Carro voador: entenda em que fase a tecnologia está

Saiba como funciona um carro voador e quando a tecnologia estará disponível para o grande público!

19/02/2019 às 9:00

Já pensou em andar em um carro voador? Muitas empresas do setor já. Inclusive, estão atualmente em fases avançadas de desenvolvimento desse tipo de tecnologia. A criação se deve, sobretudo, ao fato de o trânsito estar cada vez mais caótico nas grandes cidades. Dessa forma, ter um veículo capaz de sobrevoar as estradas aparece como uma possível solução para descomplicar os deslocamentos diários.

Carro voador: entenda em que fase a tecnologia está.

Tecnologia que possibilita o lançamento de um carro voador vem sendo testada por diferentes empresas. Este modelo é da Boeing.

Diferentes companhias têm anunciado que buscam soluções nessa área. Entre elas, a Uber, a Boeing e a Volvo, gigante do setor. Inclusive, muitas já anunciam a proximidade da viabilização desse tipo de veículo. Quer saber como funciona e quais são as expectativas de disponibilização para o público? Te contamos a seguir!

Boeing: carro voador vem aí

No início de 2019, a Boeing, referência mundial no setor de aviação, fez testes com um protótipo de carro voador, chamado de Passenger Air Vehicle (PAV). Na ocasião, o veículo decolou, voou em uma distância curta e aterrissou nos Estados Unidos. Trata-se de um modelo elétrico e autônomo. Ou seja, foi programado para se deslocar sem a necessidade de um piloto.

De acordo com a companhia, a aeronave pode voar sozinha por até 50 milhas. No entanto, ainda não há uma previsão de quando o veículo poderá ser utilizado pelo público. Mas as expectativas são de que a data está próxima. Inclusive, fala-se sobre 2020. Veja o tweet do CEO da companhia:

O aspecto do carro voador (foto abaixo) lembra um helicóptero. No entanto, de acordo com a empresa, a tecnologia utilizada está mais próxima de um drone, bastante usado para fazer filmagens aéreas (veja aqui quais são as possibilidades de utilização do equipamento).

Carro voador: entenda em que fase a tecnologia está.

Carro voador já uma realidade próxima. Foto: reprodução Boeing.

Boeing e Uber

Inclusive, a Boeing se reafirmou como uma das empresas mais interessadas em criar uma aeronave do gênero quando comprou, em 2017, a Aurora Flight Sciences. Tal companhia estava à frente do desenvolvimento de um táxi voador em parceria com a Uber, o uberAir. A ideia das duas era oferecer um meio de transporte alternativo aos clientes do app (nós, inclusive, fizemos uma matéria sobre o tema. Veja aqui).

Carro voador: entenda em que fase a tecnologia está.

Protótipo de carro voador divulgado pela Uber em 2018.

No entanto, nenhuma das companhias disse que o PAV, como foi chamado o carro, é o mesmo que integrará a frota da Uber. Mas estamos de olho para te contar assim que a informação for divulgada!

Carro voador já em 2019?

O Transition é o carro voador criado pela Terrafugia, que pertence à chinesa Geely (que, aliás, também é dona da Volvo). Diversos testes têm sido realizados para a criação do veículo, apresentado ao público oficialmente em 2018. No entanto, ainda não foi comercializado. No site da companhia há uma área para reservá-lo, mas não indica uma data de venda.

Carro voador: entenda em que fase a tecnologia está.

Foto do carro voador da Terrafugia: empresa sugeriu que o lançamento será ainda em 2019.

De acordo com a descrição que está na página, o veículo tem duas possibilidades de navegação: pela terra ou pelo ar. Ou seja, você poderá usá-lo em estradas e também em modo de voo. A conversão acontece depois de apertar apenas um botão. O carro é movido a gás automotivo e, segundo a empresa, poderá ser guardado na garagem de casa.

No entanto, para conduzir a máquina, será necessário ter tanto a carteira de motorista como os devidos certificados de pilotagem. Saiba mais sobre o veículo no site da empresa, que, como mencionamos, já disponibiliza uma área para reservas.

Carro voador: entenda em que fase a tecnologia está.

Aeronave só poderá ser conduzida por quem tem autorização para dirigir e pilotar.

Outros testes no setor

Larry Page, cofundador do Google, se mostrou interessado em lançar carros voadores no mercado. Inclusive, ele financia a empresa Kitty Hawk, que já apresentou o modelo Flyer ao público (mas ainda sem um lançamento oficial).

Trata-se de um veículo que tem a mesma tecnologia de um drone, porém com a capacidade de transportar uma pessoa. A pilotagem acontece por meio de um controle remoto, que lembra um joystick de videogame, o que tornou o processo muito mais simples. Ou seja, qualquer cidadão comum poderia pilotar o veículo se recebesse as instruções adequadas.

Carro voador: entenda em que fase a tecnologia está.

Flyer, do cofundador do Google, está em fase de testes.

No total, o “carro voador” conta com dez hélices e é capaz de percorrer 20 milhas por hora (e sua capacidade de voo, por enquanto, é de 20 minutos). Diferentes testes já foram realizados com jornalistas e profissionais do setor aéreo. Aliás, a expectativa é de que haja um lançamento em breve nos Estados Unidos, no entanto nenhuma data foi marcada ainda.

Como mostramos, diversas empresas têm investido nesse tipo de veículo! E o jeito é esperar para ver se as ideias evoluem e se transformam em mais uma opção de locomoção para as pessoas.

Mas enquanto isso ainda não acontece, que tal duas leituras ainda nesse mesmo tema? Veja como funciona o serviço de carros por assinatura e também como funcionam os veículos sem motorista.

No mais, continue conosco no Vivo Tech para mais conteúdos como este! Boas leituras e até a próxima!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Tecnologiatendências
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email