Cientistas conseguem descrever perfil a partir de likes no Facebook

Eles usaram os gostos, juntamente com as atualizações de status, para formular uma hipótese sobre os traços de personalidade dos usuários.

14/12/2017 às 11:10

Uma equipe de cientistas da Grã-Bretanha e dos EUA determinaram que apenas o like no Facebook é suficiente para determinar o tipo de personalidade de um potencial consumidor e direcionar anúncios para eles. A descoberta foi  publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences.

Para executar três campanhas publicitárias diferentes no Facebook, os cientistas usaram os gostos, juntamente com as atualizações de status dos usuários, para formular uma hipótese sobre os traços de personalidade.

Por exemplo, pessoas que gostaram de programas de TV como Entourage ou cantores como Lady Gaga classificaram como extrovertidas, enquanto aqueles que gostaram de tópicos que têm a ver com ficção científica ou tecnologia foram classificados como introvertidos.

Os pesquisadores também observaram que os gostos mudam ao longo do tempo: enquanto as pessoas que gostam do Game of Thrones podem ter sido consideradas introvertidas quando o show foi exibido pela primeira vez em 2011, ele agora tem um atrativo mais geral para vários tipos de personalidade.

No entanto, Dra. Sandra Matz, professora assistente de gestão e comportamento organizacional na Universidade de Columbia disse que os resultados mostram o poder da publicidade online. “A adaptação do conteúdo às características psicológicas das pessoas é efetiva na maioria das vezes”, disse ela.

O resultado é muito positivo, principalmente se você trabalha com Marketing ou pretende aumentar o reconhecimento da sua empresa ou venda de um produto através das campanhas do Facebook. Mas não esqueça que a segmentação de anúncios também tem inconvenientes.

No caso desta pesquisa, muitos publicitários publicaram conteúdo e anúncios falsos durante as eleições de 2016, atividades que podem ter afetado os resultados.


Fonte: Observer

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
FacebookRedes Sociais
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email