Conheça business que aderiram a blockchain e não têm nada a ver com Bitcoin

Empresas usam plataforma para facilitar os mais diversos serviços.

25/01/2018 às 11:04

Imagine um mundo em que você possa estar de fato no comando. Onde terceiros intermediando valores, bens e serviços não atrapalhem. A grosso modo é isso que uma das plataformas de tecnologia mais citadas dos últimos tempos propõe. O tema pode até não ter atingido as massas, ainda, mas os especialistas garantem que o futuro já tem sobrenome: blockchain.   

Blockchain é uma tecnologia que está transformando o mercado financeiro graças à descentralização de transações. O termo ganhou força a partir do boom da Bitcoin, afinal o formato blockchain executa as transações da tão falada criptomoeda.

Inclusive, foi exatamente por usar a plataforma tecnológica que a Bitcoin se tornou exemplo para explicar a blockchain. Entretanto, a inovação não gira apenas em torno de dinheiro. A blockchain já vem sendo testado em uma infinidade de projetos.

Sim, você pode enxergar na blockchain algo que tem força para romper formatos centenários de como são feitas as mais diversas trocas de bens e serviços. Conheça algumas empresas que já aplicam o sistema.

Empresas que usam o blockchain

Status

Basicamente, um WhatsApp com pagamento integrado. Ou seja, você usa o aplicativo para trocar mensagens e fazer pequenos pagamentos. Por exemplo, é possível pedir e pagar uma pizza na mesma conversa. Ou fazer uma vaquinha para o churrasco, onde todos do grupo pagam sua parte direto para o integrante responsável pelas compras.

UjoMusic

Com esse app, você pode comprar música na melhor qualidade, tendo a certeza de que o som é original. E o pagamento vai direto para o compositor que consegue distribuir suas obras de forma descomplicada.

Arcade City

Esse é um aplicativo de compartilhamento de carona, mas sem nenhuma empresa intermediando o processo. Ou seja, o dinheiro do pagamento da corrida sai do seu bolso direto para o do motorista, sem tarifas para ambos os lados.

Grid Plus

Imagina que a sua cada produza energia elétrica por ter placas solares. Você está produzindo energia própria, mas, às vezes, sobra energia ou falta. Uma rede blockchain negocia essa energia e você pode comprar ou vender watts do seu vizinho, por exemplo, através de um gadget.  

Quer saber mais? Então não deixe de nos acompanhar aqui no Vivo Tech. Até a próxima!


Fonte: Youtube
Veja mais sobre
FinançasNegócios
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá o melhor da tecnologia no seu email