CES 2019: novidades e tendências do mercado de tecnologia

Os destaques que marcaram um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo.

11/01/2019 às 17:00

Não é de hoje que a CES é o palco mundial da inovação. Em um mundo onde as mudanças são constantes, o evento consegue se manter firme. E atrair cada vez mais a atenção de entusiastas mundo afora.

O espaço do evento parece ficar pequeno para a quantidade de pessoas que visita a CES todos os anos. Sem contar as inúmeras coberturas via transmissão online no Youtube, Facebook e Instagram.

Veja o que rolou na CES 2019.

CES impressiona todos os anos pela quantidade de visitantes.

Aliás, todo ano, grandes empresas e startups que têm foco em tecnologia apresentam suas soluções. E previsões de tendências do mercado tech. Sediado em Las Vegas, o evento conta com estandes de empresas do mundo todo, dos mais diversos segmentos.

Smartphones, sistemas operacionais e casas conectadas foram o destaque da feira. Dividindo espaço com os sempre presentes notebooks. Portanto, empresas como IBM, Samsung, Google, Sony e Microsoft participaram ativamente. Inclusive, trouxeram novidades em gadgets, sistemas e soluções empresariais.

Mas não é só de gigantes que se faz uma feira: empresas emergentes no mercado também têm seu espaço garantido no evento. Trazer essas startups é uma estratégia dos organizadores para incentivar a inovação por parte de todos os players da área. Já que mesmo as grandes empresas, como por exemplo Google e Microsoft, começaram com pouco ou nenhum incentivo.

Principais destaques da CES 2019

Este ano, o evento contou com mais de 4 mil empresas. Também estima-se que o número de profissionais da tecnologia presentes na CES 2019 seja de 182 mil. O grande número de participantes impressiona, mas não mais que as novidades apresentadas em cada estande. 

Veja o que rolou na CES 2019.

Samsung trouxe novidades sobre a atuação do Bixby.

Investindo forte em Inteligência Artificial e Machine Learning, a fabricante sul-coreana de smartphones, TVs e diversos outros eletrônicos impactou positivamente os visitantes da CES 2019. A Samsung anunciou que o Bixby, assistente inteligente que está presente em smartphones e TVs será compatível também com carros e robôs. Se no passado o assistente não emplacou. Agora, ele tem tudo para estar cada vez mais presente no dia a dia de mais consumidores ao redor do globo.

Veja o que rolou no CES 2019.

IBM trouxe avanços na computação quântica.

Já no mundo corporativo, o grande player é a IBM. A empresa tem uma história de grande sucesso e reputação respeitada. Seus avanços em dispositivos de computação quântica – aqueles que entregam desempenho muito além de máquinas convencionais – é bastante promissor.

Aliás, a  gigante da tecnologia apresentou um novo e completo aparelho para clientes corporativos que optarem por uma otimização significativa no processamento de cálculos. Ou seja, esse computador quântico já pode ser considerado um excelente avanço na computação. E poderá reduzir o tempo na execução de atividades de todos os tipos dentro de escritórios e outros tipos de organização, deixando mais tempo para tarefas relevantes.

Novidades no Google

Outra participante bastante conhecida do público, que também marcou presença, foi a empresa de Mountain View. O carro-chefe foi o Assistente do Google, já consagrado nos smartphones  de sistema Android. Agora, o assistente também está disponível nos dispositivos Google Home.

Por isso, a funcionalidade ganhou melhorias e novos parceiros de segurança, como a empresa McAfee. A expectativa é que a funcionalidade  revolucione ainda mais o modo como a pesquisa é feita no buscador. Quer saber mais sobre o Assistente Google? Então, clique aqui e saiba mais sobre o Assistente do Google.

Veja o que rolou na CES 2019.

Assistente Google agora será usado no Google Home.

Como em edições passadas, diversas empresas mantiveram o espaço cativo dos notebooks. Agora com foco em produtividade e trabalho on-the-go, os dispositivos ficaram mais inteligentes, muito mais finos e ainda mais potentes.

Outra tendência dos portáteis que foi amplamente explorada pelas fabricantes é o uso massivo do Sistema Operacional Chrome OS. Os Chromebooks já estavam conquistando espaço na CES 2018, mas receberam atenção especial no evento deste ano, e devem conquistar espaço nas mochilas.

Games e IoT

O ambiente dos games também teve grande relevância. Este ano, a vez é dos dispositivos portáteis ou modulares, porém muito potentes. A Republic Of Games – ou somente ROG – apresentou um dispositivo semelhante a um All-In-One. Mas que pode ser transportado com muita facilidade pelos gamers e entusiastas.

Com o dispositivo inovador, é possível aproveitar a mobilidade pensada pela empresa sem abrir mão do alto desempenho das placas de vídeo, essencial para a maioria dos jogos online e offline atuais.

Veja o que rolou na CES 2019.

IoT é uma das grandes tendências.

Outra tendência debatida na feira foi a Connected Home. Pautado na Internet das Coisas, o ousado conceito prevê casas com acesso total à internet. E as empresas aproveitaram o momento propício para reinventar softwares e hardwares que estão presentes no dia a dia doméstico.

Os aparelhos já conhecidos que recebem comandos de voz receberam atenção especial. Eles foram reinventados e aprimorados com o objetivo de melhorar a experiência de uso. A conexão total fará parte das casas do futuro. O que está mais perto a cada nova inovação.

O futuro da tecnologia

Se 2018 foi um grande ano para a tecnologia, 2019 promete ainda mais. Na CES, novas ideias foram discutidas, propostas antigas foram totalmente reinventadas e novos players surgiram com status de desafiantes dos grandes nomes da tecnologia.

O mercado da tecnologia mostra, a cada dia, que está pronto para ajudar a pautar novos tipos de comportamento, on e offline. A concorrência no evento também merece destaque. Toda nova feira, estreantes e promissoras empresas optam por mostrar o que há de melhor em suas fábricas e escritórios na CES.

O evento sediado em no estado de Nevada fomenta inovações constantes que garantem a competitividade entre as empresas. Entre tantas tendências, a mais relevante é também a que mais apresenta desafios. Reinventar-se vem sendo o mantra das empresas, e quem tem muito a ganhar com isso é sempre você: consumidor.

Para saber mais sobre esse e outros eventos no mundo tech, então continue conosco aqui no Vivo Tech. Até a próxima!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
eventosGoogleTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email