Apesar do burburinho sobre os riscos de investir em Bitcoin, o assunto segue em alta! E para tornar o negócio mais seguro, as carteiras virtuais entraram no jogo. Portanto, se você está se aventurando neste mundo das criptomoedas, vale analisar e escolher uma carteira virtual para seus investimentos.
Basicamente, as carteiras virtuais funcionam a partir de softwares que têm o objetivo de armazenar suas moedas digitais com segurança. Aliás, esses programas também permitem que você cheque o saldo e faça transações sem intermediários, como enviar e receber Bitcoins a partir de suas chaves.
Para isso, opte por uma carteira de hardware ou escolha uma opção que opere via aplicativos ou desktop. Porém, antes de escolher vale conferir esta lista e algumas dicas de segurança para selecionar a que mais se adéqua às suas necessidades.
Trezor
A principal hardware wallet – a mais popular e que está há mais tempo no mercado. É pequena, segura e, suporta diversas criptomoedas, como Bitcoin, Ethereum, ZCash e Litecoin. Então, acesse o site da marca para conferir todos os detalhes sobre a Trezor.

A Trezor é a principal carteira física ou, “hardware wallet”. Imagem: divulgação
Ledger Nano S
Outra opção de carteira hardware para armazenar Bitcoin, Ethereum, ZCash, Litecoin é a Ledger. Com conexão USB, envia e recebe pagamentos. Tem ainda tela OLED embutida, que permite verificar e confirmar as transações com um clique. Aliás, você pode assistir ao vídeo, em inglês, sobre como funciona essa opção, e ainda acessar o site para mais informações.
Breadwallet
Com interface limpa e amigável, esse app dá ao usuário o controle total de suas chaves privadas. Envie e receba qualquer quantidade de Bitcoins, de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora, através dessa opção de carteiras virtuais em aplicativo. A Breadwallet está disponível para Android e iOS.
Samourai Wallet
Essa opção de carteiras virtuais foi desenvolvida para manter sua identidade em sigilo, suas transações seguras e seus fundos protegidos. A Samourai Wallet é fácil de usar e conta com funções extras, como o Pony Direct, que permite enviar Bitcoins por SMS. Disponível para Android.
Electrum
Entre as opções de carteiras virtuais para desktop mais populares está a Electrum. Tem boa reputação no mercado e é multiplataforma. Rápida, mantém suas chaves offline e tem taxas de transação mais baixas. Portanto, para saber mais, acesse o site da marca.
Dicas de segurança
Vale lembrar que cada tipo de carteira tem particularidades quanto à segurança. Portanto, fique atento a estes pontos:
- As carteiras para desktop são práticas, mas dependem de um computador e ficam vulneráveis caso a máquina seja infectada por algum vírus;
- Caso escolha uma carteira mobile, lembre-se de fazer backups constantes para não ficar exposto em caso de perda, dano ou roubo do aparelho. Nesta opção e na anterior, é importante manter os softwares sempre atualizados em suas últimas versões;
- A carteira física é uma das opções mais seguras, pois as chaves são armazenadas em modo offline – aqui, a desvantagem é o preço mais “salgado”;
- A paper wallet, ou carteira em papel, é o armazenamento impresso. Ou seja, esta é a opção mais segura, especialmente se as chaves forem geradas também de maneira offline;
- Importante: procure manter online apenas as quantidades necessárias para as transações do dia e deixe o restante offline.
Gostou das dicas? Gosta de sempre estar em segurança no mundo digital, né? Então continue navegando aqui no Vivo Tech e confira também um manual de boas práticas para se manter seguro na internet.