A cada semana você vê novas notícias sobre invasão de sites, roubo de conteúdos, hackers em ação. Assim, aumentam cada vez mais as preocupações com a segurança de seu dados na internet e em celulares. De olho nisso, o Google aposta em uma novidade que promete muito: a chave de segurança. Entretanto, trata-se de uma chave de segurança virtual? Nada disso, ela é um objeto físico. Olha só:

Autenticação em dois fatores
Dessa maneira, o que a chave de segurança Titan faz? Em princípio, garante autenticação em dois fatores, forma extremamente eficiente de proteção contra invasão de contas ou de serviços na internet. Portanto, com a autenticação de dois fatores, a chave de segurança cria uma camada extra de proteção, com senha renovada automaticamente a cada acesso.
Porém funciona? Todos os 85 mil funcionários do Google afinal usam a chave Titan há já vários meses. E nenhum foi vítima de qualquer tipo de ataque desde o início do uso.

Agora, ainda pode demorar para a novidade chegar ao Brasil. Até o mês de maio de 2019, a chave Titan era exclusividade de funcionários do Google e de alguns testadores. Ela está à venda na Google Store. Entretanto, apenas nos Estados Unidos. É mesmo impossível comprá-la por enquanto no Brasil.
O preço, nos EUA, é de US$ 50, cerca de R$ 200,00. Quando e se o produto for lançado aqui, o preço, com impostos e taxas de importação, deverá então mais alto. Aliás, um detalhe interessante: a Titan tem uma página oficial do Google, em português. O que pode ser um indicativo de que a chave se segurança chegará ao Brasil. No entanto, se você clicar no botão “Compre agora” é redirecionado para comprar um Chromecast.
Chave de segurança em duas versões
A Titan é vendida nos EUA em um kit com duas peças. Em primeiro lugar, há uma chave com USB, ideal para uso em computadores. E outra chave com conectividade via NFC, para celulares que contam com o utilitário. O NFC é um sistema de comunicação entre dois aparelhos em distâncias curtas, usado principalmente para pagamentos por aproximação.

Para começar a usar, no computador, o usuário em princípio deve conectar com o navegador Chrome (outros não são aceitos nessa etapa), inserir a chave em uma entrada USB e seguir as instruções. A chave é compatível com todos os serviços e páginas da internet.
A partir daí, a chave cria então uma criptografia adicional, no padrão FIDO, um sistema universal de autenticação usando assinaturas digitais. É uma criptografia complexa e praticamente indecifrável. Em síntese, a chave de segurança é mais segura que a autenticação em dois fatores tradicional.
Uma tranca especial na sua porta
Você pode entender a chave de segurança como mais uma tranca na porta da sua casa. Entretanto, essa tranca só é aberta por um terceiro se ele conhecer um segredo de alguns milhões de algarismos. Se ela é sua, a chave envia esse segredo automaticamente sempre que você se logar. A chave de segurança é assim especialmente útil contra ataques chamados de phishing, que usam iscas para que os usuários da web deixem brechas em sua segurança.
No computador, uma vez instalada a chave, todos os sistemas de autenticação de dois fatores que você eventualmente já usava serão desativados. E o que acontece se o usuário perder a chave? É necessário pedir ajuda ao suporte do Google, em um processo que pode ser demorado. A sua senha do Google normal, alfanumérica, continua valendo. A chave, em resumo, coloca uma nova camada de criptografia sobre ela.
Impossível comprar no Brasil
O Google tem ainda uma página sobre proteção avançada que explica tudo sobre o funcionamento de chave de segurança. Possui até um vídeo mostrando como funciona e recomendando a chave para todas pessoas que precisam proteger informações sensíveis (o vídeo cita ativistas, jornalistas, líderes, executivos de negócios). Assista:
Contudo, se você tiver interesse e clicar no botão “Primeiros Passos”, será redirecionado para a compra de uma chave de outro modelo, não a Titan. E mesmo essa chave, vendida na Amazon, aparece como indisponível.
Um outro modelo
Entretanto, há um modelo de chave de segurança à venda no Brasil. A Yubikey Blue Fido U2f está à venda no Mercado Livre. Esse modelo é o mesmo recomendado pelo Google em sua página de proteção avançada.

Essa chave de segurança tem à venda no Brasil e funciona como a Titan.
Porém, não vem junto a chave para dispositivos móveis, via NFC. E isso então significa que ela é inútil, por exemplo, para os novos Mac, da Apple, que não apresentam mais entradas USB.
Mais segurança sem a chave
Se você tem preocupações com a segurança de suas informações, principalmente se trabalha com dados sensíveis e pode ser alvo de hackers, uma chave de segurança é a solução ideal. Mas como garantir segurança sem elas? A melhor opção é a autenticação por dois fatores convencional. Como fazer?

Abra o Chrome e vá até a página de sua conta no Google. Então, clique em “Segurança”, na coluna da esquerda, e depois clique em “Verificação em duas etapas” e no botão “Primeiros passos”. Siga as instruções para proteger toda a sua conta com o sistema de duas camadas.
Também no Facebook é possível adicionar a autenticação de dois fatores. No celular, abra seu Facebook, então toque nas três barrinhas no alto, à direita. Depois toque em “Configurações e Privacidade” e em “Configurações”. Na nova tela que se abrirá, toque ainda em “Segurança e login”. Por fim toque em “Ext message” e siga as instruções.

Então, achou interessante? E quer saber mais sobre segurança na rede? Pois saiba que estão trabalhando na internet quântica, que inviabilizaria a ação dos hackers. Da mesma maneira é bom conhecer todos os tipos de malware.