ler as mensagens selecionadas (é só clicar duas vezes em cima do texto e depois apertar em “falar”).

Siri tem diversas funcionalidades desconhecidas

 

Traduções da Siri

Por falar em Siri, agora os usuários que já possuem o iOS 11 têm alguns novos recursos da assistente à sua disposição, entre ele a capacidade de traduzir frases para alemão, chinês, espanhol, italiano e francês. Para usar, basta dizer “Como você diz” mais a sua frase desejada” e terminar com “em francês”, por exemplo, ou sua escolha de idioma, e a Siri responderá. É importante reforçar que para usar essa função é preciso ter conexão com a internet.

Siri faz a tradução em diferentes idiomas

Digite para a Siri

Mas como nem todos curtem falar com a Siri, também é possível conversar com a assistente por digitação. Isso mesmo!

Ative o recurso “Digitar para Siri” nas configurações de acessibilidade. É uma opção um pouco mais lenta do que a convencional de falar com a assistente da Apple, mas pode ser bastante útil.

 

Carga diária

Essa é especialmente para os apressadinhos: você sabia que existe uma maneira de carregar seu celular duas vezes mais rápido? Basta colocar o celular no modo avião.

 

Esconder algumas fotos

Quem nunca deu o celular para um amigo ver uma foto e, na empolgação do momento, ele acabou vendo mais do que você gostaria? Isso é muito comum, então, se você quer esconder suas imagens nas “Fotos” é só clicar no botão de compartilhar e escolher a opção “Ocultar”. Desta forma, essas imagens selecionadas ficarão de fora das listas de coletâneas, momentos e anos (mas ainda poderão ser vistas pela página do álbum).

 

Fotos com o fone

É possível para ocultar as fotos no iPhone

Poucos sabem, mas além de mudar o volume das músicas, os fones originais da Apple também servem para tirar fotos. Basta abrir a câmera do celular e, com o acessório conectado, use os botões para fazer seus cliques com mais comodidade.

 

Formatação de textos

O iPhone permite mudar a formatação de seus textos no bloco de notas e no corpo do e-mail. Sem precisar de apps adicionais, é só selecionar o trecho desejado e escolher as opções negrito, itálico ou sublinhado em um pop-up flutuante.

 

Notificações

Para quem costuma levar o aparelho para as reuniões de trabalho e deixá-lo virado de cabeça para baixo em cima da mesa, é possível usar o flash da câmera para ficar de olho quando receber uma nova mensagem.

Acesse os “Ajustes” do iPhone, clique em “Geral”, depois em “Acessibilidade”, em seguida “Flash LED para Alertas” e a luz traseira do seu celular vai alertar quando houver uma notificação pendente.

 

Apagar números na calculadora

Truque simples facilita o uso da calculadora

Quem usa o app com frequência não pode ficar sem saber dessa função! Digitou um número sem querer? Para apagar, basta passar os dedos para a esquerda ou direita na parte de cima da tela. Fácil, não é mesmo?

 

Conferir se uma superfície está nivelada

Quase ninguém sabe, mas o app de compasso conta com essa função um pouco escondida. É só deslizar o dedo para a esquerda e ela será ativada.

 

Parar automaticamente sua música

E já que o assunto é música, esse recurso é especial para quem não dispensa ouvir um som nem mesmo na hora de dormir: é possível usar o relógio do seu celular como “Sleep mode”.

No timer do relógio, é só programar o tempo desejado e escolher a opção “Parar reprodução”. E o melhor é que isso funciona, inclusive, com músicas do Spotify.

 

Customizar a Central de Controle

O Central de Controle (aquela aba com luminosidade e player de música), que pode ser encontrada deslizando a parte inferior da tela, pode ser deixada do seu jeitinho!

Para os usuários que já possuem o iOS 11, há a possibilidade de fazer um printscreen da tela, usar a calculadora, o bloco de notas, ativar a rede de dados (e não somente o Wi-Fi, como na versão anterior) e até mesmo trocar para o modo de pouca energia.

 

Chamadas telefônicas o dia inteiro? Nem pensar!

Poucas coisas são mais chatas do que o telefone ficar tocando incessantemente durante uma reunião, uma entrevista de emprego ou até mesmo quando estamos dormindo. No iPhone existe a opção de receber qualquer barulho de chamada telefônica ou notificação durante um determinado período do dia.

Para configurar essa função basta acessar os “Ajustes” e depois clicar na opção “Não perturbe”; em seguida, escolha a opção “Programado” e aí escolher o momento do dia em que você não quer ser incomodado e seu celular não vai receber nem notificações e nem chamadas.

Quer saber mais sobre as funcionalidades e características do iPhone? Clique aqui e confira uma série de curiosidades!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email