Buggatto Chiron: o carro em tamanho real da Lego!

A Lego construiu um Bugatto Chiron, em tamanho natural, inteiramente de pecinhas de Lego. Saiba mais sobre a tecnologia que tornou isso possível.

19/09/2018 às 9:00

Quando a gente pensa em carro de Lego, já imaginamos aqueles pequenos, que cabem na palma da mão. Afinal, a marca de brinquedo é famosa por suas pecinhas que se encaixam e podem montar quase tudo o que se imaginar.

No entanto, recentemente a Lego resolveu ir além e criou um carro de Lego em tamanho real! Você consegue imaginar isso?

Estamos falando do Buggatti Chiron, um carro que já existia em tamanho real e teve sua versão em Lego criada pela empresa dinamarquesa. Dê uma olhada na foto:

Esse é o Buggatti Chiron, o carro de Lego!

Esse é o Buggatti Chiron, o carro da Lego!

Dá para acreditar? O melhor de tudo é que essa versão “de brinquedo” do carro funciona normalmente. É isso mesmo! É possível dirigir o carro de Lego tranquilamente pelas ruas.

É claro, a potência e a velocidade não são as mesmas do carro original. Ainda assim, se trata de um lançamento incrível, concorda?

Para entender melhor como funciona o Buggatti Chiron de Lego e a tecnologia por trás dessa novidade, continue a leitura!

Como o Buggatti Chiron de Lego funciona?

O Buggatti Chiron não tem milhares de cavalos de potência, mas ele anda sim!

Todas as peças do carro são da própria Lego, exceto pelas rodas, pelos pneus e pelo emblema que fica na frente do veículo. O carrão, que parece de brinquedo, pode atingir a velocidade máxima de 12 milhas por hora, ou seja, algo como 20km/h.

Criado com mais de um milhão de peças, o Buggatti tem lugar para até dois passageiros. Quer dizer, você pode tirar onda e ainda levar uma carona no seu passeio!

E não vá pensando que foi usada cola para unir as pecinhas. Nada disso! É tudo encaixe, como de costume quando se trata de Lego.

Esse é o Buggatti Chiron, o carro de Lego!

Detalhes internos do Buggatti Chiron.

Para que o carro pudesse funcionar, foram usados 2.304 motores Lego Power Function. Juntos, eles produzem uma potência total de 5 cavalos e 9,4 kgfm de torque (força que faz o motor ganhar vida). Para efeito de comparação, seria um torque similar ao que vemos na maioria dos modelos 1.0.

Qual a tecnologia por trás do carro de Lego?

No ramo da tecnologia automotiva, as inovações acontecem com uma rapidez absurda. Basta pensar na Formula E e os carros elétricos. Ou ainda, observar como é a parceria entre Apple e Volkswagen na criação dos carros autônomos.

A indústria dos automotores está sempre se renovando e nos deixando de queixo caído. E o Buggati Chifron faz parte disso. Afinal, se trata da primeira construção móvel em grande escala desenvolvida pela Lego. Para tanto, a marca se valeu de toda a tecnologia do Lego Technic.

Esse é o Buggatti Chiron, o carro de lego.

O Buggatti Chiron da Lego é feito com a tecnologia da linha Lego Technic!

O Lego Technic é braço da “vida real” da marca. Embora estivesse disponível até então apenas para produtos menores, o selo Technic dá ao consumidor a experiência de construir funções motoras avançadas reais. Assim, com ele você pode criar itens como caixas de câmbio e sistemas de direção.

Se trata de uma tecnologia voltada para construtores experientes de Lego. E agora, foi utilizada para construir um carro de verdade só com as pecinhas da marca!

Para se ter uma ideia da grandiosidade do projeto, todo o processo de criação da máquina levou mais de 13 mil horas. Como dito, foram usados mais de 2.300 motores elétricos no Buggatti de Lego.

Carro de Lego.

 

Porém, a tecnologia do carro não se restringe aos seus motores. Completamente funcional, o veículo tem todas as lâmpadas, velocímetro do painel e o aerofólio traseiro prontos para uso. Tudo desenvolvido pela Lego Technic, claro.

Mesmo os freios, que são feitos de plástico, funcionam normalmente. Por fim, todas as peças estruturais que suportam o peso do carro são peças Lego Technic. E sem modificações como cola ou qualquer tipo de similar, como dito. Portanto, apenas as pecinhas e seus encaixes.

Dá para comparar com o carro original?

Visualmente, a réplica e o original são bastante parecidos. Claro, se você olhar de perto vai notar a textura diferente na versão de Lego, mas isso faz parte da brincadeira, certo?

Os tamanhos são iguais, mas o peso difere. Um Buggatti Chiron original pesa quase 2 mil quilos, enquanto o Lego dele ficou com quase 500 quilos a menos.

Na hora de acelerar, algumas diferenças também. A versão Lego pode chegar a 20 km/h, enquanto seu original bate tranquilamente os 420 km/h.

Aliás, dê uma olhada nesse vídeo para entender melhor sobre o carro de Lego:

É importante saber também que o Buggatti de Lego gera 5,3 cv de potência, com torque de aproximado 9,3 kgfm. Já o Chiron verdadeiro tem 1.520 cavalos de potência, e torque entre 2.000 e 6.000 rpm.

Ou seja, mesmo muito parecidos por fora, o desempenho não se assemelha. Ainda assim, pode ser bem divertido pilotar qualquer um deles!

Deu vontade de ter um?

Claro, dá muita vontade! Mas isso ainda precisa esperar, já que o Buggatti Chiron da Lego não está disponível para venda. Longe dos planos de venda da marca, o item foi criado apenas para exposição e para mostrar o poderio da empresa dinamarquesa.

Ainda assim, estima-se que seria caro levar a brincadeira para casa. Isso por que um Kit do Buggatti Chiron seria composto de quase 1.500 kg de peças.

O custo, em uma simulação simples, seria algo em torno de 100 mil dólares. Ou seja, é melhor deixar só no campo dos sonhos mesmo.

Se você se interessa por carros, não deixe de ler nosso artigo sobre apps que ajudam você a ir mais preparado ao mecânico. E continue com a gente para mais novidade sobre o assunto!

 

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
EntretenimentoTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email