Qual é a melhor opção de carteiras virtuais para criptomoedas?

Já escolheu a sua carteira Bitcoins ou a hardware wallet mais adequada para o seu investimento digital? Analise os prós e contras de cada modelo e tome uma decisão segura!

14/03/2018 às 11:39

Apesar do burburinho sobre os riscos de investir em Bitcoin, o assunto segue em alta! E para tornar o negócio mais seguro, as carteiras virtuais entraram no jogo. Portanto, se você está se aventurando neste mundo das criptomoedas, vale analisar e escolher uma carteira virtual para seus investimentos.

Basicamente, as carteiras virtuais funcionam a partir de softwares que têm o objetivo de armazenar suas moedas digitais com segurança. Aliás, esses programas também permitem que você cheque o saldo e faça transações sem intermediários, como enviar e receber Bitcoins a partir de suas chaves.  

Para isso, opte por uma carteira de hardware ou escolha uma opção que opere via aplicativos ou desktop. Porém, antes de escolher vale conferir esta lista e algumas dicas de segurança para selecionar a que mais se adéqua às suas necessidades.

Trezor

A principal hardware wallet – a mais popular e que está há mais tempo no mercado. É pequena, segura e, suporta diversas criptomoedas, como Bitcoin, Ethereum, ZCash e Litecoin. Então, acesse o site da marca para conferir todos os detalhes sobre a Trezor.

Carteiras virtuais: qual é a melhor opção para criptomoedas?

A Trezor é a principal carteira física ou, “hardware wallet”. Imagem: divulgação

Ledger Nano S

Outra opção de carteira hardware para armazenar Bitcoin, Ethereum, ZCash, Litecoin é a Ledger. Com conexão USB, envia e recebe pagamentos. Tem ainda tela OLED embutida, que permite verificar e confirmar as transações com um clique. Aliás, você pode assistir ao vídeo, em inglês, sobre como funciona essa opção, e ainda acessar o site para mais informações.

Breadwallet

Com interface limpa e amigável, esse app dá ao usuário o controle total de suas chaves privadas. Envie e receba qualquer quantidade de Bitcoins, de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora, através dessa opção de carteiras virtuais em aplicativo. A Breadwallet está disponível para Android e iOS.

Print de tela da Breadwallet, modelo de carteiras virtuais

Samourai Wallet

Essa opção de carteiras virtuais foi desenvolvida para manter sua identidade em sigilo, suas transações seguras e seus fundos protegidos. A Samourai Wallet é fácil de usar e conta com funções extras, como o Pony Direct, que permite enviar Bitcoins por SMS. Disponível para Android.

Carteiras virtuais: qual é a melhor opção para criptomoedas? Carteiras virtuais: qual é a melhor opção para criptomoedas? Carteiras virtuais: qual é a melhor opção para criptomoedas?

Electrum

Entre as opções de carteiras virtuais para desktop mais populares está a Electrum. Tem boa reputação no mercado e é multiplataforma. Rápida, mantém suas chaves offline e tem taxas de transação mais baixas. Portanto, para saber mais, acesse o site da marca.

Dicas de segurança

Vale lembrar que cada tipo de carteira tem particularidades quanto à segurança. Portanto, fique atento a estes pontos:

  • As carteiras para desktop são práticas, mas dependem de um computador e ficam vulneráveis caso a máquina seja infectada por algum vírus;
  • Caso escolha uma carteira mobile, lembre-se de fazer backups constantes para não ficar exposto em caso de perda, dano ou roubo do aparelho. Nesta opção e na anterior, é importante manter os softwares sempre atualizados em suas últimas versões;
  • A carteira física é uma das opções mais seguras, pois as chaves são armazenadas em modo offline – aqui, a desvantagem é o preço mais “salgado”;
  • A paper wallet, ou carteira em papel, é o armazenamento impresso. Ou seja, esta é a opção mais segura, especialmente se as chaves forem geradas também de maneira offline;
  • Importante: procure manter online apenas as quantidades necessárias para as transações do dia e deixe o restante offline.

Gostou das dicas? Gosta de sempre estar em segurança no mundo digital, né? Então continue navegando aqui no Vivo Tech e confira também um manual de boas práticas para se manter seguro na internet.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
FinançasTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email