Cama inteligente: tecnologia para melhorar o seu sono

Várias empresas, inclusive Ford e Apple, desenvolvem cama inteligente para que todos durmam melhor.

13/03/2019 às 9:00

Quando você dirige, é importante permanecer na mesma faixa de rolamento. Afinal, invadir a outra faixa é perigoso, mesmo quando se usa a seta. Por isso, carros mais modernos têm um assistente exatamente para isso. No entanto, a Ford, uma das fabricantes de automóveis do mundo, resolveu aplicar o mesmo sistema em camas. E assim criou a cama inteligente da Ford!

Nos veículos, o sistema monitora permanentemente as marcações nas vias e ajuda o condutor a guiar o veículo de volta para sua faixa. Isso acontece por meio de pequenos toques no volante no sentido correto. O sistema computadorizado mantém o carro na pista correta quando o condutor fica desatento. Parece ótimo, então, que afinal surja uma cama inteligente com essa proposta.

Cama inteligente: tecnologia para melhorar o seu sono.

São muitos os projetos tecnológicos de cama inteligente, que prometem muito mais que colchão macio.

Não mude de faixa!

Mas por qual motivo, a Ford decidiu fazer uma cama inteligente com essas características? Bem, certamente são muitos os casais que enfrentam problemas com companheiros de cama invasivos. São aqueles que acabam por usar quase todo o espaço disponível e deixam o parceiro sem nenhum. No entanto, isso não é intencional e acontece durante o sono, quando a consciência fica anulada.

Aliás, embora a proposta da cama inteligente da Ford tenha o mesmo conceito do assistente para manutenção de faixa dos carros, a tecnologia é bem diferente. A cama com manutenção de faixa usa sensores de pressão. Esses identificam quando um dos usuários da cama se move e se desvia do seu lado. Então, com toda a gentileza, essa pessoa é levada de volta a seu local original. A cama inteligente faz isso usando esteiras rolantes embutidas. Veja este vídeo (em inglês) feito pela própria Ford para entender melhor o conceito:

De acordo com especialistas em sono, muitos relacionamentos já foram arruinados por problemas de movimentação indesejada nas camas. Da mesma forma, é um fato científico que os seres humanos são mais vulneráveis quando dormem. Todos nós estamos programados para acordar quando somos tocados. E esse mecanismo de defesa faz com que muitas vezes uma pessoa tenha uma noite mal dormida, enquanto seu parceiro continua com sono profundo.

Ford propõe uma cama inteligente inovadora.

A cama inteligente da Ford mantém cada um no seu espaço.

Assim, uma ideia para ajudar motoristas distraídos pode também ajudar o sono de milhões de pessoas em todo o mundo. Essa cama inteligente criada pela Ford ainda é apenas um protótipo. Entretanto, ela deve chegar em breve ao mercado. E contribuir para um sono melhor de todos aqueles com parceiro de cama agitado e que toma conta do espaço.

Cama inteligente Custom8

A cama inteligente da Ford ataca um dos problemas de sono que podem atingir as pessoas. Mas ela não é a única. Apesar de ter outro foco, a criação de produtos similares também é preocupação de mais empresas. A belga Dynasleep, por exemplo, criou a cama Custom8, com componentes ativos que a empresa acredita serem o futuro dos sistemas para sono.

Cama inteligente melhora a experiência de sono.

A cama inteligente Custom8 é usada em pesquisas sobre o sono.

A Custom8 tem um sistema ativo que mede a posição e o conforto da pessoa enquanto dorme. E paralelamente ajusta a cama de acordo com as mudanças de postura da pessoa dormindo. São oito zonas de medição e atuação independentes, mais um colchão com uma superfície móvel e uma unidade de processamento.

O programa que opera o equipamento deve ser alimentado com dados como idade, altura, gênero e peso do usuário. A partir daí, o sistema desenvolve os sistemas de suporte para as costas, as laterais e o ventre do dono da cama. Aliás, tudo pode ser customizado de acordo com os interesses, necessidades e preferências do cliente. A cama inteligente Custom8 vem sendo usada, portanto, em vários centros de pesquisa do sono.

Aplicativos para o sono: veja como a tecnologia pode te ajudar a dormir

Cama inteligente Sleep Number 360

Já uma empresa norte-americana desenvolveu a Sleep Number 360, uma cama inteligente de características únicas. Ela foi desenhada para manter duas pessoas com sono muito confortável por meio de sensores de movimento e ajuste de firmeza, conforto e apoio.

Dessa forma, todas as partes da cama inteligente se movem e fazem coisas como elevar gentilmente a cabeça de uma das pessoas se ela ronca. Ou, ainda, proporcionar um sono com a sensação de falta de peso e gravidade zero. A Sleep Number 360 ainda promete fazer com que as pessoas adormeçam com mais facilidade, diminuindo a insônia. A receita para tal é aquecer previamente ambos os lados da cama até a temperatura ideal para o sono.

Tudo que acontece durante a noite é monitorado e gravado pela cama e depois você pode conferir os dados em um app para celular. A cama inteligente Sleep Number 360 está à venda nos Estados Unidos a partir de US$ 1 mil (cerca de R$ 3.750).

Apple quer entrar no jogo

E o negócio de cama inteligente é tão sério e importante que até a Apple quer participar. De acordo com o jornal britânico The Times, a empresa da maçã está desenvolvendo um dispositivo para ser usado tanto em lençóis quanto em fronhas e cobertores. Sua função é monitorar o sono das pessoas. O dispositivo tem por enquanto o nome de iSheet, sendo sheet a palavra inglesa para lençol.

Com lençol tecnológico desenvolvido pela Apple, cama se torna inteligente.

Lençol da Apple faria qualquer cama inteligente.

Segundo a Apple, com o iSheet qualquer cama vira uma cama inteligente. Afinal, ele faria o monitoramento dos batimentos cardíacos, da temperatura do corpo e da frequência da respiração do usuário durante o seu sono. O sistema também indicaria quantas vezes o usuário mudou de posição durante uma noite e monitoraria os ciclos do sono por uma câmera presa ao teto. Também existem nada menos que 54 sensores de movimento espalhados pela extensão do lençol.

Além disso, a Apple pretende que seu sistema seja útil em caso de emergências médicas. Assim, se a pessoa sofrer uma parada respiratória ou cardíaca, ou mesmo uma mudança brusca de temperatura, o sistema automaticamente chama um serviço de ambulâncias. Incrível, concorda?

Então, o que achou? É bem provável que você tenha uma cama inteligente no seu futuro. Sono é fundamental em nossas vidas. Aliás, aqui no Blog Vivo Guru você ainda pode ler sobre apps para despertador.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email