Como renovar CNH pela internet?

Motoristas da capital e de muitas cidades do interior paulista podem renovar CNH pela internet, sem ir ao Detran.

28/08/2019 às 9:00

É possível renovar CNH pela internet? Bem, para moradores do estado de São Paulo, a reposta é sim. Inegavelmente um avanço, que só é possível pela tecnologia. Vamos mostrar a você como o procedimento é simples. Confira, então, logo a seguir.

 Renovação da CNH pela internet é possível em São Paulo.
Renovação da CNH pela internet é possível em São Paulo.

O serviço está disponível para quem reside na Capital e em uma extensa lista de municípios. Confira aqui essa lista. E veja se a sua cidade está contemplada.

O procedimento é bem simples

Se você reside em uma dessas cidades, certamente o procedimento para renovação da CNH pela internet é bem simples. Em primeiro lugar, acesse o portal do Detran-SP e clique em “CNH – Habilitação”, no alto, à esquerda.

Veja como é simples renovar CNH pela internet.
Clique no acesso aos serviços para CNH.

Em seguida, na página que abrir, clique em “Renovação da CNH”.

Você deve clicar em “Renovação da CNH”.

Depois, mais uma nova página surgirá, e você verá a palavra “Novidade” em destaque, bem no alto. No pequeno texto logo abaixo, você deve clicar em “Veja detalhes aqui”, em azul, no final da frase. Feito? Na nova página, é só clicar no botão verde “Faça pela internet”:

Veja como é fácil renovar CNH pela internet.
O terceiro passo está bem visível na página do Detran/SP.

Então é só fazer seu cadastro, com seu número de CPF e você será encaminhado para exame médico e psicotécnico nas clínicas credenciadas. Em suma, são os únicos momentos, portanto, em que você será exigido presencialmente. É necessário pagar uma taxa.

Finalmente, sua foto, assim como assinatura e impressões digitais, serão as mesmas já cadastradas no Detran/SP. Assim, você não precisará ir a um posto de atendimento. E esse é, aliás, o principal motivo da oferta desse novo serviço: nada menos que 50% do movimento no Detran é de gente renovando carteira. E o Detran quer reduzir esse acúmulo no atendimento presencial.

Renovar CNH pela internet é um procedimento simples e está disponível em todo o estado de São Paulo
Renovar CNH pela internet é possível na capital e no interior de São Paulo.

Você recebe sua nova carteira pelo correio

A nova CNH pela internet será enviada pelos Correios para o endereço do solicitante. Dessa maneira, o prazo para entrega é de 7 dias úteis.

Mas, atenção: o procedimento só está aberto para portadores de CNH dos tipos A e B, para motos e automóveis. Motoristas com carteiras dos tipos C, D e E devem continuar indo presencialmente aos postos, já que precisam fazer ainda exame toxicológico.

No entanto, o serviço ainda não está disponível em outros estados. E não há previsão de quando estará.

E então, pronto para renovar sua CNH pela internet? Aproveite e leia igualmente sobre a CNH digital,  e ainda sobre os documentos do carro também digitalizados.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
internetUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email