Clonapp Messenger: proteja-se de apps que podem clonar seu WhatsApp

Saiba como evitar que aplicativos como o Clonapp Messenger clonem a sua conta do WhatsApp sem a sua autorização. Veja o que fazer para evitar o problema!

30/11/2018 às 17:00

Ter o WhatsApp clonado se tornou algo mais comum do que se imagina. Assim, é possível ver as mensagens da pessoa em questão mesmo não tendo o chip dela em mãos. Aliás, alguns desenvolvedores já criaram aplicativos que se encarregam de fazer esse tipo de “serviço”. O Clonapp Messenger é um deles e pode representar um perigo para a sua conta.

Veja como se proteger o Clonapp Messenger.

Há aplicativos que podem clonar a sua conta do WhatsApp. Saber protegê-la é essencial.

No entanto, a maioria dessas plataformas impõe uma condição antes de baixá-los: é necessário possuir em mãos o celular da pessoa que terá as mensagens visualizadas e monitoradas. Isso porque o app tem um QR Code, que deverá ser escaneado pelo smartphone da vítima. Ou seja, não é qualquer um que consegue utilizar a plataforma. O interessado em ver as suas conversas deve ser próximo ou então ter roubado o seu aparelho.

Veja como se proteger o Clonapp Messenger.

O Clonapp Messenger exige o celular da vítima para escanear o QR Code.

Aliás, esse tipo de ferramenta possibilita o espelhamento das conversas. Inclusive, o procedimento de uso é semelhante ao do WhatsApp Web. Com o Clonapp Messenger e outros apps semelhantes é possível ter acesso ao WhatsApp a partir de outros celulares ao mesmo tempo.

O app, no entanto, não manda notificações para o usuário alertando sobre o clone (ao contrário do WhatsApp Web, que diz a quantidade de sessões em cada conta). Você continua navegando pelas suas conversas sem perceber que alguém também está de olho nelas. Por isso, é importante se proteger. Veja dicas essenciais a seguir!

Como se proteger do Clonapp Messenger

Quando o app foi lançado, muito se falou sobre o perfil dos usuários. Eram, sobretudo, homens ou mulheres que desejavam monitorar as contas dos seus parceiros para descobrir possíveis traições. Havia também pais que se preocupavam com os seus filhos – e desejavam acompanhar as conversas para descobrir onde estavam e com quem se relacionavam.

Veja como se proteger o Clonapp Messenger.

Ao clonar a conta, a pessoa tem acesso a todas as suas conversas.

No entanto, nos dois casos, o uso desse tipo de app é considerado um abuso de privacidade. Por isso, é importante estar atento para evitar invasões feitas por meio do aplicativo. A principal maneira de se proteger é colocar senha para restringir o acesso ao celular e não compartilhá-la com ninguém.

Assim, o infrator só conseguirá clonar a conta mediante ao código. Pois, como dissemos anteriormente, é necessário usar o aparelho da vítima para ler o QR Code e, então, começar a utilizar o Clonapp Messenger. Se o espião não tiver a sequência numérica, não conseguirá clonar a conta.

Veja como se proteger o Clonapp Messenger.

Não compartilhe a sua senha de acesso com ninguém. Isso ajuda a garantir a sua privacidade.

Se você perdeu ou teve o celular roubado, fica mais difícil restringir. A saída é enviar um e-mail para support@whatsapp.com com a frase “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta”. A mensagem deve ir tanto no assunto quanto no corpo do e-mail. Já o número de telefone precisa estar no seguinte formato: +55 XX YYYYYYYYY (escreva +55 no começo, depois inclua os dois dígitos do DDD, e em seguida o seu número).

A conta pode ser reativada em até 30 dias. Após esse prazo, poderá ser excluída definitivamente. Enquanto isso, os seus contatos continuarão vendo seu perfil normalmente. E todas as mensagens recebidas durante esse período ficarão pendentes por um mês. Elas aparecerão para você assim que a conta for reativada.

Aliás, veja uma matéria completa com dicas do que deve ser feito quando o seu celular foi clorado em diferentes situações.

Movimentações estranhas? Proteja-se!

O Clonapp Messenger e outras plataformas semelhantes conseguiram burlar os alertas que avisam o usuário quando o WhatsApp está sendo usado em outros dispositivos. Mesmo assim, é importante redobrar a atenção ao comportamento do app. Ao notar movimentações estranhas no seu WhatsApp, uma boa saída é desinstalar o app do seu smartphone.

Veja como se proteger o Clonapp Messenger.

Atenção redobrada a comportamentos estanhos em seu WhatsApp!

Em aparelhos Android, siga o caminho:  Configurar > Apps > WhatsApp > Desinstalar. Já nos celulares com sistema iOS, segure o botão de “Iniciar” por alguns segundos. Seus aplicativos começarão a tremer e ganharão um “X” preto. Para desinstalar, toque sobre o símbolo que apareceu em cima do ícone do WhatsApp. Pronto! Depois basta instalar novamente e voltar a usar.

Concluindo!

O Clonapp Messenger e outras plataformas semelhantes “duplicam” a sua conta do WhatsApp. Porém, é preciso ter acesso ao celular da vítima para conseguir ver as mensagens dela. Isso porque o app exige que você use o celular da pessoa para escanear um QR Code e, assim, clonar a conta.

Dessa forma, só pessoas próximas conseguem utilizar a ferramenta ou então alguém que roubou o seu aparelho. O WhatsApp original, por sua vez, não é notificado quando alguém clonou a sua conta usando esse tipo de aplicativo. Por isso, é fundamental proteger o aparelho com a senha de acesso e não compartilhá-la com ninguém.

Nós também já falamos sobre como evitar que hackers usem sites para acessar seu WhatsApp. Clique aqui para ver como esse sistema funciona. E aproveite para navegar por outras matérias do Vivo Tech!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Redes SociaisWhatsapp
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email