Calcular férias? 5 opções online para você descansar de verdade

Calcular férias às vezes é complexo, mas existem vários sites e apps que fazem o serviço para você de forma fácil e segura.

30/01/2019 às 17:00

O período de férias está a todo vapor. Assim, chegou a hora de se divertir, relaxar e esquecer por um tempo as questões do trabalho. E, principalmente, descansar, porque esse é o objetivo das férias. Entretanto, ao conversar com a empresa onde trabalha sobre isso, sempre é bom estar preparado e saber calcular férias. Existem ferramentas digitais que agilizam muito todas as contas que você precisa fazer — vamos mostrá-las para você logo abaixo.

Detalhes para calcular férias

De acordo com a legislação brasileira e CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), trabalhadores com carteira assinada têm direito a 30 dias de férias. Isso vale assim que permanecerem por mais de um ano no mesmo emprego.

A empresa deve conceder férias em um prazo máximo de 10 meses, assim que o trabalhador conquista esse direito. Entretanto, calcular férias envolve vários fatores. Vamos ajudar você a entender os detalhes e a fazer os seus próprios cálculos.

Em primeiro lugar, antes de calcular férias, é preciso entender que o período trabalhado de 12 meses se chama período de aquisição. E, em segundo lugar, que o tempo de 10 meses que o empregador tem para conceder as férias se chama período concessivo.

Considere faltas, folgas e licenças

Contudo, faltas não justificadas influem no número de dias de férias a que o trabalhador tem direito. Com até 5 faltas, o período de férias é integral, de 30 dias. Já de 6 a 14 faltas são apenas 24 dias. De 15 a 23 dias de faltas, restam então 18 dias de férias, enquanto em caso de 24 a 32 dias de faltas, as férias são reduzidas a 12 dias. Aliás, com mais faltas do que isso o direito a férias é perdido.

Não são consideradas faltas a folga de até três dias após o casamento, e ainda um dia por ano após doar sangue. Além disso, um dia após o nascimento de um filho e todo o período de licença maternidade, assim como o serviço militar ou faltas decorrentes de acidente de trabalho, atestadas pelo INSS.

Dois dias após falecimento de cônjuge ou parente em primeiro grau, e ainda os dias em que o funcionário prestar exame vestibular ou do Enem. E também dois dias para acompanhar esposa ou companheira em exames durante a gravidez. E um dia por ano para consulta médica de filho de até 6 anos.

Ah, e quando é o pagamento das férias? Ele deve ser feito até dois dias antes do início do período de gozo.

Ferramentas para calcular férias permitem, então, descobrir antecipadamente seu valor. Nem mesmo precisa haver conhecimento de leis trabalhistas, benefícios incluídos e outros dados necessários para o cálculo. Vamos lá?

3 sites bem tranquilos de usar

Calcular Férias

O Calcularferias.net é um site simples, que pede a você seu salário bruto, eventual número de horas extras e, ainda, o número de seus dependentes. E, além disso, o número de dias de férias que pretende gozar. Aí é só clicar no botão “Calcular” que o resultado surge logo abaixo:

Calcular férias pode ser simples e rápido através do site.

Página de resultados de pesquisa do site Calcular Férias.

Os resultados já vêm com o acréscimo de um terço do valor do salário bruto, descontos do INSS e eventualmente do IR (Imposto de Renda). Aliás, um detalhe: como o recebimento de férias é maior que o salário normal, trabalhadores que normalmente não têm IR descontado na fonte podem ter esse desconto, uma vez ao ano.

O site Calcular Férias funciona muito bem tanto em laptop quanto em PC ou ainda em seu celular.

Aliás, você vai viajar nas férias e quer conhecer gente nova? Então aproveite nossas dicas de apps exatamente para isso.

Calculadora Fácil

Outro site para calcular férias é o Calculadora Fácil. A diferença é que esse possui formulário mais completo, considerando duas possibilidades do trabalhador ao negociar suas férias. Em síntese, vender um terço delas ou solicitar adiantamento de metade do 13º salário. Veja o formulário do Calculadora Fácil, que funciona em PC e mobile:

Calcular férias é essencial para organizar o seu período de descanso.

Formulário do Calculadora Fácil é mais completo.

Mobills

Outra sugestão é usar a calculadora do site Mobills, que tem igualmente um app para controlar custos. O formulário para calcular férias é bem simples e funciona da mesma forma que os anteriores.

Calcular férias é possível em diferentes sites que ajudam com a sua organização.

É possível calcular férias no site Mobills, em PC e laptop.

Aplicativos para usar no celular

App para Android

Entretanto, você pode preferir um app para calcular férias pelo seu celular. Sem problemas, é só instalar.

Para smartphone com Android, sugerimos então o aplicativo Cálculos Trabalhistas, muito completo. Dessa forma, além das férias, você poderá calcular várias outras coisas, como seu 13º, seu salário líquido e seu FGTS. É uma ferramenta com ótimas avaliações. Além disso, é gratuita.

Calcular férias ajuda a ponderar as economias e a destiná-las da melhor forma.

App Cálculos Trabalhistas para celulares com Android.

App para iOS

Contudo, você pode querer calcular férias com seu iPhone, com o sistema operacional iOS.

Um app que cumpre o que promete é o Go2Calc. Além de calcular férias, ele é útil em várias outras situações trabalhistas e, da mesma forma, é capaz de executar muitos outros cálculos. E é fácil de usar e gratuito.

Calcular férias pode ser feito via mobile com aplicativos.

Se você tem iPhone, calcular férias fica simples com esse app.

Então, pronto para as férias? Assim, não se esqueça de configurar uma mensagem de férias para seu e-mail. E que tal aproveitar o descanso do trabalho para fazer também um detox digital?

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email