Cinco gírias usadas nas redes sociais que você precisa saber!

O que é “tbt”? E o que significa o “up” que tantos usam em postagens no Facebook? Fique por dentro em nosso guia rápido das redes sociais.

08/06/2018 às 14:00

Ficou perdido quando deram um “up” na sua postagem? Não entendeu nada quando a amiga postou com a hashtag #OOTD? Pode acontecer. Essas expressões, assim como outras que rondam a internet, são gírias de internet relativamente novas.

Gírias são parte de uma linguagem coloquial, mais popular, criada e usada por determinados grupos sociais ou profissionais. Elas são usadas para substituir termos ou conceitos mais sisudos, difíceis de usar em um ambiente pouco tradicional.

E na internet não seria diferente! Existem algumas gírias criadas na internet que muitas pessoas por aí não fazem ideia do que significa. Às vezes, ficam por fora do assunto.

Palavras como “tbt”, “up” e “fbf”, por exemplo, são algumas das gírias e hashtags populares nas nossas timelines. Você sabe o significado delas?

Para ajudar você a ficar por dentro dessa e de outras expressões populares nas redes sociais, trazemos o significado de algumas das gírias mais usadas internet. Vamos lá?

O que significa TBT?

Saudosistas de plantão, esse momento é de vocês! TBT é uma sigla para throwback thursday, que pode ser traduzido do inglês para “quinta-feira do retorno” ou quinta-feira do regresso”. É uma hashtag utilizada pelos internautas nas redes sociais para categorizar fotos que se referem ao passado, que dão saudades, destacadas pelo #tbt.

Toda quinta-feira é dia de TBT. Por isso, especificamente nesse dia da semana, muitas pessoas postam fotos antigas, rememorando momentos saudosos do passado e utilizando a hashtag para marcar. Vale lembrar que não precisa ser uma grande antiguidade para ser digno de registro com o #tbt, viu? Pode ser um passado recente. Afinal, quem não tem saudade do último feriado, que aconteceu semanas atrás? Ele também merece um throwback Thursday, por que não?

Qual o significado de #FBF?

Essa tag tem uma função e um significado bastante parecidos com o de TBT, mas com uma diferença primordial. FBF é a sigla para Flashback Friday, termo cujo significado em português é algo como sexta-feira do flashback – aquela técnica dos filmes e séries para recordar rapidamente cenas que aconteceram no passado.

Assim, o FBF é também uma gíria saudosista. Se a saudade apertar na sexta-feira, use #FBF e compartilhe sua foto antiguinha sem medo de errar.

O que quer dizer comentar “up” no Facebook?

Up, em inglês, quer dizer algo como “para cima”. Você já deve ter notado que os posts do Facebook voltam a aparecer no topo da timeline sempre que recebem um novo comentário. Então, o “up” serve justamente para trazer de volta aquele post que já tinha se perdido na timeline da rede.

E por quê “up”? O motivo se estende em várias razões, mas a principal delas é por conta de “up” ser uma palavra curta, fácil de digitar e que significa que se está “colocando para cima” a postagem em questão.

O “up” é usado principalmente nos grupos do Facebook, para resgatar um tópico que ainda precise de atenção. Na publicação da própria timeline, ele é usado principalmente quando informação antiga volta a ser relevante ou para dar um desfecho em uma situação que ficou em aberto.

Quer um exemplo de uso do “up”? Você postou em um grupo sobre uma vaga de emprego na sua empresa. Passado alguns dias, ninguém respondeu. A saída pode ser comentar a sua própria publicação com um “up”. Assim, ela volta a ficar no topo da página do grupo e as pessoas podem lê-la novamente. Vai que aparece alguém para responder dessa vez?

#OOTD significa o que mesmo nas redes sociais?

Se você adora ver os looks fashion no Instagram, já deve ter visto muito essa hashtag. Bastante comum entre os que amam e/ou trabalham com moda, ou simplesmente entre os fãs de blogueiras, a sigla OOTD significa “Outfit of the day”. Em português, algo como “roupa do dia”. Sem segredos, viu? Essa é a hashtag ideal para quem adora postar seus looks todos os dias, ou até mesmo para quem quer destacar algum visual mais caprichado antes de um evento digno de nota.

O que quer dizer #TGIF?

Essa é uma hashtag sempre associada a postagens felizes e a gente nem precisa ir muito longe para entender o motivo. TGIF é a sigla para a expressão “Thanks God, is Friday” que em bom português significa simplesmente “Graças a Deus é Sexta-feira”. Divertido, vai? É a versão gringa para o nosso popular “sextou” e traz o mesmo sentimento: só amor pelo dia que antecede o final de semana!

E aí, aprendeu todas as hashtags? Pronto para começar a usa-las agora mesmo em suas publicações? Antes de sair por aí distribuindo “up”, vem ler essa matéria sobre como proteger suas informações no Facebook. E boas postagens!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Facebook
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email