Carteira Digital de Trânsito: uma ferramenta útil e segura para todos

Já é possível ter em seu celular a carteira digital de trânsito e ainda o documento de seu veículo.

06/01/2020 às 9:00

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem sua versão digital já a algum tempo. Em resumo, ela passou a se chamar CDT (Carteira Digital de Trânsito). E é certamente uma evolução, porque permite que você dirija seu veículo – carro, caminhão, ônibus, moto, qualquer um, enfim – sem precisar portar o documento em papel. É só ter a CDT gravada no celular.

Aliás, o mesmo se aplica também ao CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) que, da mesma forma, pode ser digital, no mesmo documento.

Nova Carteira Digital de Trânsito substitui a antiga CNH digital.
Nova Carteira Digital de Trânsito substitui a antiga CNH digital.

Carteira Digital de Trânsito, um avanço

Dessa maneira, tudo é feito por meio de um aplicativo, o CDT, criado e desenvolvido pelo Serpro, o serviço de processamento de dados do governo federal. Entretanto, o trabalho não terminou com a disponibilização do app. Por exemplo: no início ele se chamava CNH digital. Se você o instalou, deve então agora atualizá-lo para transformá-lo em CDT.

E isso é importante porque a nova CDT tem funcionalidades renovadas e aperfeiçoadas. A atualização será automática se você abrir o documento antigo e seguir as instruções. Aliás, nós já escrevemos para você sobre a antiga CNH Digital e igualmente sobre o modelo antigo de CRLV digital.

Novas funcionalidades

Ah, um detalhe decerto importante: tudo é grátis. E as novas funcionalidades da Carteira Digital de Trânsito são bem interessantes. Só para exemplificar: já não lhe aconteceu de dirigir com sua CNH vencida, por não se dar conta da data de vencimento? E, por causa disso, eventualmente até levar uma multa? Com a nova CDT isso não acontece, porque o app lhe envia alertas da data de vencimento do documento.

Aliás, há ainda outra função excelente: a montadora que fez seu carro emitiu um recall para o mesmo? Antes, você só podia ficar sabendo pela imprensa ou ainda nem tomar conhecimento. Mas a nova CDT decerto vai lhe avisar, e assim você não perde nenhum recall.

Para ver todas as suas multas

Além disso, a Carteira Digital de Trânsito tem um campo específico para infrações. Lá você verá todas as suas multas, antigas e mais recentes, pagas e ainda não pagas. Certamente muito útil.

Por isso, é fundamental atualizar a versão antiga. Por outro lado, se você ainda não tem, baixe e instale a CDT agora mesmo.

Versão para iOS da Carteira Digital de Trânsito.
Versão para iOS da Carteira Digital de Trânsito.

Tem versão para Android e versão para iPhone. Aliás, com o mesmo app você baixa tanto a Carteira Digital de Trânsito quanto o CRLV digital. O arquivo para Android tem 29 MB de tamanho, enquanto o para iOS é bem maior, com 117 MB. Informe todos os seus dados e siga as instruções que rapidamente você terá sua CDT instalada.

CNHs emitidas a partir de maio de 2017

Aliás, leve em conta um detalhe importante: a CDT só pode ser emitida para portadores de Carteira Nacional de Habilitação com QR Code no verso. Esse é o modelo em vigor desde 1º de maio de 2017. Entretanto, se sua CNH for mais antiga, espere o momento da renovação, que certamente não está muito distante.

O QR Code da CNH e da CDT é uma ferramenta de segurança importantíssima, principalmente uma arma contra falsificações. Por meio dele, é fácil e seguro verificar se uma CNH é autêntica. Basta apontar para o QR Code o leitor do app Vio, que também foi desenvolvido pelo Serpro, e ele identifica na hora documentos falsos.

App Vio detecta documentos falsos

Certamente todos os guardas de trânsito e a Polícia Rodoviária utilizam o Vio, mas você igualmente pode tê-lo em seu celular. Tem versão para Android e versão para iPhone. Instale e faça alguns testes, é bem legal. Ele funciona na CNH impressa, na CDT, nos novos CRLV e ainda no documento de identidade.

E igualmente nas novas placas de veículos padrão Mercosul, que estão entrando em uso e têm um código QR impresso.

Novas placas veiculares incluem o QR Code, no canto superior esquerdo.
Novas placas veiculares incluem o QR Code, no canto superior esquerdo.

É bom baixar o pacote inteiro

Então você já sabe: usar a CDT ao invés da CNH em papel só tem vantagens. E, aliás, não deixe de completar seu pacote instalando também a CRLV, se você for proprietário de um veículo. E ainda o leitor Vio de QR Codes, que é bem útil.

Aliás, se você é paulista, temos ainda mais uma dica: é possível fazer ou renovar sua CNH pela internet. Até a próxima!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
internetUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email