Conheça a tecnologia do app 99 contra a violência

Aplicativo 99 decide instalar câmeras de segurança nos carros para evitar casos de violência. Veja como essa tecnologia funciona!

22/10/2018 às 9:00

A 99, plataforma de transporte urbano, deu um passo a mais para evitar casos de violência dentro dos veículos. A empresa decidiu instalar câmeras de segurança dentro de alguns carros selecionados (durante um período de teste).

O objetivo é monitorar as viagens para detectar problemas, identificar situações de risco, averiguar infrações e ainda facilitar na denúncia dos culpados.

Câmeras de segurança estão sendo instaladas nos carros da 99

Câmeras de segurança estão sendo instaladas nos carros da 99.

Aliás, de acordo com um comunicado oficial divulgado pela empresa, as primeiras câmeras começaram a ser instaladas apenas na cidade de São Paulo – e em alguns carros pré-selecionados. Inclusive, todos eles serão identificados. Ou seja, o passageiro verá um adesivo no vidro e, assim, saberá que está sendo filmado assim que entrar no veículo.

Veja como irá funcionar a conexão das imagens com a central do app e como a empresa pretende evoluir com o projeto ao longo dos meses!

Fase de testes

O objetivo dessa fase de testes é verificar se a tecnologia será eficaz contra a violência. Aliás, a empresa já anunciou que irá aumentar a quantidade de veículos vigiados nos próximos meses. Além de SP, outras cidades do Brasil receberão a tecnologia. Inclusive, também haverá um upgrade dos equipamentos.

Uber, Cabify ou 99: qual o melhor app de transporte?

A 99 afirma que as câmeras não serão comuns. Pelo contrário. Elas terão visão noturna e lentes conhecidas como “olho de peixe”. São aquelas lentes arredondas que costumam gravar a imagem da mesma maneira, com a borda distorcida. Assim, aumenta-se o campo de visão da imagem captada.

Sistemas integrados

Todas as corridas já são monitoradas atualmente pela Central de Segurança do aplicativo 99, independentemente de o carro ter câmera ou não. Os novos equipamentos, então, somam a esse sistema de inteligência.

Assim, as imagens captadas pelas câmeras também serão integradas à tecnologia da 99. Dessa forma, a central terá acesso ao conteúdo, saberá quando passageiro ou motorista enfrentam situações de risco e poderá agir em casos de emergência. Todos os dados serão processados e mantidos em confidencialidade

Câmeras de segurança estão sendo instaladas nos carros da 99.

Sistema integrado permite que as ocorrências sejam analisadas e encaminhadas da maneira mais adequada.

No entanto, ainda não há uma definição sobre quem deverá arcar com os custos dos equipamentos – a empresa ou o próprio motorista. Em nota, a 99 diz que estuda uma maneira de subsidiar o material. Ou seja, assim os motoristas não teriam de pagar pelas câmeras.

Equipe especial da 99

A 99 montou uma equipe especialmente para atuar nessa frente. Aliás, o grupo é formado por mais de 50 pessoas no total. Há profissionais de diferentes áreas, como engenheiros de dados, psicólogos e até mesmo ex-militares.

Câmeras de segurança estão sendo instaladas nos carros da 99.

99 montou um time composto por profissionais de diferentes áreas, desde ex-militares a psicólogos.

O trabalho de monitoramento ocorre 24 horas por dia. O objetivo é detectar as situações de risco em tempo real e tomar as medidas mais adequadas para evitar situações ainda mais delicadas.

Já usou o serviço? Aliás, não esqueça de começar a reparar se há um adesivo de “você está sendo filmado” no carro! O app da 99 está disponível para iOS e Android. Inclusive, há três opções de transporte atualmente: o táxi comum (99Táxi), os táxis pretos, que são mais confortáveis (99Top) e os carros de passeio (99Pop).

Aplicativos femininos

A partir da onda de violência, sobretudo contra o sexo feminino, surgiram empresas de transporte que possuem apenas mulheres em sua frota. O objetivo é reduzir o número de casos que envolvem assédio e outras questões.

Esses apps, inclusive, ainda oferecem uma série de vantagens, como cupom de descontos e corridas gratuitas para que começar a usar o serviço. Conheça as opções disponíveis nesta matéria que fizemos aqui no Vivo Tech.

Câmeras de segurança estão sendo instaladas nos carros da 99.

App FemiTaxi é uma das opções para mulheres que preferem se deslocar apenas com motoristas do mesmo gênero.

E aí, você acha que o monitoramento dos veículos que fazem parte dos apps de transporte pode ajudar a reduzir casos de violência? Mais uma vez, a tecnologia é integrada a um tipo de serviço para resolver algum problema da sociedade. Por isso, a inclusão dela em diferentes produtos é tão importante.

Aliás, aproveite para ler uma reportagem sobre outra tecnologia que possui um objetivo semelhante: o botão de pânico, criado pelo aplicativo Uber. E continue conosco para mais notícias e informações como essa!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email