Cartão Apple poderá ter realidade aumentada

Nos EUA, cartão Apple é lançado para crédito e débito, e já inclui um programa de devolução do dinheiro

03/06/2020 às 14:00

Já está disponível nos Estados Unidos o cartão Apple para pagamentos emitido pela própria empresa. Mais do que o sistema Apple Pay de pagamentos por aproximação, o novo cartão oferece muitas vantagens, como um programa de devolução de dinheiro. E, no futuro, anuncia a empresa, incluirá uso de realidade aumentada.

Todos os proprietários de produtos Apple nos Estados Unidos já podem usufruir de um cartão desse tipo. Ele é feito em titânio, emitido pelo banco Goldman Sachs, e ainda oferece cashback, programa em que porcentagem do valor gasto é paga de volta ao titular do cartão, em todas as compras.

Cartão Apple possui programa de devolução de dinheiro e, em breve, poderá usar realidade aumentada
Cartão Apple já está disponível para usuários de dispositivos da empresa nos Estados Unidos.

A devolução padrão do cartão Apple é de 1%, mas ele sobe para 2%, se for utilizado o Apple Pay, e, por fim, para 3% em todas as compras na Apple Store.

Cartão Apple com realidade aumentada

Além disso, em breve, o cartão Apple poderá ter uma novidade realmente revolucionária. Já existe o conceito de um cartão Apple que projeta imagens de demonstrativos no ar, via realidade aumentada. Então, confira no vídeo o que a empresa planeja:

Dessa maneira, ficaria muito mais fácil e prático para o usuário consultar suas transações e saldo.

Entretanto, esse futuro cartão por enquanto é apenas especulação. Por outro lado, a história ganha mais força porque aparentemente a Apple também está trabalhando no desenvolvimento de óculos para realidade aumentada.

Funcionamento

Aliás, o cartão Apple com realidade aumentada funcionaria da seguinte forma: virá-lo mostraria as transações efetuadas; deslizar com o dedo para a direita, as transações mais antigas; e deslizar para a esquerda, os gastos por categorias, como alimentos, compras, combustível e outras. Da mesma forma seria possível definir o limite de crédito.

E, por fim, agitar o cartão levaria tudo de volta ao menu inicial. O conceito, enfim, não é impossível, já existe tecnologia que poderia torná-lo viável. E só nos resta esperar para que vire realidade.

Google vai entrar na briga

Com o cartão Apple, a empresa sai na frente na questão de cartões físicos para operadoras de tecnologia. Todavia, não deve ficar sozinha por muito tempo. De fato, o Google resolveu seguir pelo mesmo caminho e está preparando o lançamento do Google Card.

Ele seria utilizado em conjunto com o sistema Google Pay, e deverá exibir o valor da compra, o nome da loja, o endereço, o mapa de localização e, ainda, opções de contato com o vendedor. Assim sendo, veja uma imagem de como ele poderá ser:

Imagem da aparência do Google Card.
Essa poderá ser a aparência do Google Card.

Como é possível ver na imagem vazada, o cartão deverá, em suma, ter um chip para compras, o nome de usuário e ainda o nome da instituição financeira que o emitiu.

Ainda não foi divulgado se o Google Card deverá ter algum custo para o usuário. Entretanto, o Cartão Apple é emitido sem custo algum e, se o Google quiser ser competitivo, tem que seguir o mesmo caminho.

Ação com bancos parceiros

Porém, há uma diferença significativa. Enquanto a Apple emitiu o seu cartão por apenas um banco, o Google deverá abrir a emissão para vários bancos parceiros. Aliás, para os usuários a ideia de ter um cartão emitido pelo Google pode ser bastante interessante. E, para o Google, o negócio será ainda melhor uma vez que vai permitir que a empresa saiba mais sobre seus usuários.

Além de todos os dados que já coleta, como itinerários, local de trabalho e de moradia, saberá dos hábitos de compra de quem usa o seu cartão.

Samsung também terá cartão

Além da Apple e Google, a Samsung também anunciou que deverá lançar seu próprio cartão de crédito e débito. Afinal, é um caminho lógico, uma vez que os celulares da Samsung já oferecem o sistema de pagamentos da empresa, o Samsung Pay.

O cartão da Samsung será desse modo lançado em parceria com a empresa de serviços financeiros SoFi. A fabricante coreana anunciou o lançamento do Samsung Card exatamente na data em que o Samsung Pay completava cinco anos de existência, em abril de 2020.

Imagem do Samsung Card.
Samsung já anunciou seu cartão físico em abril de 2020.

Contudo, maiores detalhes sobre toda a operação deverão ser divulgados nas próximas semanas. Esses cartões, e principalmente o cartão Apple, que já existe, oferecem serviços premium. Agora, nós resta aguardar que sejam todos eles lançados aqui no Brasil.

Aliás, não deixe de ler artigos que separamos para você: conheça os Airpods e seus concorrentes. Por outro lado, você já se divertiu com os animojis da Apple? E já que estamos falando em Apple: você conhece as diferenças entre os três modelos do iPhone 11?

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
TecnologiaUtilidades
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email