Alerta: aprenda a detectar se o seu celular é pirata

Agora você consegue descobrir a legalidade do seu aparelho. Mostramos como consultar e detectar se o celular que você comprou é mesmo pirata.

09/11/2018 às 14:00

Por mais surreal que possa parecer, ainda há celular pirata no mercado. E a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) criou um plano para acabar com esse tipo de problema. As varreduras vão até 2019 e o objetivo é impedir que esses aparelhos acessem a rede celular (que permite o funcionamento das linhas).

"Celular pirata? Saiba como identificar.

Você verá a tela abaixo. Em seguida, clique no botão “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”.

Celular pirata? Saiba como identificar.

Digite, então, o número do seu IMEI e, sem seguida, insira a sequência de caracteres aleatórios (o captcha) para confirmar a consulta. Se o resultado der: “Até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso” é porque está tudo certo com o seu aparelho.

Celular pirata

No entanto, se o aparelho for ilegal você deve procurar o Código de Defesa do Consumidor para saber se está protegido.

Mas, para isso, é necessário ter a nota fiscal da compra e o termo de garantia. Caso tiver essa documentação em mãos, faça uma reclamação ao fornecedor em um prazo de 90 dias. A sua linha, no entanto, continua vigente. Basta remover o chip e inseri-lo em um celular regular.

Inclusive, em linhas pré-pagas, os créditos continuam os mesmos. Em todos os casos, é sempre importante informar o estabelecimento comercial responsável pela venda do produto.

Se a compra do celular pirata foi feita pela internet ou pelo telefone, há sete dias de prazo para solicitar a devolução do produto. Mas, neste caso, também é necessário ter a nota fiscal.

Compra legal

Se não tiver documentação nenhuma do celular pirata, você provavelmente caiu em um golpe. Por isso, evite comprar em estabelecimentos ou de pessoas desconhecidas, sem referências. Dê preferência a lojas físicas renomadas ou e-commerces com certificado de segurança.

"<yoastmark

A Vivo, por exemplo, tem uma loja online supercompleta. Basta acessar a plataforma para encontrar todas as ofertas disponíveis. Inclusive, há muitos descontos para os clientes e vantagens, como brindes, frete grátis, parcelamento em até 12 vezes sem juros e entrega em todo o Brasil.

Além disso, você encontra as principais novidades do setor, como a nova linha de iPhones, que foi apresentada recentemente pela Apple. Leia a matéria sobre os aparelhos.

Site da Anatel

O site Celular Legal conta com informações úteis para quem está com dúvidas sobre a legalidade do celular. Ou seja, ele mostra se o seu celular é pirata ou não. Na seção de “perguntas e respostas” a agência disponibiliza uma série de dados relevantes.

É útil e pode evitar problemas inesperados. Afinal, ninguém quer se surpreendido negativamente com um produto ou serviço!

Se está na hora de comprar um telefone novo, veja quais são as principais características dos lançamentos mais atuais, como iPhone Xs e Galaxy Note 9, Moto Z3 e Zenfone 5. E continue conosco por aqui!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email