Mais espaço no cartão de memória? Novo modelo guarda 26 milhões de fotos

Usar cartão de memória é essencial hoje em dia. A boa notícia é que a capacidade de armazenamento dos cartões está aumentando! Veja previsões.

30/07/2018 às 14:00

Cartão de memória com capacidade maior de armazenagem está entre os mais procurados! Afinal, todo mundo quer espaço para guardar imagens, vídeos, documentos e muito mais.

De olho nisso, a SD Association, que congrega fabricantes de cartões de memória, anunciou uma nova geração de cartões com capacidade até agora inimaginável. Eles vão chegar a 128 terabytes. O que significa isso? Atualmente, o cartão de memória com maior capacidade tem apenas 1 terabyte. Para se ter ideia,com a mudança dará para armazenar:

  • 29 mil filmes em qualidade HD;
  • 26 milhões de fotografias de altíssima resolução, de 5 MB cada;
  • 32 milhões de músicas de 4 MB cada. Só para ter uma ideia, todo o catálogo da Spotify tem 35 milhões de músicas.
Por que usar cartão de memória?

Futuro dos cartões de memória é ter cada vez mais espaço para armazenar conteúdo.

Você poderá guardar de tudo, com espaço no cartão de memória! E sem se preocupar com a capacidade. Já se prepare escolhendo os seus arquivos do celular ou diretamente do Google Photos, por exemplo.

Cartão de memória: nova norma SD Express

Também existem no mercado muitos adaptadores que possibilitam que um cartão de memória menor seja usado em um slot maior. O cartão Micro SD de seu celular, com adaptador para o tamanho SD, pode ser inserido e usado em notebook. Assim, você consegue transferir arquivos e programas de um jeito simples, sem precisar de outros dispositivos.

Aliás, a SD Association definiu as normas de certificação para esse tipo de cartão de memória. O anúncio dos modelos de maior capacidade foi acompanhado da apresentação de uma nova norma, chamada SD Express. Ela apresenta duas novas interfaces para os cartões nos dispositivos.

Aliás, veja um vídeo, em inglês, do anúncio do novo padrão SD Express:

Essas duas novas normas são importantes, pois a ampliação da capacidade de armazenamento implica em uma  taxa maior de transferência de dados. Com as novas interfaces PCIExpress e NVMe, cartões SD chegarão a velocidades de transferência de até 985MB por segundo. Isso corresponde a quase o dobro da velocidade de transferência dos cartões da última geração.

É mesmo muito rápido. A especificação poderá ser aplicada a futuros cartões de memória SDXC e SDHC.

Os cartões de altíssima capacidade se enquadram em nova categoria:

  • Cartão SDUC (Secure Digital Ultra Capacity), com capacidade para até 128 Terabytes.

Um cartão desse tamanho pode substituir discos rígidos utilizados em várias aplicações, principalmente as que necessitam de armazenamento em massa.

E em seu dia a dia, o que pode mudar? Mais memória sempre é bom. Mas quem irá vibrar com esses novos cartões são os produtores de vídeo. Gravar e armazenar vídeos gravados em 4K, 8K e até realidade virtual ficará mais fácil. E se você gosta de gravar vídeos, aproveite para conhecer aplicativos para a edição de vídeos e fotos no celular.

Quando eles vão chegar?

A SD Association, que existe desde 2000, não anunciou a data da chegada ao mercado dos novos cartões. A ideia é que eles sejam lançados aos poucos. Primeiro, virão os de 5 Terabytes, depois de 10 Terabytes e assim sucessivamente. O gigante de 128 Terabytes ainda deve demorar alguns anos.

Por que usar cartão de memória?

A previsão é que a capacidade dos cartões aumente a cada ano.

E já que falamos tanto em memória, recomendamos que você saiba bem como transferir seus dados de um dispositivo para outro. Se trocou ou está pensando em trocar de celular, saber passar o conteúdo para o novo aparelho é importante. Veja as dicas!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
GadgetTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email