Chip 4G já pode ser usado em milhares de municípios do Brasil

27 milhões de novos usuários de chip 4G no Brasil em 2018! Foi um novo chip a cada segundo do ano que passou!

04/03/2019 às 9:00

O crescimento do uso de chip 4G no Brasil é absolutamente impressionante. Somente no ano de 2018 foram ativados nada menos que 27 milhões de novos chips 4G. Da mesma forma, 606 novos municípios passaram a receber redes que funcionam com chip 4G. Ele é a quarta geração da telefonia e internet móvel. E, assim, significa a tecnologia mais rápida, segura e eficiente hoje disponível.

Chip 4G para 95,4% de brasileiros

Dessa maneira, nada menos que 4.429 municípios brasileiros usam o chip 4G. No total, o Brasil tem 5.570 municípios. Então 95,4% da população brasileira pode usar o chip 4G. Ele passou a ser utilizado por mais 27% dos usuários de telefonia móvel no ano passado em relação a 2017. Quer mais um dado incrível? Então veja isto: um novo chip 4G foi ativado a cada segundo do ano passado no Brasil.

Portanto, a cobertura alcançada é quatro vezes superior à última obrigação estabelecida para  empresas operadoras de telefonia móvel. O país tinha, no início do ano, 130 milhões de telefones celulares operando com chip 4G. O número de pontos de acesso à internet no país fechou o ano de 2018 em 235,4 milhões. Dessa forma, são 204 milhões por rede móvel e outros 31 milhões por banda larga fixa. Igualmente a banda larga fixa teve crescimento no ano passado. Ele foi de 7,6%, o que significa 2,2 milhões de novos acessos.

A vivo é líder em oferta de chip 4G no país.

Vivo é a maior operadora de telefonia móvel do Brasil ofertando chip 4G.

As úteis redes 3G

Contudo, igualmente, a tecnologia 3G, mais antiga e menos eficaz que a do chip 4G, teve crescimento no ano passado. Ela agora atende 5.385 municípios e nada menos que 99,5% da população brasileira. Em 2018, mais 254 municípios foram adicionados à rede 3G.

Aliás, são números realmente impressionantes porque a obrigação de cobertura em redes 3G das operadoras é de 3.917 municípios. Desse modo, embora o chip 4G seja a forma mais moderna, atualmente as redes 3G seguem fundamentais para levar telefonia móvel e internet a locais mais distantes e com menos infraestrutura.

Telefonia móvel barata

Esses dados foram divulgados, em síntese, pela Telebrasil, a Associação Brasileira de Telecomunicações. A mesma entidade ainda revelou um dado que também pode ser considerado surpreendente. É que o Brasil é o quarto país com internet móvel pré-paga mais barata. Estamos atrás apenas de Indonésia, China e Índia.

Contudo, aponta a Telebrasil que os preços poderiam ser mais baixos se não houvesse no país a maior carga tributária do mundo para o setor. A conclusão foi atestada pela UIT (União Internacional de Telecomunicações).

Todos os planos da vivo contam com a tecnologia do chip 4G.

Vivo oferece chip 4G em todos os planos, inclusive os pré-pagos.

Enquanto o chip 4G se espalha pelo país, o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) lembra que o avanço da telefonia móvel e da internet móvel no Brasil se deu sem aporte de recursos públicos. E nem transferência de recursos de outros setores da economia.

De acordo com o IPEA, “a atividade gera riqueza para autofinanciar sua universalização com qualidade e com sobra de valor adicionado para dotar recursos orçamentários da União, dos estados e municípios”.

Alta carga tributária

Para o setor de telefonia móvel, o objetivo atualmente é a redução da carga tributária para um nível justo. Afinal, o conjunto das tecnologias de informação e comunicação, principalmente no acesso à internet, melhorou a produtividade e a competitividade. Desta forma, elas são essenciais para o desenvolvimento sustentável do país e devem ser consideradas como prioridade nacional.

Assim, as redes de telefonia e internet móvel já atendem áreas onde moram 99,5% da população brasileira.

Todavia, qual é a situação no mundo? Atualmente 5,1 bilhões de pessoas usam telefones celulares no mundo inteiro. Isso representa 67%, pouco mais de dois terços da população do planeta Terra. Desses utilizadores, apenas 60% têm smartphones. Entretanto, o percentual subirá para 79% em 2025.

No mundo, só 43% têm chip 4G

O número de usuários de internet móvel é de 3,6 bilhões. E se hoje em todo o planeta apenas 43% das pessoas acessam redes com chip 4G, o índice será de 59% em 2025. Aliás, até lá a novíssima tecnologia 5G, que ainda demora um pouco para ser implantada com força, será utilizada por 15% dos usuários no mundo.

Chip 4G é inserido em compartilhamento lateral dos celulares.

Nos smartphones, o chip 4G é inserido em uma gavetinha, que é aberta no telefone com uma pequena ferramenta.

O setor de telefonia móvel dá atualmente emprego a aproximadamente 32 milhões de pessoas. E ele pagou no ano passado impostos no valor de 440 bilhões de euros, algo ao redor de R$ 1,87 trilhão.

5 bilhões de usuários em 2025

Nos próximos sete anos, mais 700 milhões de pessoas vão aderir à rede móvel. Aliás, um quarto desses novos usuários será da Índia. De acordo com os dados da GSMA (Associação Global de Operadoras de Telecomunicações), o número de usuários de internet móvel ganhará mais 1,4 bilhão de pessoas até 2025. Chegaremos, então, à marca de 5 bilhões de utilizadores de internet móvel.

Dá para perceber, portanto, que o Brasil vai muito bem, tanto em área de cobertura quanto no número de brasileiros com celulares e internet móvel. E, então, você tem interesse em saber mais sobre chip 4G e telefonia móvel? Pois saiba que temos outros artigos bem bacanas aqui no Vivo Guru Blog. Leia sobre as vantagens do chip 4G, e ainda sobre o futuro com as redes 5G.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
internettelefonia móvel
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email